TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições requeridas para a aprendizagem

Por:   •  7/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

Condições requeridas para a aprendizagem

Júlio Cesar Furtado dos Santos – Modalidades de aprendizagem e o papel do professor – Porto alegre: mediação 2008. 96p

Tema Central

    Neste texto temos a apresentação de um relatório formulado por uma professora que observa algumas atitude e pensamentos de seus alunos para mudar o jeito de passar o conteúdo. E a partir dele vamos aprender as condições para aprendizagem. A aprendizagem somente ocorre se quatro condições básicas forem atendidas: a motivação, o interesse, a habilidade de compartilhar experiências e habilidades de interagir com diferentes contextos.

Resumo

No primeiro tópico, “memórias de uma professora, tentando de tudo um pouco” a professora diz que os alunos já estavam desinteressados pelo projeto que era usado em sala de aula “solucionando problemas”. Um aluno da turma sugeriu a professora que pedisse aos seus colegas que trouxessem charadas e problemas para eles resolverem em sala de aula. A professora aceito a sugestão. Os alunos foram extremamente participativos com a participação dos alunos a professora pediu que trouxessem textos para ser trabalhados em sala de aula e dividiu em 3 temas: futebol televisão e namoro.  Futebol para meninos, televisão para meninas e namoro para ambos. Trabalhou com os textos em sala de aula e percebeu que os desempenho dos alunos melhorou bastante.

Ela aprendeu que o compartilhamento e a comunhão facilitam a aprendizagem e adquiriu a certeza que a aprendizagem não era algo que iria proporcionar para os alunos sozinha, e sim em construção coletiva.

A Motivação

Motivação é algo que afeta o sistema nervosoe determina um certo comportamento, relaciona com um impulso ou necessidade psicológica que ns pressiona para ajamos de forma para atende-las. Pode também adquirir de estímulos e incentivos externos.

Sigmund Freud aceitou que o comportamento é dirigido por impulso biológico que busca o prazer.

Maslow propôs eu o comportamento que o comportamento que o comportamento é motivado por níveis, na qual o nível mais alto é a auto realização.

Interesse

O interesse é importante para a aprendizagem quando facilita o pensamento e a atenção, pensar e aprender são processos inseparáveis. Aprendizagem ocorre toda vez que temos processos significativos.

Quando uma pessoa julga algo interessante, ela tenta espontaneamente envolver com a situação, procurando todos os meios para saber do assunto, essas atitudes facilitam a aprendizagem significativa.

Transferência de experiência

O fato de aprender uma coisa pode ajuda a aprender outras é chamado de transferência de experiência. Ambos os conhecimentos, obstáculos e concretos, podem ser transferidos de uma situação para outra. Quanto mais um conhecimento é considerado relevante para uma pessoa, mais fácil será promover a transferência de experiência. Ela pode ser positiva ou negativa,

Positiva= ocorre quando as tarefas têm estímulos similares, que suscitam resposta similares.

Negativa= ocorre quando as tarefas têm estímulos similares, mas suscitam resposta diferentes, tornando a segunda tarefa mais difícil a ser aprendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com