TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção de educação liberal

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  1.840 Visualizações

Página 1 de 4

         Concepção de Educação nas Tendências Liberais e Progressistas

                                                                          Mateus dos Santos Moreira[1]

Introdução

O conceito de Educação vem se construindo ao longo do tempo, atrelado, sobretudo, ao desenvolvimento da humanidade. Ou seja, para cada momento histórico social que determinada sociedade adota haverá uma maneira de se pensar Educação. Segundo Libâneo ( 1990 )

                            “A prática escolar assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc.”(Libâneo, 1990)

Considerando o que foi estudado nas disciplinas do 1º Semestre do Curso de Educação Física da Universidade do Paraná (UNOPAR); delineia-se, enquanto objetivo deste trabalho, buscar uma sistematização da concepção de educação que norteia as tendências Liberais e Progressistas.

Dessa forma, recorre-se, inicialmente, a discussão sobre as duas tendências e suas classificações. Na sequencia, apresentamos de forma generalizada a concepção de educação que cada uma dessas correntes de pensamento adota.

A concepção de Educação na tendência Liberal

        O termo Liberal aplicado no contexto do estudo da Educação não pressupõe aquilo que é “moderno” como o senso comum o define, segundo Libaneo(1990 ). A Pedagogia Liberal é a manifestação do sistema capitalista na defesa dos interesses baseados na propriedade privada dos meios de produção e na sociedade de classes, sustenta a ideia de que a educação tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar os papéis sociais de acordo com as aptidões individuais, levando-os a adaptar-se aos valores e normas vigentes desse modelo de sociedade. Surgiu no século XIX sob influência da Revolução Francesa, nesta concepção a educação e o saber já produzidos são mais importantes que a experiência vivida pelo educando, dessa forma, o saber é um instrumento de poder entre dominador e dominado. O viés mais tradicional evoluiu para a denominada pedagogia renovada onde a educação passa a ser um processo interno, vindo da necessidade que o homem tem de adaptar-se ao meio. Subordinando-se às necessidades do mundo capitalista que buscava mão de obra qualificada para as suas fábricas surge a tendência liberal  tecnicista que subordina a  educação   à   sociedade,   tendo como função a preparação de "recursos  humanos" (mão-de-obra para indústria) e,

                            "é encarada como um instrumento capaz de promover, sem contradição, o desenvolvimento econômico pela qualificação da mão-de-obra, pela redistribuição da renda, pelo maximização da produção e, ao  mesmo tempo, pelo desenvolvimento da   'consciência política' indispensável à manutenção do  Estado  autoritário" (Kuenzer, Machado,      )

Concepção de Educação Progressista

                        A Pedagogia Progressista surge na França a partir de 1968 e no Brasil no final da década de 1970 em plena efervescência cultural e abertura política. A escola passa a ser vista não mais como redentora, mas como reprodutora da classe dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com