TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA DO PROFESSOR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO

Por:   •  8/9/2022  •  Monografia  •  4.891 Palavras (20 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FACULDADE DELTA

INSTITUTO CONSCIÊNCIA GO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

EM LETRAS        

A DIDÁTICA DO PROFESSOR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO

DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO

GOIÂNIA/GO

2016

EDIANA DA CUNHA PIMENTA

JULIANA SILVA VALIM

A DIDÁTICA DO PROFESSOR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO

DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Delta e Instituto Consciência GO como requisito do Curso de Especialização Lato Sensu em Letras, para obtenção do título de especialista.

Orientadora: Professora Ma. Marina Cardozo Mesquita.

GOIÂNIA/GO

2016

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção”.

(Paulo Freire)

A DIDÁTICA DO PROFESSOR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO[1]

Ediana da Cunha Pimenta[2]

Juliana Silva Valim[3]

Orientadora: Ma. Marina Cardozo Mesquita[4]

RESUMO: Este trabalho pretende mostrar como a Didática reflete na formação do professor e no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem do aluno. Seu objetivo é analisar a importância da Didática e a utilização da metodologia como ferramentas fundamentais, utilizadas pelos professores para construir e reconstruir ideias, estimular o aprendizado e a visão critica e criativa de mundo, valorizando, assim, seu papel quanto educador e também do aluno como sujeito. O artigo visa mostrar também como é preciso que haja uma relação de união entre a teoria e a prática, fundamentada no diálogo. Somente assim o ensino acontecerá de forma a garantir o verdadeiro sentido da educação e do aprendizado, norteado pelos valores humanos, sociais e morais. O embasamento deste trabalho foi feito a partir de estudo e conceitos utilizados por autores como, Freire (1979), Marin (2008), Candau (1999), Libâneo (1994), Pain (2009), Morin (2010).

Palavras-chave: Educação; Didática; Aprendizado; Teoria; Prática.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo trata sobre o papel do professor na educação, e sua postura de mediador na construção do conhecimento e da formação crítica e criativa dos alunos enquanto sujeitos sociais da história, para que estes tenham a capacidade de lutar pelos seus interesses em meio à sociedade.  

Como veremos, o educador, quando consciente da sua importância na formação do aluno-cidadão, deve fazer a ligação entre ele e o conhecimento, e assim, este aluno pode aprender a pensar o mundo de forma crítica, questionando por si mesmo e assim, não mais recebendo passivamente as informações como se fosse um depósito do educador, que explica o educador brasileiro, Paulo Freire, em sua tese, a pedagogia da autonomia, que são propostas de práticas pedagógicas que valorizam a autonomia dos educandos, respeitando sua cultura e seu conhecimento, onde se tornam capazes de criar e criticar os conteúdos.

Assim sendo, o docente tem nas mãos o poder de estimular estes sujeitos, para que atuem também como protagonistas da sociedade. No entanto, para que isso possa acontecer, o docente precisa assumir seu verdadeiro compromisso e encarar o caminho do aprender a ensinar, por maiores que sejam as dificuldades e desafios enfrentados neste percurso.

Veremos, também, quanto é importante não apenas o conhecimento técnico e teórico, que devem ser utilizados juntamente com uma prática bem elaborada e planejada, em constante renovação, de forma a atender da melhor maneira seus alunos e suas singularidades. No mundo moderno e globalizado, é preciso estar atento às inovações, sem jamais esquecer os valores instrínsecos de cada sujeito por trás delas.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 A didática e a formação do professor

Sendo a didática o método do ensino que estuda o processo do aprender, ela precisa levar o profissional a atuar de forma prática e operacional, logo que o ser humano vive uma constante transformação neste processo, onde ele está sempre aprendendo, por isso é sempre importante investir no aprendizado e cultivar os ensinamentos, assim como registra a poetisa goiana, Cora Coralina (2007), ” Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”[5].

A formação do professor é um dos vários fatores que se tornam fundamentais no processo ensino-aprendizagem, pois a didática exercida por ele é uma ferramenta capaz de organizar, sistematizar e executar as atividades educacionais. Dessa forma, ele consegue fazer com que seus alunos percebam a necessidade de assimilação do proposto para o desenvolvimento humano, moral e social, e assim, despertar no aluno o interesse de buscar novos conhecimentos, ou seja, o exercício da didática é peça chave para a aprendizagem.

Interessa à área de Didática voltar-se a algo que lhe é peculiar, – o modo de agir para ensinar – ou seja, a técnica, sim, como parcela da cultura em geral e da cultura escolar em particular, portanto não despregada de todo ambiente organizativo que lhe dá contexto e, neste, não apenas o currículo estritamente pensado (MARIN, 2008, p. 10).

Ao aprimorar a didática, o professor está investindo na melhoria de sua capacidade de planejar, criticar, avaliar e adaptar suas ações à realidade em que se encontra, pois muito mais do que saber o que fazer, é preciso saber quando e onde aplicar todo e qualquer conhecimento adquirido.

Quando o educador assume essa postura, deve ter sempre em mente que ele se torna responsável pelo sucesso do processo ensino-aprendizagem. Por isso, não pode esquecer que outros componentes fazem parte desse processo e são tão importantes quanto ele. Assim, é viável afirmar que a aprendizagem se constrói a partir da interação do educador com o educando, com a família, levando em conta também o contexto histórico, onde cada ser humano contribui de certa forma para a mudança do contexto social, elaborando e compartilhando suas próprias ideias a partir de suas experiências, o que de certa forma contribui na formação cidadã e de sua própria história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com