TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências na Educação Basica

Por:   •  15/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 13

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Tomando por base o texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou”, disponíveis no fascículo, além de outras fontes (reportagens, livros, internet) devidamente citadas e referenciadas, explique como ocorreu a origem do universo.

Conforme pesquisa realizada, segundo cientistas, o Universo surgiu com a denominada “Teoria do Big Bang”, tudo se originou de uma grande explosão de um átomo primordial, depois de longos anos de estudo pode ser comprovada tal teoria. Quando observava o espaço através de um telescópio, o astrônomo americano Edwin Hubble, notou que um grupo de estrelas estavam se afastando uma das outras. Isso gerou reflexão geral de todas as teorias existentes até então, se as galáxias estão se afastando significa que elas já foram mais próximas.

George Gamow juntamente com Robert Hermann e Ralph Alpher, começou a desvendar o mistério, segundo esses cientistas, as galáxias se encontravam tão próximas que ocupavam todas o mesmo espaço, a temperatura e densidade eram muito elevadas, e como se sabe que a tendência de tudo que é muito quente e muito e denso é de se esfriar e expandir, eles acreditavam que foi isso que aconteceu que tudo se esfriou o que causou a explosão. E à medida que o tempo foi passando, a matéria foi se resfriando e se agrupando, dando origem aos planetas estrelas e galáxias. Mas para a teoria ser aceita os cientistas tinham que provar que ela era verdadeira, apesar de todos os dados matemáticos apresentado havia que ter uma prova concreta do que eles propuseram na teoria.

KENSKI, R., Qual é a origem do Universo? Disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-origem-do-universo. Acesso em: 23 abr. de 2014.

CERQUEIRA, W., A teoria do Big Bang. Disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/big-bang.htm. Acesso em: 23 abr. de 2014.

2. Pesquise na internet ou em outros meios, outras teorias (ao menos duas) que procuram explicar como o Universo surgiu. Após descrevê-las, compare-as com a teoria do Big Bang.

- Teoria do universo Estacionário: foi elaborada em 1948 por Fred Hoyle, Thomas Gold e Hermann Bondi como alternativa ao modelo do Big Bang. É um modelo amplamente desacreditado em Cosmologia que descreve um universo que se expande e no qual matéria nova se cria nos intervalos crescentes entre as galáxias, mantendo a densidade de matéria no universo constante e propiciando permanentemente prótons para as estrelas produzirem seus processos de fusão, na nucleossíntese. O universo conservaria assim uma densidade idêntica a todo momento, e duraria eternamente, o que apresenta-se como uma ideia até filosoficamente "bela", mas que mostrou-se insustentável pelas evidências astronômicas.

- Teoria do Modelo Ecpirótico: é uma teoria alternativa a do Big Bang, que fala que nosso universo surgiu do choque de outros dois universos tridimensionais em uma quarta dimensão. Mas não se tem origem para esses outros dois universos.

- Teoria do Criacionismo: O criacionismo afirma que o surgimento e desenvolvimento da vida na terra são explicados pela bíblia e demais livros religiosos. Trata-se, portanto, de uma explicação religiosa para o surgimento e a evolução da vida.

ISLAM. Origem da vida. Disponível em < http://origem-da-vida.info/mos/view/Criacionismo/> Acesso em: 23 abr. de 2014.

OLIVEIRA, A., A origem do Universo – Teoria Ecpirotica. Disponível em < http://estrelasnebulosas.blogspot.com.br/2013/07/a-origem-do-universo-teoria-ecpirotica.html> Acesso em: 23 abr. de 2014.

SOARES, D. S. L., A teoria Cosmológica do Estado quase Estacionário. Disponível em < http://www.observatorio.ufmg.br/pas35.htm>. Acesso em: 23 abr. de 2014.

3. Com base na leitura dos tópicos “O sistema solar” e o texto ”Planetas”, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano deve constar a descrição da turma/série, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

Plano de aula

Conteúdo: O sistema solar

Série: 3ª ano

Área: Ciências naturais

Objetivo geral: Conhecer o sistema solar e seus respectivos componentes

Objetivos específicos:

• Reconhecer que o sol é uma estrela e a lua o satélite da terra.

• Identificar os planetas do sistema solar.

Material utilizado: quadro, giz, cartazes, texto impresso, tv, pen drive.

Tempo necessário: 4 horas

Procedimentos metodológicos: Conversa dirigida, exploração e leitura compartilhada de texto, apresentação de cartaz, vídeo, atividades orais e escritas.

Desenvolvimento das atividades:

1º passo: Reconhecimento dos alunos.

2º passo: Apresentação e análise do texto: O Sistema Solar.

3º passo: Demonstração de cartazes.

4º passo: Vídeo <http://www.youtube.com/watch?v=aJhEMg934TU>

5º passo: Apresentação e discussão de atividade oral e escrita.

Finalização: Observação de atividades.

4. Defina:

a) Universo; É o conjunto de toda a matéria disseminada no espaço, os corpos celestes e o próprio espaço entre eles.

b) Galáxias; É um grande conjunto de bilhões de estrelas, planetas, nuvens de gás e poeira e outros objetos astronômicos unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.

c) Astros; É a denominação dada a todos os corpos celestes, ou seja, os corpos presentes no universo.

d) Sistema Solar; No Universo, o conjunto formado pelo Sol e os corpos celestes, seus satélites, asteroides e cometas que giram ao seu redor formam o sistema solar.

e) Satélites; É um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo menor.

5. Com base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com