TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Agressivo, Pró-Social e Sexualidade

Por:   •  24/8/2015  •  Artigo  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Texto Argumentativo sobre o tema pesquisado: Comportamento Agressivo, Pró-Social e Sexualidade. 

Os anos pré-escolares constituem um período crucial, durante o qual as crianças aprendem estratégias de substituição à agressão. Este estudo tem como objetivo caracterizar o comportamento agressivo das crianças. As crianças são totalmente emocionais e pouco racionais. Por não saberem lidar com alguns sentimentos, podem expressá-las por meio de atos agressivos.

Agressão é um comportamento anti-social que danifica ou destrói propriedades ou resulta em ferida física ou emocional.

Nosso PLT está falando de dois tipos de agressão: Instrumental e hostil.

Agressão Instrumental é quando as crianças estão focadas em alguma coisa ou porque quer um objeto, território ou por algum direito.

A agressão Hostil: as crianças causam proposital dor nas outras, seja com palavras dolorosas ataques intencionais, a agressão hostil é expressa de duas formas diferentes agressão física e agressão relacional.

O comportamento assertivo pode envolver a uma produção de conseqüências diversas tanto para o individuo que age assertivamente, quanto para  o grupo com o qual interage.

As definições de um comportamento assertivo seria a expressão de sentimentos social mente adequada, preservando tanto os direitos e interesse do individuo que responde assertivamente quanto os de seu interlocutor e a análise feita sobre o comportamento assertivo são insatisfatórias por serem vagas.

Assertividade é uma alternativa social adequada à agressão é a assertividade as crianças são assertivas quando se expressam ou protegem seus direitos enquanto respeitam os direitos e sentimentos dos outros. Crianças assertivas fazem o seguinte resistem a exigências irracionais, recusam-se a tolerar atos agressivos, posicionam-se contra tratamentos injustos, aceitam discordâncias lógicas e sugerem soluções para o conflito.        

Comportamentos assertivos poderiam, talvez, ser considerados como em desvantagem, com menor probabilidade de serem selecionados, porque podem resultar em conseqüências reforçadoras diversas de menor magnitude, ou mais atrasadas (comparativamente com comportamento agressivos), ou em menor probabilidade de aprovação social.

O professor pode observar vários sinais emitidos pelos agredidos. Pode se observar que aquele aluno que antes era tão sociável, sorridente, comunicativo e dócil, agora se tornou introspectivo, triste, calado e agressivo. Se essas características estão visíveis em algum de seus alunos, professor, isso é sinal de que algo está errado. É possível também que alunos agredidos percam a concentração e o prazer por estudar. Estes alunos desenvolverão um déficit de atenção caso não seja assistido pelos profissionais da educação que diagnosticaram o seu problema, isso poderá levá-los ao fracasso da aprendizagem. Nesse último caso, os professores poderão perceber um aluno desligado da aula, como se os seus pensamentos estivessem em outro plano.

Comportamento pro-social

Como diz no PLT no capítulo 13 , comportamento pró-social são ações voluntarias voltadas para ajudar ou beneficiar as pessoas (Rose-krasnor Denham), Ajdudar ,sacrificar ,Simpatizar ,ser voluntário, reafirmar, resgatar,cooperar,doar, dividir, auxiliar,encorajar, dar, convidar, defender, confortar, restaurar, todos esses termos descrevem comportamento-pró-sociais e representam valores positivos da sociedade, eles opõem á conduta antissocial, como egoísmo e agressão.  

NO COMPORTAMENTO  PRÓ-SOCIAL  HÁ INÚMERAS VANTAGENS SOCIAIS,EMOCIONAIS E ESCOLARES EM SER GENTIL. Crianças realizam atos pró-sociais desenvolvem sentimentos satisfatórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com