TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro capítulo de comportamento agressivo no transito

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.562 Palavras (35 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO

           O presente trabalho tem como tema “Estudo dos Comportamentos Agressivos dos Taxistas Usuários da Via 230 no Município de Viana no troço Estalagem, Vila sede ao Km 30”. O ser humano é agressivo por natureza, essa afirmação pode causar estranheza porque sempre conhecemos alguém que é muito bonzinho, incapaz de fazer mal a uma mosca. Nesse caso avalia-se a agressividade exclusivamente por suas manifestações: O comportamento. E a pessoa incapaz de fazer mal a uma mosca é considerada não agressiva, que não tem nenhuma hostilidade dentro de si, nenhum impulso destrutivo na sua relação com as coisas, com os outros e consigo mesmo.

           Comportamento designa-se na maneira de se comportar (reagir, portar-se). Trata-se da forma de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno, é um processo e não é uma coisa, é mutável fluido e evanescente e é a actividade coerente e continuo do organismo completo.

 Agressividade é a qualidade de ser agressivo, é a acção ou efeito de atacar, assaltar, acometer, provocar ou causar impressão desagradável hostil. Chega a ser um impulso que pode se voltar para fora do próprio indivíduo (heteroagressão) ou para dentro dele (autoagressão), mais constituindo sempre a vida psíquica, fazendo parte do binómio amor/ódio, pulsão de vida/e pulsão de morte.

          A agressão está relacionada com os perigos que pesam sobre a integridade territorial, física ou psíquica de outrem. Para a realização da presente pesquisa levantou-se a seguinte questão: Será que todo taxista usuário da via 230 no município de Viana no troço Estalagem Viana sede até ao km 30 apresentam altos níveis de comportamentos agressivos?

O estudo apresentado é bastante pertinente e de grande relevância para a nossa sociedade (Angolana) uma vez que muitos de nós somos dependentes dos serviços de táxi, sendo que o mesmo é realizado para o público. De uma forma directa ou indirecta somos afectados pelos tais comportamentos agressivos, é uma realidade que está bem patente no nosso dia-a-dia.

 Porem, esta pesquisa vai permitir no ponto de vista científico conhecer as causas que provocam comportamentos agressivos por um lado, e por outro permiti-nos retirar ilações ou o uso destes conceitos para a aplicação prática da própria psicologia clínica, visando na melhoria e bem-estar social da sociedade. Ainda o presente trabalho encontra-se dividido em dois (2) capítulos, no primeiro encontramos as fundamentações teóricas e no segundo capítulo encontra-se as opções metodológicas onde se apresentam os resultados da investigação bem como as conclusões e as recomendações.

Identificação do Problema

Como é sabido por todos, hoje em dia grande parte dos veículos usuários nas estradas a nível da cidade capital e não só, são os (Hiaces) veículos pintados de cor azul e branco autorizados para fazer serviços de táxi.

A situação/problema refere-se na forma do comportamento agressivo que certos condutores de táxis apresentam na via pública em Luanda, especialmente no município de Viana, ao conduzirem com excesso de velocidade e muitas vezes sem respeitar os sinais de trânsito, os passageiros, os peões e até mesmo o agente regulador de trânsito, é um acto bem patente que se regista constantemente no quotidiano da nossa cidade e que tem causado muitos problemas como acidentes rodoviário, embaraço ao trânsito e pondo em perigo a vida de outros utentes da via.

Outro sim, pelo facto de valorizarmos o trabalho dos taxistas, sendo útil para a nossa sociedade.

Deste modo, permiti-nos formular a questão que se impõe:

Será que todos taxistas usuários da via 230 no município de Viana no troço Estalagem Viana Sede até ao km 30 apresentam altos níveis de comportamentos agressivos?

  1. OBJECTIVOS DO ESTUDO

Este trabalho tem como objectivo averiguar a relação entre comportamentos agressivos dos taxistas usuários da via 230 no Município de Viana, no troço Estalagem, Viana sede ao Km 30.

Define-se como objectivo complementar caracterizar o comportamento agressivo dos taxistas do troço supra citado relativamente aos aspectos sociodemográficos pertinentes.

Para a realização do presente projecto temos os seguintes objectivos:

1.1- Objectivo Geral:

Conhecer as causas que originam comportamentos agressivos nos taxistas usuários da via 230 no município de Viana do troço Estalagem, Viana Sede ao km 30;

1.2-Objectivos Específicos:

(1) Identificar a taxa de prevalência do comportamento agressivo em função das variáveis sociodemográficas.

(2) Saber as causas que levam certos taxistas a terem tais comportamentos.

(3) Propor modelos de intervenção psicoterapêuticas para o melhoramento dessa ma conduta.

2. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO

O estudo apresentado é de grande relevância para a nossa sociedade uma vez que muitos de nós somos dependentes dos serviços dos taxistas, é uma realidade que está bem patente no nosso dia-a-dia.

Esta pesquisa é bastante pertinente para com a sociedade, sendo que o serviço do taxista é realizado para o público. Porem, vai permitir no ponto de vista científico conhecer as causas que provocam comportamento agressivos, por um lado, e por outro permiti-nos retirar ilações ou o uso destes conceitos para a aplicação prática da própria psicologia clínica, visando na melhoria e bem-estar social da sociedade.

3.DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

Como sabemos o trabalho de taxista é amplo e estende-se por todo nosso país (Angola), achamos convenientes delimitar a estrada 230 na via de Viana no troço estalagem, Viana sede até ao km 30 como pontos de referências para a realização do presente projecto de pesquisa.

4. DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS

No decorrer desta pesquisa temos como os termos e conceitos que serão incluídos com frequência os seguintes: Comportamento, agressividade, e taxistas que tornam-se pertinentes e integrados com frequência durante a pesquisa.

Segundo Bock, Furtado & Teixeira Maria (2008,p.59), afirmam que:

Comportamento é entendido como interacção entre indivíduo e ambiente, é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento”.

Para Bisker& Ramos (2006 p.17) Definem agressividade como:

“Parte do instinto de sobrevivência, tal como é a forma natural de reacção dos animais em certas condições e situações”.

Dicionário básico de Língua portuguesa (2012 p.451). Define taxista como:

“Pessoa que conduz um táxi. Táxi é um automóvel que transporta pessoas mediante o pagamento”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.9 Kb)   pdf (312.3 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com