TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças invisiveis em Pedagogia

Por:   •  26/2/2016  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 2

  • Documentário: Crianças invisíveis.

No documentário Crianças invisíveis, todos os personagens são crianças que se vivem em meio à dureza da vida, convivendo com a pobreza, a humilhação e o sofrimento. A história da Song Song e da Gatinha apresenta a história de duas meninas que vivem em situações diferentes e cujas vidas se cruzam de maneira simbólica.

A menina Song Song em uma casa luxuosa, assistindo a briga dos pais e a pequena Gatinha e seu avô num ambiente de pobreza, mas numa relação de afetividade e carinho. Song Song perde o pai, que sai de casa e a pequena Gatinha perde o avô, que morre em um acidente. A vida das meninas transforma-se na medida em que precisam enfrentar a nova e difícil situação.

 Song Song permanece morando com a mãe, não recebe a sua atenção e se vê sozinha entre suas bonecas. A pequena Gatinha é recolhida por um homem que explora o trabalho de crianças e é obrigada a conviver com a realidade das ruas e, no entanto,  se junta ao grupo de maneira afetuosa, dividindo a única boneca que possui, a boneca que Song Song, num momento de raiva, jogou na rua e que foi encontrada pelo avô da pequena Gatinha.

A pequena Gatinha dar uma rosa vermelha a Song Song, a menina recebe com alegria essa rosa, a ponto de começar a cantar e a música que ela cantarola sensibiliza a mãe, de tal forma que ela desiste do suicídio a que estava decidida.  É possível considerar essa rosa como um elemento representante da união, um elo entre as duas meninas, assim como a música possui um sentido de vida,  de um reinício para a mãe de Song Song.

 Há, também, a boneca que simboliza a infância e, de certa maneira, une as duas meninas.  A boneca, também, rejeitada por Song Song se torna o  único brinquedo da pequena Gatinha que a recebe com alegria e se identifica com a boneca que tem o braço quebrado assim como ela tem problema na perna que a faz mancar.

Também é apresentado no documentário o sentido da perda da infância que existe em comum entre as duas meninas. Essa perda aparece na dor causada pela separação dos pais em Song Song e na dor da perda do avô da pequena Gatinha ambas marcadas pelo trauma e forçadas a superar seus medos. A perda está também na pobreza da pequena Gatinha, cuja infância é roubada pelo trabalho forçado e pela miséria, assim como, na vida de Song Song, a infância é roubada pela falta de amor e pelo abandono emocional mesmo em vivendo em melhores condições.

No desfecho da história, tudo indica que Song Song e a Pequena Gatinha ficaram amigas, e a mãe de Song Song deu oportunidade a Pequena Gatinha para estudar, realizando o desejo de seu avô que tem planos para coloca-la na escola fazendo economias e sua vontade que sua neta fosse a uma escola que é representada pelo lápis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com