TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O comportamento agressivo e assertivo

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 5

O comportamento Assertivo e Agressivo e Passivo.
Além da agressividade muitos outros problemas podem ser detectados nas crianças desde pequenos, e cada um desses problemas surgem por motivos diferentes mas seja qual for o problema o professor deve observar se as crianças tem o comportamento assertivo ou não a partir dai fica "fácil" descobrir os problemas e a soluções para as dificuldades de cada uma. 
Geralmente se encontra os problemas observando três tipos de comportamentos diferentes: Comportamento Agressivo, passivo ou assertivo.

O comportamento Agressivo.
Pessoas agressivas agem da seguinte forma: Ao falar com os outros mantém seu olhar fixo, falam em um tom alto, apresentam sempre uma postura desafiadora, e gestos intimidadores. O conteúdo de suas falas sempre demonstram intimidação e ostilidade,e por terem este tipo de comportamento as pessoas agressivas quase sempre conseguem o que querem , mas por sua vez também criam grandes dificuldades em se relacionar com as pessoas.

O comportamento Passivo.
Este comportamento se dá como extremo em comparação ao agressivo, pois sempre abre mão de qualquer coisa para manter bem as suas relações interpessoais.  As pessoas passivas têm como principais características olhares baixos e vacilantes, falam sempre em tom baixo e de forma tremula e seus sorrisos são sempre  envergonhados. O conteúdo de suas falas costuma demonstrar a sua insegurança, os passivos mantém as relações ainda que isso custe seus direitos e vontades, e apesar de acreditarem que estão cuidando de suas relações acabam deixando que seus objetivos sejam decididos pelos outros,tem muita dificuldade em conseguir aquilo que realmente querem e colocam suas expectativas e responsabilidades nos empenhos dos demais. Essa forma de ser também acaba gerando conflitos com os outros.

O comportamento Assertivo.
Esse estilo de comunicação se fundamenta entre o equilíbrio entre a defesa dos seus próprios direitos e vontades e o cuidado para não violar os direitos e vontades dos outros nas interações. Aquele que é assertivo se expressa mas não ofende, cuida das relações mas também é honesto com seus próprios sentimentos.
Pessoas assertivas mantêm o contato visual direto quando se comunicam mas sem ser ameaçador , falam em um volume que todos escutem e mantêm uma postura tranqüila  e responde de forma direta as situações. O conteúdo de suas falas esta repleto de opiniões em primeira pessoa.

Exemplo: Penso que esta seja a melhor forma de resolver isso! . O que você acha. ¿ O que podemos Fazer¿.
Enquanto mantêm bem as suas relações, o assertivo protege suas opiniões pessoais e respeita as opiniões dos outros. Mas mesmo que o assertivo saiba se relacionar bem não quer dizer que todos a sua volta concordem com sua maneira de agir. Geralmente quando as pessoas de comportamento passivo ou agressivo entram em contato com o assertivo á um conflito.

E é observando esses três comportamentos nas crianças que podemos identificar problemas como a agressividade, através das características é muito “fácil” encontrar o porquê muitas crianças criam dificuldades na aprendizagem. Sabendo um pouco mais sobre cada comportamento logo se pode achar a solução para cada situação.

Estratégias para redução de problemas como agressividade das crianças. 
 
Seja qual for a idade cada criança aprende de maneiras diferentes, e se desenvolve de maneiras distintas umas das outras, conforme o tempo todas adquirem habilidades em seu desenvolvimento social e junto com essas habilidades surgem também alguns problemas, relacionados ao seu comportamento referente a interação com outras crianças ou até problemas consigo mesmo referentes ao seu estado psicológico e emocional. Um dos problemas mais comuns vistos pelos profissionais da educação é a agressividade encontrada em diversas idades e por diversos motivos mas que são visíveis desde os mais novos, se tratando dos pequenos é comum ver o comportamento agressivo mas nota-se que essa "irritação" é maior em uns do que em outros, e é ai que deve haver a intervenção do professor pois é nesta fase que muitos problemas podem ser resolvidos ou em alguns casos podem piorar ocasionando dificuldades no desenvolvimento social da criança e até mesmo em seu aprendizado. 
O primeiro passo é observar cada crianças e identificar se esta agressividade é aparentemente "normal" de sua idade ou se vai além , o comportamento de crianças agressivas é fácil de ser identificado elas costumam  bater, empurrar, gritar, fazem "birras", não gostam de cooperar e raramente conseguem controlar suas reações, e seja qual for o seu objetivo atingir um adulto ou uma criança os resultados sempre serão os mesmos irritação , frustração e punição. Outra parte muito comum de se perceber neste comportamento é que uma criança agressiva tende a diminuir o contato com os outros , tem poucos amigos e acaba sendo excluído pelas outras crianças por conta de sua irritação constante, mas apesar de toda essa agressividade as crianças com esse tipo de problema também tem momentos de calma  em que se esforçam para obter o carinho e atenção dos que estão a sua volta. 
Após observar e identificar os hábitos da criança com este tipo de problema o educador deve procurar formas de entende-la e de intervir em seu comportamento, para que possa haver uma melhora e assim ajudar em seu desenvolvimento social e melhorar o seu aprendizado, esta pode ser a parte considerada como difícil para o professor, adquirir estratégias para lidar com este tipo de problema e transformar um criança agressiva em uma criança calma e sociável é uma tarefa que exige tempo, paciência e muito esforço do educador.
Para isto é necessário primeiramente que o professor tenha tenha o conhecimento fundamental sobre o desenvolvimento social da criança, sabendo das informações necessárias sobre o assunto o professor deve procurar descobrir os motivos pelos quais aquela criança tem estado tão agressiva, pois diversos fatores podem influenciar para que esse problema tenha surgido e até mesmo aumentado . 
Uma estratégia que pode ser usada pelo professor é realizar um trabalho junto com os pais e também a ajuda de um psicólogo para entender mais afundo os motivos da irritação da criança, mas este tipo de estratégia é muito mais trabalhosa pois nem sempre os pais colaboram as vezes por falta tempo ou por falta de interesse, então o professor pode usar o aprendizado adquirido em sua formação acadêmica e trabalhar em sala de aula, usando os próprios coleguinhas da criança como resolução do problema. 
Atividades em grupo que envolvam a cooperação uns dos outros, e que tenham estímulos como recompensas por algo realizado ajudam para que a criança possa perceber que se o seu comportamento for melhorar tudo irá melhorar, a criança irá perceber que os outros se aproximaram mais dela que se ela for mais obediente receberá mais elogios e assim terá prazer e cooperar mais e em obedecer mais, assim resultando na diminuição de sua agressividade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (175.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com