TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Cientifico na Educação

Por:   •  4/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Este paper tem o intuito de apresentar a importância do conhecimento científico na educação, exibindo ideias e baseando em leituras e analises de artigos. Ao analisar alguns artigos chegamos à conclusão do quanto o conhecimento cientifico é importante para educação e também para a vida, de inicio podemos afirmar que é o oposto do senso comum, pois requer experimentações, testes e não pode ser baseados em mitos ou crenças. E na escola pode ser um dos primeiros espaços onde o aluno coloca em prática o conhecimento científico para compreender melhor a matéria, como surgiu/quem criou/quem testou etc..  Essas são uma das perguntas que o conhecimento cientifico ajuda a responder nas variadas matérias, e pode também ajudar a compreender o mundo em que vive, e serem mais críticos diante de alguns fatos, dando importância à ciência em seus estudos.

Palavras-chave: Conhecimento Cientifica. Educação. Escola

Introdução

O conhecimento cientifico veio para fazer com que compreendemos melhor o mundo em quem vivemos, graças a este conhecimento já tivemos grandes conquista, e constantemente esta evoluindo trazendo novas descobertas.

Nem todo conhecimento é cientifico, conforme nos coloca Gil (1999, p.26) O conhecimento só é científico se for passível de verificação, isto é...  Tornam-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitam obter o conhecimento.  Para tanto, entender-se q u e o conhecimento científico são diferentes do conhecimento comum e mais popular ao qual denominamos senso comum.

Inicialmente se abordará no presente trabalho o desenvolvimento do conhecimento cientifico na escola, sua importância, como pode ser desenvolvido por professores, e oque é colocar o conhecimento cientifico em pratica na educação...

Na sequencia abordaremos a presença do conhecimento cientifico em nossas vidas, no que esta presente e de que forma esta presente e também o porquê nem sempre pesquisas cientificas então corretas.

Desenvolvimento

Segundo Dowbor (2001, p.02) a educação é um processo de construção entre a escola e o universo, onde auxilia na formação do cidadão, na visão crítica e criativa. Quando o conhecimento se torna um elemento chave de transformação social, a própria importância da educação muda qualitativamente. Deixa de ser um complemento, e adquire uma nova centralidade no processo.

    Um dos meios de desenvolver o conhecimento cientifico na educação é a partir das escolas, temos grandes alunos desenvolvedores de conhecimento cientifico que não sabe que esta praticando isto. Aquele aluno que pesquisa sobre a matéria para entender melhor ou o aluno cheio de duvidas que faz muitas perguntas sobre a matéria nova, então esses são desenvolvedores de conhecimento cientifico, que necessitam entender melhor o porquê daquilo ser assim...  

Ainda por Dowbor (2001, p.03) Não se trata de inundar as escolas e outras instituições de computadores, mas sim equipamento sofisticado utilizado como meios de escritas mais modernos, e organizar um conjunto de instrumentos poderosos que poderão funcionar efetivamente, promovermos a mudança cultural, no sentido mais amplo, correspondente, promovendo um avanço nas pesquisas e resultados, dando aos alunos oportunidades de pesquisar informações em tempo real.

Analisando o uso da tecnologia na educação, Leopoldo (2002, p.11) afirma que:

Com as novas tecnologias pode-se desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico, como: intercâmbios de dados científicos e culturais de diversa natureza: produção de texto em língua estrangeira; colaboração de jornais interescolas, permitindo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem centrados na atividade dos alunos a importância da interação social e no desenvolvimento de um espirito de colaboração de autonomia nos alunos.

Para a nossa vida o conhecimento cientifico tem grande importância para construção de identidade e cidadania e por isso é certo que se coloque desde as series iniciais esse tipo de conhecimento, isso ampliará a visão para o mundo e ajudará também opinar e tomar diversas decisões.

Pesquisas feitas com os métodos cientifico nem sempre estão absolutamente certas, oque não as tornam totalmente erradas, as pesquisas ficam abertas e disponíveis para quaisquer pessoas, como já foi dito no inicio do trabalho, as ideias mudam constantemente e ao longo do tempo vão surgindo descobertas e fatos que faz com que aquela pesquisa antiga, pode ser renovada com ideias novas cientificamente comprovadas, e isso leva a mudança de tal pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com