TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção pedagógica da escola

Projeto de pesquisa: Concepção pedagógica da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.308 Palavras (26 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 26

Sumário

Introdução........................................................................................................04

Apresentação da escola..................................................................................06

Concepção pedagógica da escola..................................................................07

Roteiro de estágio supervisionado .................................................................12

Plano de aula ..................................................................................................19

Desenvolvimento da aula ...............................................................................20

Considerações finais ......................................................................................22

Referências .....................................................................................................25

INTRODUÇÃO

O estágio constitui- se em um importante instrumento de conhecimento e integração do aluno na realidade social,econômica e do trabalho em sua área profissional, visando fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.

O Estágio Supervisionado- Educação Especial tem como objetivo propiciar a capacidade crítica do futuro profissional de educação no processo de formação inicial, reflete de forma crítica a inclusão a partir de realidade escolar observada. Possibilita atuar no espaço escolar propiciando o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais, analizar as implicações didático- pedagógicas, o planejamento, o conteúdo, o método e a avaliação no processo de inclusão, Identificar os procedimentos e recursos materiais adaptados às necessidades educativas especiais, desenvolver atitudes de professor- pesquisador como agente observador e reflexivo.

O relatório de Estágio Supervisionado Educação Especial, tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio, mostrando como os alunos com necessidades educacionais especiais estão sendo inseridos nessa escola de ensino regular, e se essa escola esta adaptada em suas condições estruturais, seja ela física, de iluminação,ventilação limpeza, decoração recursos tecnológicos, conservação, disposição de móveis, acústica e a acessibilidade. Também descrever o trabalho do professor em sua atividade docente e a relação dos alunos incluídos com os demais alunos.

O estágio tem um papel de extrema importância para a formação do acadêmico, pois possibilita ao estudante a concretização e a integração teórica- prática do conhecimento necessário a sua formação profissional básica, conscientizando o corpo discente sobre a importância de um bom estágio a fim de garantir a sua inserção no mercado de trabalho.O estágio promove através do exercício da reflexão crítica, a identificação das possibilidades e limitações do campo de atividades específicas e a criação de alternativas para superá- las, estimulando assim no aluno uma atitude de questionamento contínuo, que possibilite a produção de novos conhecimentos.

Para a realização do estágio foi utilizado o método de observação, entrevista e leitura, observou- se as características físicas da escola considerando os aspectos: condições estruturais, iluminação, ventilação, limpeza, recursos tecnológicos, conservação, acústica e a acessibilidade. Observou- se também os materiais didáticos quanto a sua utilização e adaptação a fim de melhor atender tanto aos alunos inclusos quanto aos demais alunos, oferecendo- lhes um ensino de boa qualidade.

Quanto á questão de nível da escola, contexto socioeconômico cultural da comunidade,concepção adotada pela escola quanto à concepção de homem, de educação, de sociedade, do papel do profissional, do perfil dos profissionais, de suas formações acadêmicas, optou- se pela entrevista com o pedagogo da escola estagiada.

Os itens que foram trabalhados neste relatórioforam os seguintes: caracterização dos espaços observados, caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada, descrição das atividades do pedagogo, descrições das dimensões do trabalho pedagógico do (a) professor e da turma estagiada.

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

O estágio foi realizado na Escola Municipal Wallace Thadeu De Melo, situado à Rua Ceciliano, número 444, no bairro Centro, CEP 83260-000, localizada na cidade de Matinhos, no estado

A escola oferta atendimento ao ensino fundamental no período matutino e vespertino. A instituição atende um total de 665 alunos, desse total 6 são alunos no processo de inclusão.

A escola possui ao seu redor ruas pavimentadas, e conta com transporte escolar que passa em frente a mesma, proporcionando aos alunos um acesso rápido e seguro . A maioria dos alunos caracteriza a famílias de classe média baixa.

Esta turma possui 26 alunos dos quais 03 estão no processo de inclusão. Esta turma conta com uma professora e uma professora auxiliar para o melhor atendimento desses alunos. A concepção dessas profissionais é proporcionar as mesmas oportunidades a todos os seus alunos, visando um bom desenvolvimento e rendimento escolar de todos.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A escola estagiada adota a seguinte concepção quanto ao homem e em consequência, as aspirações pretendidas em relação ao cidadão que querem formar. Entender o sujeito como único e social, tem por objetivo desenvolver no aluno a consciência e o sentimento de pertencer ao mundo de modo que possa compreender a interdependência entre os fenômenos e seja capaz de interagir de maneira crítica, ser criativo e consciente com seu meio natural e social.

Alguns desafios são fundamentais no que se refere a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com