TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criança em desenvolvimento

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO

Depois de uma breve passada pela definição de infância, serão discutidas as faces do desenvolvimento da criança e as contribuições do brincar no ensino e aprendizado. Pois mesmo as brincadeiras sendo inata a criança, a infância passou a ser estudada e valorizada recentemente trazendo ganhos expressivos para a docência e para a aprendizagem.

A psicologia do conhecimento estuda as mudanças psicológicas que acontecem no decorrer da vida do individuo. Tais como o processo de desenvolvimento da personalidade, como e porque ocorrem certos comportamentos. Ela vem explicar cada fase e seu desenvolvimento, auxiliando o entendimento de cada uma dessas faces. Ela procura entendes os aspectos físico-motor, afetivo, cognitivo e social deis do nascimento até a morte do ser humano. Alem de dar auxilio aos docentes para que entendam cada fase e dar auxilia nas mudanças comportamentais e psíquicas dos alunos. Sem sombra de duvidas o professor precisa conhecer cada fase do desenvolvimento. E terá potencial para observar as capacidades, habilidades e limitações de cada educando e de cada faixa etária. Alem de está apto para identificar problemas, intervir de maneira adequada e facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Para falar do desenvolvimento da criança, podemos nos embasar nos estudos e relatos de Jean Piaget. Piaget (1896-1980) biólogo, filosofo e psicólogo, ficou conhecido por investigar o desenvolvimento intelectual da criança, ao observar crianças da mesma idade, constatou que esses sempre cometiam os mesmos erros, então concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.

Para a criança a brincadeira é uma forma de exercitar a sua imaginação, se relacionando de acordo com seu interesse e suas necessidades junto à realidade de um mundo que pouco conhecem. Através das brincadeiras a criança reflete, organiza, constrói, destrói, e reconstrói seu universo. (Jean Piaget O jogo e a educação infantil pag: 40).

O trabalho incentivou a realizar pesquisas na área da psicologia do desenvolvimento. Onde mais tarde formulou a teoria que a evolução progressiva do conhecimento se dá por meios de estrutura do raciocínio que se integram através dos estágios do desenvolvimento.

A brincadeira é um fator fundamental ao desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com seus semelhantes. Ao examinar características das brincadeiras infantis, percebe-se que cada criança tem o seu papel definido e se estrutura em situação imaginaria e não apenas pela observação da realidade. (Jean Piaget o jogo e a educação infantil pag: 45).

Enfatiza que adultos e crianças tem formas diferentes de pensar, e que os adultos devem usar de modos educativos para lidarem com as crianças.

Nesse aspecto, para o estudioso, no desenvolvimento humano da criança ao adulto- modificam-se as formas de conhecimento do mundo, as formas de organização da atividade mental, mas permanecem as mesmas funções. (PLT 662 Pg.68)

(Piaget, 1994) Investigou a maneira com que as crianças formavam o significado da regra, então criou estratégias para analisar como elas julgavam as situações e pessoas, deste modo Piaget conseguiu entender como o individuo pensava em relação ao desenvolvimento do julgamento moral, com isso criou os estágios do desenvolvimento moral, são eles: a anomia, a heteronomia, a semiautonomia e a autonomia. A anomia encontra-se na primeira infância, ou seja, em crianças entre 0 a 2 anos, onde nesta fase não existe consciência da regra; a heteronomia está inserida na segunda infância dentre os 2 aos 6 anos, nesta fase já existe a consciência da regra, porém a criança é governada pelos outros; a semiautonomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com