TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias tecnologica

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

 UNINTER

  Greici Ghilardi  Breitenbach (RU1211261)

Débora Feijó (RU1217450)

TURMA 2015/03

   

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA- CIÊNCIA,TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

LAJEADO

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

 UNINTER

Débora Feijó(RU1217450)

  Greici Ghilardi  Breitenbach (RU1211261)

 

TURMA 2015/03

Fundamentos da Educação a Distância- Ciência,Tecnologia e Educação

                

                

                

Relatório de Fundamentos da Educação a Distância- Ciência,Tecnológica e Educação apresentado a UTA - Diversidade Cultural no curso de Licenciatura em Pedagogia.

Tutora: Márcia Zanotelli.

Centro Associado: Lajeado RS.

                                        

LAJEADO

 2015

Educação nos dias atuais

        A educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento de um país, portanto para que a sociedade obtenha uma evolução favoravel .É necessario que nas áreas educacionais sejam oferecidos todos os meios possiveis com grandes investimentos, sendo assim, a transformação será completa .

          Sabemos que o setor educacional brasileiro, possui outra realidade onde devemos parar para refletir sobre os desafios enfretados na área educacional e o porque eles ainda persisitem.Porém ainda no século XXI a área da educação é considerada como um dos piores índices do mundo,  que caminha a passos lentos para suprir toda essa deficiência,apesar da implantação dos programas sociais para reverter essa problemática, percebe-se que estes não estão sendo suficientes para alterar plenamente a situação.

       Para que haja uma mudança efetiva é imprescindível adotar certas medidas como: verificar a gestão nas escolas, a formação dos professores e aptidões destes para lecionar, promover educação continuada, investir em infraestrutura para estimular os alunos, fazer avaliações constantes de docentes e discentes, proporcionar qualidade financeira e psicológica aos professores, enfim, mexer em todos os elementos relevantes desse sistema.

        A enorme desigualdade entre as classes sociais e a falta de homogeneidade entre as regiões são outros fatores que dificultam a criação de um forte sistema de ensino que não se restrinja aos alunos de maiorpoder aquisitivo.No Brasil, percebe-se que há uma grande diferença entre as escolas de ensino médio  públicas e particulares.Se por um lado, os alunos das escolas particulares em grande parte obtém certo sucesso acadêmico, os de escolas públicas possuem,infelizmente, um dos piores ensino do mundo.

         A escola precisa rever suas ações e o seu papel no aprimoramento da sua prática educativa, sendo que, uma análise sobre seus conceitos didáticos (metodológicos) precisa ser feita, de forma a adequar sua postura pedagógica ao momento atual e principalmente colocar-se na posição de organização principal e mais importante na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade, cumprindo assim sua função transformadora e idealizadora de conhecimentos.A desvalorização dos professores ocasiona pequena procura por cursos desta área, além de promover uma educação ruim. Vários problemas sociais são consequências dessa má educação e resultam em gastos enormes para o Brasil. Profissionais ruins são frutos da má educação, comprometendo nosso desenvolvimento em diversos aspectos. Com base nisso, está claro que a sociedade deve valorizar os profissionais da educação. Investimentos, juntos com uma boa direção e acompanhamento vão acelerar as melhorias na educação, reduzir custos com problemas sociais e melhorar a qualidade dos nossos profissionais. Um país desenvolvido, é um país com boa educação.

        O tempo e o espaço para cada disciplina na escola atual, deve ser de flexibilidade e aproveitamento. Por meio de rotinas, programas e projetos. A escola tem como foco as práticas escolares, atividade principal da organização do ensino. É nesse processo de organização do tempo escolar, marcado pela determinação de normas e pelo controle da prática escolar que o calendário escolar é estabelecido.

        O tempo, o espaço, e a organização pedagógica devem ser redimensionados no exercício da autonomia da escola, uma vez que cada escola é única, cada escola tem sua realidade. Por isso cabe a ela a elaboração do PPP, juntamente com todos que fazem parte da escola.

         Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Geralmente, a cada dois a cinco anos, deve ser alterada quando a equipe percebe que os objetivos iniciais foram alcançados ou precisam ser modificados, que a clientela é outra (aconteceram mudanças na comunidade) ou o contexto escolar teve alterações (introdução do Ensino Fundamental de nove anos ou a chegada da Educação Infantil ou de Jovens e Adultos). Sempre que houver a necessidade.

          Não é tão estranho encontrar poucas pessoas com interesse na área da educação. Nas faculdades privadas, se tratando de cursos de licenciatura, temos salas vazias e quedas de preços nas mensalidades dos cursos, já nas faculdades públicas a concorrência, para estes cursos, é pequena e muitos são aprovados com notas baixas. Qual a razão desse desinteresse por tais cursos? Devido aos baixos salários e condições precárias no ambiente de trabalho, os jovens estão deixando os cursos de licenciatura para almejarem salários melhores em outros cursos. Com salários pequenos fica difícil encarar salas lotadas e muitos alunos desinteressados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com