TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de Valor

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SÃO PAULO (SP) – CAMPUS VILA MARIANA (VM)

UNIBERO

CURSO EAD - PEDAGOGIA – LICENCIATURA

PROJETO INTEGRADOR II

(Projeto de Pesquisa)

A EDUCAÇÃO DE CRIAÇÃO DE VALORES HUMANOS

(UM SONHO, UMA REALIDADE)

  • JAMES JUN YAMAUTI                            – RA: 7985727939

TUTOR PRESENCIAL: PROFª JUÇARA RIGHI DE ARAÚJO

TUTOR À DISTÂNCIA: PROFª DANIELA MARINGONDA AMARAL DOS SANTOS

SÃO PAULO, 23 DE OUTUBRO DE 2016

A EDUCAÇÃO DE CRIAÇÃO DE VALORES HUMANOS

- UM SONHO, UMA REALIDADE

Justificativas

                         Na atual sociedade que vivemos, o descobrimento de novas formas, ideologias e caminhos para a solução dos problemas educacionais se tornam cada vez mais importantes.

                         Qual é o propósito fundamental da Educação?

                         Tornar-se a estrada que leva as crianças, os jovens, e a todos que nela se direcionam como único meio para o pleno desenvolvimento de suas reflexões e mudanças.

                         A busca pela cidadania global revitaliza-se com uma ampla convivência humanística, quebrar as fronteiras entre as nações e cultivar a esperança de uma comunidade humana por meio de uma educação construtiva e pacífica. O conceito de valor tem em sua essência a não dependência de apreciações subjetivas e individuais, são valores objetivos, situados fora do tempo e do espaço.

                         O objetivo da educação é ajudar o educando a mover livremente tendo o universo de valores a sua meta, o seu futuro: aprender a conhecer, a querer e a inclinar-se para tudo aquilo que for nobre, justo e valioso.

                         A criação de valores humanos tem em sua característica o desenvolvimento de seus indivíduos quanto a: Responsabilidade, sinceridade, diálogo, confiança, autoestima, criatividade, compartilhamento, cooperação, amizade, respeito, justiça e paz.

Problemas

                         Qualquer sociedade ao longo da história cria seus valores como também o conflito do mesmo. A abundância de informações e tecnologias faz com que a indiferença com relação ao “outro”, a apatia, a falta de diálogo e a ausência de valores tanto na esfera profissional como na pessoal se faz notada cada vez mais.

                         A preocupação atual da educação é tornar o aluno “o melhor” atingindo o máximo de sua capacidade mas para um contexto errado, criando assim uma divergência dos objetivos reais de uma sociedade humanística. A educação deixa de tomar medidas drásticas na sociedade como um todo, transparecendo as várias formas de indiferença e violência, a manifestação de apatia com relação ao sofrimento alheio.

                         Existe atualmente uma crise e declínio acadêmico, vistos por exemplo na crescente indisciplina, na evasão escolar e no total desinteresse pelo estudo, que resulta em um desempenho cada vez mais superficial e frágil denominando essas tendências como fugas do aprendizado.

                          Nossa sociedade carece de modelos capazes de inspirar a próxima geração, ela cultua o materialismo, põe em prática a corrupção, vive em meio a escândalos e interesses egoísticos e mesquinhos e usa e abusa do meio-ambiente de forma cada vez mais insensata e destrutiva.

Objetivos

                           Geral: O objetivo é poder conhecer a Educação Soka que tem sua origem em uma filosofia de vida voltada a transformação dos indivíduos e a própria sociedade, inspirando atitudes humanísticas no processo de ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo, promover a formação de bons valores intrinsicamente humanos dentro de si e de outros fundamentando o contexto teórico-pedagógico e filosófico. A fundamentação pedagógica está baseada principalmente nas ciências da educação, e a fundamentação filosófica em todo um contexto de ensinamentos verdadeiramente humanísticos.

                           Específico: Através da Educação Soka relatar experiências de educadores sobre transformações sistêmicas em ambientes de aprendizado. São experiências e depoimentos de “como se vive e o que se vive” envolto em pensamentos, conteúdos curriculares, interações entre colegas, família e sociedade, que seguem um roteiro metodológico. Como agregar aos alunos os seguintes pontos: transformação interior, uma verdadeira revolução humana (expressão da coragem, sabedoria e compaixão), empoderamento, diálogo (entendido como forma de troca e aproximação capaz de fazer florescer o melhor de si e ofertá-lo ao outro), infinito potencial humano entendido universalmente, isto é, presente em todo e qualquer ser humano independente de qualquer outro fator senão nossa humanidade comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com