TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Encaminhar uma Pesquisa?

Por:   •  12/2/2017  •  Dissertação  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 4

Antônio Carlos Gil é bacharel em Ciências Sociais e licenciado em Pedagogia. É mestre e doutor em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. É professor de Metodologia da Pesquisa em Administração no Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul. É autor de vários livros sobre Metodologia Científica, publicados pela Editora Atlas em 2007 publicou o livro intitulado “Como elaborar projetos de pesquisa.”

Este livro auxilia de forma bem clara os estudantes que estao em iniciação de pesquisa científica, citando os passos dos mais diferentes métodos e técnicas de pesquisa. É dividido em dezesseis capítulos, quais sejam: 1) Como encaminhar uma pesquisa?; 2) Como formular um problema de pesquisa?; 3) Como construir hipóteses?; 4) Como classificar as pesquisas?; 5) Como delinear uma pesquisa bibliográfica?; 6) Como delinear uma pesquisa documental?; 7) Como delinear uma pesquisa experimental?; 8) Como delinear uma pesquisa ex-post facto?; 9) Como delinear uma pesquisa de coorte? 10) Como delinear um levantamento?; 11) Como delinear estudos de campo? 12) Como delinear um estudo de caso? 13) Como delinear uma pesquisa-ação? 14) Como delinear uma pesquisa participante? 15) Como calcular o tempo e o custo do projeto? 16) Como redigir o projeto de pesquisa?

Resumo do Capítulo 1 – Como Encaminhar uma Pesquisa?

O autor aborda neste livro diferentes métodos e técnicas de pesquisa e no capítulo inicial define pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Cita o autor que a pesquisa é solicitada quando necessitamos de informações para responder a uma questão ou quando precisamos organizar adequadamente informações já estabelecidas, através da de um rigoroso processo científico.

Esclarece que existem variadas razões para se efetuar uma pesquisa e que ela pode ser agrupada por razões de ordem intelectual (pelo desejo de obter conhecimento) ou por ordem prática (com vista ao conhecimento científico, para ajudar de maneira eficiente e eficaz) podendo essas pesquisas ser chamadas de “puras” ou “aplicadas” como se assim fossem divididas, mas não podemos considerar isso adequado visto que, as pesquisas chamadas de práticas podem revelar conhecimentos científicos e na contra mão a pesquisa científica demonstrar aplicações práticas.

Para que uma pesquisa obtenha sucesso é necessário que o pesquisador tenha qualidades intelectuais e sociais, entre elas:

a) Conhecimento do assunto;

b) Curiosidade;

c) Criatividade;

d) Integridade intelectual;

e) Atitude autocorretiva;

f) Sensibilidade social;

g) Imaginação disciplinada;

h) Perseverança e paciência;

i) Confiança na experiência.

Gil explica que além da genialidade e das qualidades do cientista é necessário que se verifique os recursos que serão utilizados no projeto de pesquisa. Cita ele que, o pesquisador deve ter noção do tempo a ser utilizado na pesquisa e valorizá-lo em termos pecuniários, provendo-se dos equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da pesquisa, cuidar também dos recursos humanos, materiais e financeiros que se tornem necessários para efetivação de sua pesquisa, devendo elaborar de maneira adequada cada passo de seu trabalho e que a primeira fase envolve a formulação do problema, especificação dos objetivos, construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com