TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contos de Fadas

Por:   •  25/11/2015  •  Resenha  •  6.596 Palavras (27 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 27

RESUMO

        Essa monografia foi redigida com uma abordagem de referencial teórico, usando como base central os autores ABRAMOVICH, F. (1997), LAURITI, T. ; CHRISTAL, C. (2013) e TATAR M.: (2003), este trabalho de pesquisa tem por  objetivo  demonstrar a importância da fábula na infância como uma ferramenta de grande valor no auxílio de levar à criança ao interesse pela leitura  facilitando não somente a maneira de ensiná-lo a ler e escrever como também a interpretar um texto, mas fazer com que a criança tenha o hábito pela literatura se deve ter início já em casa logo nos primeiros 6 meses de vida através da contação e leitura dos contos, o que geralmente é  feito pelos pais e familiares cativando a atenção da criança, e esse estimulo deve continuar em casa até a idade escolar onde o desenvolvimento da imaginação está bastante ativado e neste período a fábula se encaixa bem, pois ela tem duas finalidades: instruir e divertir, despertando e usando as  fantasias para passar uma lição ou moral onde a criança tem maior facilidade de entendimento, existem várias versões de um mesmo conto, pois isso ocorre conforme a necessidade cultural da época onde ela foi contada ou escrita, mas o objetivo é mesmo o de transmitir uma moral embora elas possam variar nas formas de ser contadas, o objetivo inicial permanece. 

Palavra-Chave: Fábula, criança, leitura, aprendizado.

ABSTRACT

        This monograph was written with an approach to the theoretical framework, using as a basis the central ABRAMOVICH, F. (1997), Lauriti, T. authors; CHRISTAL, C. (2013) and TATAR M .: (2003), this research aims to demonstrate the importance of childhood fable as a valuable tool in the aid of the child to take interest in reading, facilitating not only way to teach him to read and write but also to interpret a text, but to make the child has the habit of literature should be home soon begin in the first 6 months of life through storytelling and reading the stories, the which is usually done by parents and family captivating the attention of the child, and this stimulus should continue at home until school age where the development of imagination is quite active in this period and the fable fits well, because she has two purposes: to instruct and fun, arousing and using the costumes to pass a moral lesson or where the child has greater ease of understanding, there are several versions of the same tale, because it occurs as a cultural need of the time where she was told or written, but the goal is the same, to convey a moral, though they can vary in shapes to be counted the initial goal remains.

Keyword: Fable, Child, reading, learning.


INTRODUÇÃO

              É certo que no decorrer dos anos e na história das diferentes culturas cada conto ou fábula tem versões diferentes das que conhecemos hoje, essas versões sofrem adaptações de acordo com as necessidades sociais da época que é contada, e necessidades de uma cultura especifica, porém, a intenção de transmitir as ideias e regras de valores e trazer lições morais não se perdem em essência, não é segredo que os antigos já haviam percebido do grande poder de influência das fábulas. Sendo assim, a questão deste trabalho é a fábula como recurso no desenvolvimento da criança que começa já nos primeiros anos de vida vai crescendo e despertando interesses para a busca de novos conhecimentos. Então, de acordo com muitos autores modernos, de variadas áreas do conhecimento e produções das ciências  compreendemos que os contos e fábulas  não servem apenas para aumentar a imaginação com fantasias, mas também são mecanismos de construção de caráter, servem para ensinar como lidar,  compreender e apreender as contradições da vida: o fracasso, as perdas, os insucessos, as frustrações, as mentiras e suas consequências, morte, respeito, amizade, como também detectar problemas na criança, seja de caráter educacional,  psicológico, emocional ou familiar e ainda podem e devem ser utilizados como ferramenta de apoio no processo de ensinar a ler e escrever como a interpretar um texto.

Entretanto, existe um efeito contrário onde alguns autores colocam sobre o tema em questão de que, quando usadas de maneira exagerada ou distorcida, trazem prejuízo ao desenvolvimento podendo assim se tornar adultos com interesses apenas financeiros, tendo conceitos e valores criados pela sociedade de maneira distorcida, afirmando e confirmando noções de crenças falsas,  preconceituosas, com valores desfigurados terminando com a propagação de opiniões e um conjunto de ideias erradas, discriminatórias dentro da sociedade, ou com relação a vida ou opinião sexual de cada um, e porque não dizer raciais. Segundo Tatar (2004) os contos que são lidos hoje para as crianças, tiveram início em uma cultura onde histórias eram contadas entre adultos, essas fábulas foram trazidas para o meio infantil onde se percebeu um resultado positivo na forma de diversão e instrução, pois falam tanto sobre conflito e violência quanto sobre a magia e desfechos do tipo "foram felizes para sempre", e através destas histórias, os adultos podem conversar com crianças sobre o que é importante em suas vidas, sobre questões que vão do medo do abandono e da morte,  vingança e triunfos que levam a finais felizes, em uma linguagem compatível como o modo de ver a vida e pensar da criança que por sua vez pode assumir muitas feições diferentes: séria, brincalhona, meditativa, didática, empática ou intelectual, porque as fábulas possuem os dois polos, o “bom” e o “mal” com ilustrações que nos permite ter maior acesso a perspectiva infantil.

1. A IMPORTÂNCIA DA FÁBULA NA INFÂNCIA.

Os contos de fadas são íntimos e pessoais, contando-nos sobre a busca de romance e riquezas de poder e privilégio e, o mais importante, sobre um caminho para sair da floresta e voltar à proteção e segurança de casa. Dando um caráter terreno aos mitos e pensando-os em termos humanos em vez de heroicos, os contos de fadas imprimem um efeito familiar às histórias no arquivo de nossa imaginação coletiva.  (Tatar, 2004, P.09).

1.1 A FÁBULA: DEFINIÇÃO

        Segundo Aurélio (2001, P. 310), fábula é uma pequena narrativa onde se usa da alegoria para sugerir uma verdade ou ensinamento de ordem moral, através de animais, pessoas ou entidades inanimadas, uma narração imaginária de ficção artificiosa ou mito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (327 Kb)   docx (93.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com