TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunidade escolar

Resenha: Comunidade escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

“Se há uma comunidade escolar é porque temos uma série de outras comunidades: a de saúde, a da Igreja, etc... e a Associação de Moradores seria a comunidade de moradores? Haveria então uma comunidade de trabalhadores e de não trabalhadores? Reforçando a idéia de que só fazem parte da comunidade escolar, os pais e responsáveis de alunos matriculados, afasta-se quem não estiver dentro desse grupo. Se a escola é pública qualquer pessoa não poderia dela participar e nela interferir? Para TONNIES (apud HORA, 1999), a concepção perfeita de comunidade vem a ser justamente a aldeia, onde todos são de certa forma parentes que compartilham do mesmo objetivo comum. E esta seria a idéia principal que norteou os objetivos desse trabalho, o sentimento, ou desejo de bem comum.

Assim, operando no cotidiano com o conceito de comunidade de forma ambígua, termina-se por produzir um efeito muito mais fragmentador da realidade do que unificador, perdendo a possibilidade de potencializar encontros. No nosso estudo, consideraremos como fazendo parte da comunidade aqueles que se encontram envolvidos de forma direta e constante nessa relação, ou seja, família dos alunos, os mesmos, os professores, a direção e o corpo técnico bem como os demais funcionários da escola.

A outra questão com relação à escola, é sobre qual o papel que ela pode ou deve desempenhar neste século. No novo milênio, é consenso para vários autores que a escola tem que preparar cidadãos, conscientizando-os para a sua cidadania, porém, segundo FREIRE (1987), não existe uma consciência antes e um mundo depois e nem vice-versa, pois a intencionalidade da consciência humana não morre na espessura de um envoltório sem reverso. Ela tem dimensão sempre maior que os horizontes que a circundam. Segundo este prisma, a escola sozinha não pode conscientizar. Conscientização é um processo pessoal, portanto não pode ser imposto e acontecer de fora para dentro. Para que este processo aconteça e até se torne mais rápido é preciso que todos participem dele para promoverem a sensibilização, processo inicial, externo que desencadeia a conscientização. Corroborando esta idéia, a UNESCO (Órgão das Nações Unidas para a Educação) ergueu quatro pilares para orientar a educação e o papel da escola para este século, são eles: 1º - Aprender a conhecer, isto é, adquiri os instrumentos da compreensão; 2º - Aprender a fazer, isto é, pode agir sobre o meio envolvente; 3º - Aprender a viver juntos, isto é, cooperar com outros em todas as atividades humanas e 4º -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com