TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo Teorias e Aplicabilidade

Por:   •  24/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

Joyce Aparecida Vidal Porto-Carrero

        Currículo teorias e aplicabilidade

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial (Ciclo 2) do desempenho na disciplina Currículo e Aplicação da Educação.

Osasco – SP.

27/09/21

Teorias sobre Currículo e sua importância

Currículo é parte essencial de uma escola e da educação como um todo. É impossível compreendermos a prática pedagógica e o aprendizado sem vincularmos o currículo e a forma que ele foi pensado e projetado. É por meio do currículo que o aprendizado chega ao educando. No entanto, a forma que ele foi pensado, quais conteúdos foram selecionados para compô-lo ou até mesmo a metodologia de ensino que colocará o currículo em prática, tudo isso foi selecionado de forma planejada e intencional e não de forma aleatória, os teóricos críticos e pós-críticos são muito precisos ao defender essa ideia.

Pensando nas teorias sobre o currículo devemos levar em consideração as 3 principais: a teoria tradicional, a crítica e a pós-crítica. Cada qual apresenta suas características, fundamentos e contexto de surgimento.  

A teoria tradicional, a mais antiga, se preocupa em ser uma transmissora de conhecimento e de valores para uma determinada sociedade. De acordo com essa teoria, a escola deve nutrir de conhecimento e habilidades as crianças, tornando-as eficientes, produtivas e preparadas para atuar na sociedade em que estão inseridas. No entanto, nesse tipo de escola ou currículo não há incentivo a reflexão, ou seja, o aluno é apenas uma esponja que absorve conhecimento e que o colocará em prática quando for inserido no mundo do trabalho. Os professores, por sua vez, são apenas transmissores de um conhecimento engessado e que não exerce nenhum tipo de autonomia com relação a sua prática. Esse tipo de teoria sustenta, por exemplo, a educação tecnicista que foi muito aplicada no Brasil nas décadas de 1960, 1970 e 1980.  

Já a teoria crítica, fruto principalmente de análises marxistas, vê a necessidade de transformar a educação e a escola em lugares de reflexão e crescimento analítico dos educandos sobre a sociedade em que ele está inserido. Esta seria uma teoria que defende a ideia de união entre a educação e a ideologia que levaria as futuras gerações a atuarem contra a classe dominante. Segundo a teoria Crítica a classe dominante estaria manipulando a educação e a cultura e que era necessários uma educação e um currículo que levasse a sociedade a abrir os olhos com relação a essas práticas que enxergasse que essa não seria uma escola democrática, que isso seria só ilusório, que de fato essa seria uma escola, currículo e educação excludente. Sendo assim, a teoria crítica exige que o currículo não seja apenas algo mecânico e/ou burocrático, mas sim que ele forneça ferramentas analíticas, de pesquisa, de reflexão e produtor de conhecimento. Paulo Freire, estaria inserido dentro desse universo da teoria crítica enxergando o currículo como caminho para a libertação e que o aprendiz nunca deverá ser apenas um depósito de conhecimento e que para tal a prática pedagógica deve estar embebida de muita reflexão e contextualização local.  

Por fim, cabe ainda salientarmos a existência da teoria pós-crítica. A teoria pós-crítica que ressalta a existência de um mundo multicultural e que o currículo deve levar em consideração esse universo rico em diversidades. Ao propor um currículo baseado na teoria pós-crítica todas as diferenças sociais, de gênero, raciais, étnicas e afins seriam levadas em consideração e seriam contempladas e isso promoveria uma sociedade mais justa, tolerante, respeitosa e harmônica, beneficiando a sociedade como um todo. Atualmente muitos Estados brasileiros já seguem esse perspectiva pós- crítica em seus currículos oficiais.  

Em suma, entendermos como os currículos foram pensados e planejados ao logo da história escolar se faz de profunda importância a medida que entendemos currículo não apenas como um papel formal e burocrático onde estão dispostos conteúdos a serem aplicados, precisamos entender o currículo como uma extensão da escola como reflexo social, político e econômico e que impacta grandemente na construção das próximas gerações e por isso devemos tratá-lo e analisá-lo com muita atenção e cuidado.

Referências Bibliográficas

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35 ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 2003.

HORNBURG, N.; SILVA, R. Teorias Sobre Currículo Uma análise para compreensão e mudançaRevista de divulgação técnico-científica do ICPG. 3 n. 10 - jan.jun./2007.

SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do Currículo. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Teorias de Currículo e suas aplicabilidades

As teorias de currículo, desenvolvidas na sociedade ao longo do tempo e por todo contexto educacional que partem a partir da idade Moderna, precisam ser entendias não apenas como simplesmente teorias, elas precisam ser refletidas e colocadas em prática dentro dos ambientes escolares, levando em consideração cada realidade, cada contexto e cada situação escolar. Sendo assim, as teorias possibilitam reflexão e ação e não são apenas ideias engessadas.  Dessa forma, devemos fazer esse exercício de extrema importância, pensar as teorias na prática e no dia a dia dos contextos educacionais.

Partindo da teoria tradicional, a mais antiga, podemos enxergá-la em contexto educacionais bem específicos, que veem os alunos apenas como depósitos de informações e conteúdos, que pensam em formar alunos para o abastecimento do mercado de trabalho, mecanizados, pouco reflexivos. Vejo essa realidade muito presente em alguns contextos, como em escolas técnicas, que não refletem sobre sua prática e que ainda mantém como objetivo educacional apenas a formação de mão de obra barata para um país subdesenvolvido. Isso não quer dizer que todas as escolas técnicas, que existem atualmente e que eram muito comuns no Brasil nas décadas de 1960/1970/1980, seguem um padrão tradicional, diferentemente, por exemplo, das escolas coloniais brasileiras administradas pelos jesuítas que eram unanimemente assim, porém, ainda existe a tendência dessas escolas privilegiarem uma educação mecanizada , que tendem desenvolver habilidades nos alunos para o mundo capitalista , industrial e tecnológico no qual estão inseridos. Gostaria de ressaltar ainda, que tais contextos educacionais ao invés de democratizarem a educação a torna ainda mais excludente, visto que os alunos só tem acesso aquilo que é pertinente a sua futura função trabalhista ou realidade social, fora isso que temos o fato de que atualmente a tecnologia e industrialização estão num modelo tão intensivo que conviemos com uma situação bem contraditória, com a mesma velocidade que os aprendizes são ensinados e inseridos no mercado logo se tornam obsoletos e dispensáveis devido as inovações que não conseguem , devido a falta de dinheiro para investimento em suas carreiras ou afins, alcançar , se tornando assim ainda mais submissos a dinâmica capitalista e excludente e o pior não são capazes de perceber tal situação, visto que não receberam educação ideal para se tornarem esse tipo de cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com