TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS NAS ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DOS GUARARAPES

EMILY ALBUQUERQUE

ÍTALO RAPHAEL

JANE KELLY

JOSÉ GILSON

JOSIELLY MIRANDA

LÉLIO ALBERTO

MARIANE HELENA

RICARDO MOCOCK

SANDRA AMÉLIA

APLICABILIDADE DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS NAS ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI

JABOATÃO DOS GUARARAPES

2018

         As teorias administrativas foram e são instrumentos importantíssimos para o crescimento e aprimoramento do meio comercial e suas organizações no decorrer da história.

Utilizando-se de variáveis como tarefas, estruturas, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, esses princípios administrativos são o diferencial em qualquer organização até os dias de hoje.

Tudo começa em 1903 quando se teve a necessidade da racionalização do trabalhador no nível operacional da empresa, mas nesse caso ainda sem prestar atenção na socialização do mesmo.

Surge a teoria burocrática em 1909 a partir de Max Weber fundamentada principalmente nos fundamentos da racionalidade, porém essa contava com a desvantagem da rigidez e lentidão.

Em 1916 surgiu a teoria clássica de Fayol com ênfase na estrutura, mas focada na gerência.

1932 aparece a teoria humanista com ponto de convergência nas pessoas, surgiu a partir do estudo de Howthorne, seus principais pontos eram comunicação, liderança, motivação e dinâmica de grupo, todos com enfoque na organização informal.

Em 1947 temos a teoria estruturalista que foca tanto na estrutura quanto no ambiente da organização no aspecto formal ou informal.

1954 irrompe a teoria neoclássica que se sustenta basicamente através da reafirmação dos princípios da teoria clássica e geral administração.

1957 cria-se a teoria comportamental, com ênfase nas pessoas porem com aplicabilidade behavorista, seria uma variável da teoria humanista, mas inserindo isso no contexto organizacional.

E em 1972 a teoria contingencial aparece com visão sobre o ambiente e as tecnologias, passa a defender que cada caso é um caso e precisa ser visto com atenção direcionada.

A partir de todas as teorias administrativas acima descritas, podemos citar casos reais em que foram utilizadas e tiveram êxito no trabalho proposto.

Como é o caso da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com