TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o professor é visto em nosso País?

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

Como o professor é visto em nosso País?



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        A escolha por ser professor é muitas vezes cheia de significados: uma questão familiar, por questões econômicas ou por “sempre quis ser professor”. Nesse sentido, como a sociedade vê a figura do professor em nosso país?        4

2.2        Como o professor pode trabalhar para a formação de uma escola que auxilie na formação de um cidadão mais ético e político?        6

2.3        O que a sociedade e o Estado podem fazer definitivamente para valorizar o trabalho do professor?        8

3        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho irá apresentar uma reflexão sobre como o professor é visto na sociedade brasileira, como este poderá ensinar os alunos a serem éticos nos dias de hoje e como o professor pode ser mais valorizado.

No primeiro questionamento será apresentado como o professor tem um papel importante na sociedade, como este é parceiro na construção do conhecimento do aluno e como os jovens de hoje não se interessam em ter uma formação de professor. No segundo questionamento, será apresentado como que a escola e professores podem introduzir a ética e a política para os alunos de maneira simples e facilitadora. No terceiro e último questionamento será visto como o professor pode ser valorizado pela sociedade com salário inicial atraente, apresentando planos de carreira e a própria valorização professor-professor.


  1. DESENVOLVIMENTO

Pode-se dizer que a maioria das pessoas nos últimos cem anos aprenderam a ler, a escrever e contar, passaram pela escola, foram instruídos por um profissional da educação, cujo ofício é ensinar. Mesmo em países com baixas taxas de escolaridade, os profissionais do ensino foram mais presentes nas vidas das pessoas do que quaisquer outros profissionais, chegando a certos casos ter um papel significativo na educação de crianças, adolescentes e jovens que superava o das famílias.

  1. A escolha por ser professor é muitas vezes cheia de significados: uma questão familiar, por questões econômicas ou por “sempre quis ser professor”. Nesse sentido, como a sociedade vê a figura do professor em nosso país?

No processo educativo, o professor tem um papel muito importante para a sociedade, ele é o responsável pela formação de cidadãos que irão atuar em sociedade. Ele é um facilitador de conhecimentos que gera no estudante a dúvida, a reflexão e o questionamento das situações, levando o estudante a questionar, inovar, a desenvolver e a procurar respostas para as perguntas que devem surgir.

O professor é um parceiro de visão e experiência na construção do conhecimento, assumindo o seu papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, deve ser fonte de motivação para o aluno. Como promotor da aprendizagem, facilita o acesso aos dados e informações, ao conhecimento acumulado pela sociedade, orientando, executando e avaliando eventos, experiências e projetos, para que ocorra a construção do conhecimento.

Porém mesmo vendo a importância que o professor tem para a sociedade não é o que demostra uma pesquisa feita pela fundação educacional Varkey Gems em 2013, onde colocou o Brasil em penúltimo lugar entre 21 países em um ranking de valorização de professores, com base na remuneração de docentes, respeito por parte dos alunos em sala de aula e o interesse pela profissão.

Em relação ao interesse pela profissão, foi realizado uma outra pesquisa, pelas Fundações Victor Civita e Carlos Chagas, 2013, onde os indícios são desanimadores, pois apenas 2% dos estudantes de ensino médio pesquisados tinham como primeira opção no vestibular carreiras em pedagogia ou licenciatura.

"Há o problema da atratividade da carreira e da formação dos professores e ambos estão interligados", opina à BBC Brasil Paula Louzano, 2013, pesquisadora da Faculdade de Educação da USP e doutora em educação em Harvard. "Ao contrário de países (com ensino considerado de alta qualidade) como Cingapura, Finlândia e Canadá, no Brasil o trabalho é visto como algo que qualquer um pode fazer. A maioria não escolhe ser professor, é escolhido (por falta de outras oportunidades)."

A mudança dessa mentalidade é "fundamental", diz Louzano, 2013. "A docência é uma das profissões mais complexas de se fazer bem-feito, de ensinar 40 alunos de uma mesma sala com demandas e históricos diferentes."

Sendo assim, está o professor que permanece sem ação e sujeito a crianças e adolescentes mais agressivos e sem respeito, isso por que esses podem se referir ao educador com palavras de baixo calão, ameaças e xingamento, pois são “protegidos” pelo Estatuto da Criança – ECA. Esta humilhação do profissional é feita por parte de alunos, pais e patrões e isto ocorre tanto em escolas particulares como em escola pública.

Após avanços e retrocessos perpassando as diferentes Leis de Diretrizes e Bases da educação Brasileira (LDB) 4024/61, 5692/71 e 9394/96, mesmo a Constituição Nacional de 1988, em vigor. Os avanços em relação ao papel e valorização do professor ainda são muito lentos. A função principal que traz o professor a escola deveria ser de mediador do conhecimento, porém existem outras demandas que o professor vem assumindo e, que deveriam ser atribuições da família e sociedade. O espaço de sala de aula tem sido alvo de ações que não são desempenhadas como se deveriam ser, pelas instituições públicas e pelos familiares, tais como: resolver problemas de violência doméstica, de saúde, de higiene e, mesmo ter contato com frustrações, limites e valores necessários para a convivência tanto no núcleo familiar quanto social. Estas demandas pressionam o professor a resolverem problemas em quatro horas semanais e, na maioria das vezes, sem recursos humanos com qualificação ou se quer uma equipe de apoio na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com