TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIPERATIVIDADE E IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: PAPEL DA ESCOLA E PAPEL DO PROFESSOR

Por:   •  16/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

HIPERATIVIDADE E IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: PAPEL DA ESCOLA E PAPEL DO PROFESSOR

Por não serem identificados com esse transtorno e, por consequência, não terem identificadas suas dificuldades, os estudantes com TDH não conseguem se concentrar, questionar, refletir sobre um problema apresentado em sala de aula, o que os deixa “atrasados” em seus conteúdos em relação a seus colegas.

Alunos com TDAH, assim como todos os outros alunos, tem o seu próprio tempo de estudo. No entanto, a maioria dos alunos com TDAH precisa de mais tempo para entender o que lhe foi ensinado. Portanto a intervenção do professor é imprescindível para que esses alunos não se sintam inferiorizados no relacionamento com os demais alunos de sua turma, nem a turma pense que ele é uma pessoa lenta ou esquisito.

Conhecer os alunos os alunos não beneficiam somente os alunos com TDAH, mas também os professores e os demais colegas, pois ajuda os professores a serem mais dedicados e dispostos, o que se reflete em atividades mais especificas e elaboradas. Todos se beneficiam, e os alunos com TDAH podem ter um aprendizado significativo e adquirir relacionamentos com seus colegas.

O professor deveria ter em seu currículo uma disciplina que ensinasse o aluno a lidar com as suas dificuldades de aprendizagem e características tão comum dentro de sala de aula, aprender a lidar com os alunos com TDAH e os demais. O professor deve estar sempre atento em necessidade de mudar sua metodologia.

O professor deve estar preparado para lidar com alunos com TDAH, para assim evitar danos emocionais, cognitivos e sociais. O professor deve também providenciar a esses alunos atividades extraclasses e fazer com que ele se sinta útil na aula, evitando a agitação, inquietação e irritação do próprio aluno.

        O professor juntamente com os pais, são que detectam se o aluno tem ou não TDAH, por isso devem estar sempre atentos a qualquer alteração de comportamento e concentração. Quando feito isso, o aluno pode ser encaminhado a um profissional da área da saúde para a confirmação do transtorno e assim seja aplicado o tratamento adequado.

        Para proporcionar um ambiente adequado para aula, o professor deve pensar em uma metodologia diferenciada. Isso estimulará, incentivará e abrirá novos caminhos para mais conhecimento e autoconfiança.

        Quando o aluno se sente bem no ambiente em que está, quando recebe incentivo, elogios, os resultados são positivos, e toda a sua agitação diminui, pois isso o ajuda a ter mais autocontrole sobre suas ações.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com