TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conciliação e Mediação e seu Percurso Histórico no Brasil

Por:   •  24/4/2016  •  Dissertação  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Conciliação e Mediação e seu percurso histórico no Brasil

        Conciliação e Mediação têm sido importantes meios para a solução rápida e pacífica dos conflitos na área judicial e também na esfera extrajudicial. Na Conciliação um terceiro, neutro e imparcial, chamado mediador que atuará preferencialmente nos casos em que não tiver havido vínculo anterior entre as partes sendo que além de orientar as partes, ainda pode sugerir-lhes o melhor desfecho do conflito. mas não pode intimidar para que as partes se conciliem. Já na Mediação um terceiro, neutro e imparcial, chamado mediador, facilita a comunicação entre pessoas permitindo que elas próprias confrontem seus pontos de vista e procurem uma solução consensual. Sendo que o objeto da conciliação e mediação é buscar soluções que satisfaçam as  duas partes interessadas.

        Contudo, vale sim apostar nesses dois meios, tal como faz o novo CPC. Mas para funcionar é indispensável que as partes sejam deixadas livres para decidir pela participação ou não no ato, tendo estrutura adequada nas unidades judiciais ou nos CEJUS. A capacitação dos profissionais devem ter também uma postura ética, pois no caso da mediação mesmo que seja judicialmente não pode perder seu caráter qualitativo em troca de um quantitativo.

       Percebe-se que o Estado tem dado muito importância para a Mediação e Conciliação, há alguns anos o Conselho Nacional de Justiça instituiu a Semana Nacional da Conciliação, que constitui um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de demandantes em todos os tribunais do país. Sendo umas das principais ações institucionais realizada pelo CNJ.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com