TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como acontece o processo de planejamento e gestão na minha escola.

Por:   •  9/1/2017  •  Monografia  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  2.135 Visualizações

Página 1 de 6

Como acontece o processo de planejamento e gestão na minha escola.

O planejamento é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição perpassando todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções.

Na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no município de Rio Paranaiba – Minas Gerais, através das informações da Supervisora Escolar Elaine Rocha Boaventura, nota-se que o planejamento escolar adotado é o participativo. Por ser um planejamento baseado nos princípios democráticos, cuja característica principal é a participação de todos os membros da comunidade escolar nos processo decisórios da escola.

Essa administração escolar organiza-se através cooperação de todos os envolvidos no processo escolar, guiados em direção ao alcance dos objetivos verdadeiramente educacionais da escola. A instituição está sob a responsabilidade de várias pessoas, já que as decisões tomadas por todo o grupo visam não só democratizar as decisões, mas estabelecer o as prioridades para as pessoas envolvidas no processo e constitui-se em um ato de cidadania, na medida em que esse processo possibilita a definição da concepção de educação com o qual a escola deseja trabalhar. O processo de planejar é baseado no conhecimento da realidade a partir da ação e da reflexão, não havendo espaço para o tradicional, pois é uma tomada coletiva de decisões.

Essas funções não ocorrem de forma isolada, a gestão busca garantir a organização e o desenvolvimento da gestão da escola. O processo e o exercício de planejar constituem uma antecipação da prática, ou seja, todos os envolvidos no processo planejam para prever e programar as ações e os resultados desejados, possibilitando à equipe gestora a tomada de decisões.

A escola formula os objetivos, tendo como referência as suas necessidades e em articulação com o projeto político-educacional do sistema de ensino do qual faz parte.  A escola elabora planos de trabalho ou planos de ação onde são definidos seus objetivos e sistematizados os meios para a sua execução bem como os critérios de avaliação da qualidade do trabalho que realiza.

O planejamento escolar é conduzido de forma participativa, uma vez que se pretende instituir uma cultura mais democrática e participativa nos processos desenvolvidos na escola.. A participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar nesse processo é fator relevante para o seu sucesso, pois agrega ao planejamento o compromisso e a co-responsabilidade na consecução de metas e objetivos definidos.

 Dado o seu caráter processual e de atividade permanente de reflexão e ação, o planejamento segue flexível, ou seja, permite ajustes nos objetivos e nas estratégias durante a sua execução. Ou seja, as ações definidas nos planos devem estar sujeitas a um processo de avaliação constante, para as retificações necessárias nos percursos definidos.

O importante aqui é considerar que, se queremos uma sociedade democrática temos de estimular o desenvolvimento de práticas democráticas. As dificuldades para instituir uma cultura de participação na escola são muitas. Entretanto o processo de planejamento da escola funciona como um mecanismo que pode contribuir para a superação do imobilismo da comunidade escolar para o desenvolvimento de uma ação coletiva.

Uma vez que se define o planejamento passam a definir as suas funções que o planejamento atende, tais como:

Diagnóstico e análise da realidade da escola : busca de informações reais e atualizadas que permitam identificar as dificuldades existentes e as causas que as originam, em relação aos resultados obtidos até então .

Definição de objetivos e metas que compatibilizem a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola.

Determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas em função de prioridades postas pelas condições concretas e compatibilização com os recursos disponíveis (elementos humanos e recursos materiais e financeiros).

No Projeto Político Pedagógico, documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar. São revelados os modos de pensar e agir dos atores que participam da sua elaboração, expressa a cultura da escola e, ao mesmo tempo, contribui para transformá-la.

A ação de planejamento é desenvolvida no sentido de prever a execução dessas atividades básicas: as atividades-fim e atividades-meio, ou seja, o planejamento da escola prever como, quando e com quem essas atividades serão realizadas. Por sua vez, a avaliação se constitui num processo indispensável ao próprio ato de planejar, uma vez que permite responder se as atividades planejadas foram realizadas a contento, ou seja, se os resultados previstos no planejamento foram alcançados e em que medida.

No cotidiano da escola, tais processos não ocorrem de forma isolada e independente, mas se desenvolvem de forma interligada, ao gestor ou diretor da escola, cabe planejar, coordenar, controlar e avaliar os processos e atividades que se desenvolvem na escola, verificando os resultados alcançados. Para tanto, se faz necessário a habilidade de integrar e motivar toda a equipe para garantir o êxito de tais processos. Isso significa que exerce liderança para influenciar na condução dos processos de trabalho e, consequentemente, nos resultados esperados para a escola. Por fim, é imprescindível não esquecer que o planejamento e a avaliação são realizados em fina sintonia com os preceitos da gestão democrática. Ficando evidenciado o conhecimento sobre a cultura organizacional da unidade escolar, constituída do conjunto de valores, princípios, crenças e símbolos sobre os quais todo o trabalho educativo está assentado. Somente conhecendo as formas como a escola “pensa e reage” se faz possível consolidar o processo de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com