TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Popular- O Percurso da Musica no Brasil

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 6

CULTURA POPULAR- O PERCURSO DA MÚSICA NO BRASIL

Lurdes De Junqueira

Professor- Sibelli Aguiar Nunes

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (PED 0506) – Prática do Módulo 4

14/12/2013

RESUMO

A música é uma forma de arte que se constitui em combinar sons e ritmo seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É uma prática cultural e humana que possui vários gêneros para o perfil de cada pessoa. A música também pode ser definida como uma forma de expressão. Como qualquer elemento possui sua história.

Palavras-chave: Música. Cultural. História

1- INTRODUÇÃO

Desde a pré-história, podemos perceber a riqueza das manifestações artísticas no Brasil, onde os povos indígenas, que aqui habitavam, procuravam registrar em rochas, ou mesmo nos objetos de cerâmica, aspectos do cotidiano, através de desenhos, a arte brasileira pode ser compreendida como qualquer meio de manifestações artísticas desenvolvida no Brasil, como a arte indígena, o barroca, a estilo rococó, a pintura clássica, o surrealismo, as danças, o samba a música popular brasileira, são inúmeros elementos que representam a arte no Brasil, e este paper tem como objetivo mostrar sobre a origem da música no Brasil e o destaque que a música popular obteve no passado.

2 - DESENVOLVIMENTO

A música se originou no Brasil, a partir do século XIX ocorreu a fusão dos europeus e os africanos. Portugal foi o receptor da música, onde a brasileira, erudita e popular se destacaram e formaram um sistema harmônico entre os povos.

Os escravos cantavam suas canções no trabalho, nas festas religiosas, seu canto escondia o sofrimento pela perda de familiares vendidos aos senhores feudais sempre cantando, este povo guerreiro se unia para manifestar suas crenças.

O samba se destacou já nos primeiros anos da colonização, as principais ruas das cidades se alegravam para assistir as apresentações das festas de coroações dos “Reis de Congo”.

Manikongo Afonso foi o grande rei de Congo ele foi ao primeiro rei africano, a ser reconhecido na Europa, mesmo assim ele não foi capaz de conter os portugueses, que desejaram desenvolver o comércio de escravos. Mas os africanos sempre cantavam e festejavam em homenagem ao seu rei.

A música popular é a nossa música, ela é riquíssima em estilos, gêneros e movimento.

Mas foi a partir do século XX que a música popular se diversificou dando origens as inovações que a cada dia se expande no mundo com novidades que impressionam a todos com o modernismo que transformou.

No Brasil a música africana trazida pelos escravos tem mais influencia, mas os colonizadores europeus trouxeram o erudito, conhecido como dança de salão, os saraus e a música religiosa, onde eles se inspiram muito nos contrastes e contos dos índios. Muitos historiadores acreditam que esta mistura de contos e ritmos dos povos foi uma decadência para o Brasil, mas essa mistura foi elementar para a formação cultural do país, e só foi oficialmente reconhecida após a abolição da escravatura em 1888.

A mistura dessas diversas culturas foi essencial pelo que conhecemos de música brasileira hoje.

O Maxixe, formado a partir de uma mistura entre o “lundu” foi o primeiro ritmo musical originalmente brasileiro, (está mistura ficou conhecida como a umbigada, que é uma espécie de samba muito sensual praticado nas rodas dos escravos) e os portugueses inventaram a “modinha” é uma composição suave tocada na viola e dançada em salões, geralmente era voltada ao ritmo romântico.

A identidade musical brasileira tomava forma, com a umbigada do lundu e a poesia da modinha.

2.2 - O DESTAQUE MUSICAL

Foi a partir dos anos 80 que começou a surgir um novo jeito de fazer música no Brasil, a cidade de Rio de Janeiro no subúrbio foi aonde começou a surgir as músicas diferentes, com uma forma mais charmosa e chorosa nas canções populares vindas da Europa, foi assim que começou a ser chamado de “choro”.

O Brasil com seu jeitinho harmonioso de fazes música foi criando forma com a diversatilidade, e improvisação e a habilidade dos músicos se tornaram as principais características do “choro”.

Com esta nova forma de fazer música, foi se destacando vários músicos como violinistas, flautistas e cavaquistas, eles reuniam-se e atuavam com “orquestras portáteis”, se apresentando em estabelecimentos comerciais.

FIGURA 01 E 02 – MISTURA DE ESTILO MUSICAIS

FONTE: GOOGLE http://bistrojazzvillage.blogspot.com.br/p/programacao.html

2.3 - O GRANDE AVANÇO

No ano de 1900, o Brasil obteve um grande avanço na música, pois as primeiras gravações surgiram e acabaram impulsionando a música como negócio lucrativo e objeto de consumo e laser.

Nesta época os músicos se reuniam para se apresentarem em confeitarias, onde a alta sociedade se reunia para tomar chá, e assim os grandes músicos foram ganhando público e admiradores que adoravam ouvir as músicas.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com