TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender o Passado

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

COMPREENDENDO O PASSADO, VIVENDO O PRESENTE.

História (do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço, simultaneamente com a análise de processos e eventos ocorridos no passado.

Estudar História é importante para conhecermos o nosso passado, para saber de onde viemos, como viemos, por que viemos, para que viemos, para onde vamos nesse mundo.

Ajuda a compreender como as pessoas agiram, viveram, pensaram e se sentiram nas diversas sociedades e épocas.

Cada sociedade ou época influenciou a próxima com suas reflexões, características e curiosidades. Cada evento desses determinou o que somos hoje.

A História está presente no nosso cotidiano e serve para alertamos sobre nossa condição humana de agentes transformadores do mundo.

Compreendendo esse passado construiremos um mundo melhor e uma sociedade mais justa pra nossos filhos e filhas. Tendo assim, uma maior sabedoria para saber agir no nosso futuro.

O que entendo de fatos históricos é que tradicionalmente pensamos em eventos e ações em que são apresentados isoladamente do contexto histórico em que vivenciaram os sujeitos históricos, mas atualmente os fatos históricos são a analise de ações do sujeito histórico em determinado momento.

Já sobre o sujeito histórico tradicional, entendo que são pessoas que com poder de decisão política que agem por mudanças ou permanência do fato histórico em si. Atualmente, o sujeito histórico é um indivíduo, grupo ou classe social que agem socialmente para demonstrar suas características.

Com o tempo histórico tradicional fica limitado ao estudo do tempo de forma linear, com a ideia de uniformidade, regularidade e pontualidade. Agora, atualmente, o tempo histórico pode ser compreendido pelo aluno, em toda sua complexidade, como objeto social e de cultura, aprendido pelas vivências humanas internas e externas com diferentes níveis e ritmos de durações.  

A importância desses três conceitos para construção da concepção de história é que na junção desses três fatores constituímos e estruturamos o método de ensino de História para nossos alunos.

Drummond está retratando no texto como era o comportamento das pessoas em um tempo muito antigo, que em minha opinião era mais calmo, romântico e com pessoas mais educadas, prestativas. Seriam as características de um sujeito histórico em um dado momento do tempo histórico.

Já Raul, retrata nesta música fatos, sujeitos e tempos históricos diversos, sendo que ele juntou fatos míticos e estórias literárias com a História da humanidade.

Com a importância da compreensão de tempo histórico comparamos o nosso presente com o passado permitindo compreender a realidade numa dimensão histórica, que nos ajudará a estabelecer critérios para definir a melhor escolha metodológica de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com