TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criança e seu Desenvolvimento

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

O Desenvolvimento Infantil em seus Diferentes Aspecto

A Criança em seus Diferentes Aspectos

É muito importante estudar o desenvolvimento infantil para saber os limites de seu aprendizado, contribui assim para que os educadores possam conhecer a criança, suas conquistas psicológicas e sociais como fatores fundamentais para trabalhar com ela. Ajuda ainda a entender que, para se desenvolver, a criança precisa de espaço pra poder se interagir consigo mesmo e com os outros. Quando ela nasce ela é totalmente dependente das outras pessoas, a suas relações com o meio e as vivências ela vai conquistando a sua independência.

Como dizia John Locke o homem nasce com uma página em branco, mais a partir de suas experiências vai acontecendo sua aprendizagem e conhecimentos. Os fatores externos são os mais importantes para seu desenvolvimento cada uma criança em sua própria característica que são um conjunto de qualidades que nasce com cada criança, que é chamado também de fator hereditário. No ponto de vista de alguns pensadores, o indivíduo interage com o meio cultural e social, com ele se educa, com ele se aprende, se desenvolve se transforma e assim sendo, é fundamental analisar o desenvolvimento humano em seu contexto cultural. Vygotsky não só postura a influência mútua indivíduo meio, mas, sobretudo, procura explicar como se dá esse processo biredicional de influências.

As correntes teóricas e o cotidiano escolar são muito importantes para seu desenvolvimento durante toda sua vida, ajuda a buscar uma identidade pessoal e social, a escola também tem que educar para a vida, a escola e a família estão inteiramente ligadas ao processo de formação do indivíduo, compete cada um buscar seu papel e buscar uma interação entre si.

Ao perceber que as relações afetivas entre professor e aluno podem influenciar no aprendizado, o educador pode se tornar mais adepto a compreender o comportamento dos alunos em relação a ele. Precisa procurar conhecer intimamente cada um do educandos e direcionar a ele, a atenção necessária para que possa tornar possível 0 aprendizado.

Para isso, o professor precisa escutar, desenvolver o lado crítico dos alunos, formular impressões e então direcionar o aprendizado dos conteúdos.

Um professor pode ser ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial: O aluno faz uma transferência da personalidade de seus pais para o professor e sua relação afetiva com o professor depende de suas impressões com os pais.                 

     

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com