TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  18/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.924 Palavras (16 Páginas)  •  6.611 Visualizações

Página 1 de 16

A atividade de Estágio – Gestão Escolar e seu respectivo relatório consiste no resultado das visitas e observações na Escola Arca de Noé, como exigência da disciplina de estágio em Gestão Escolar. O presente estágio está ligado com a equipe pedagógica em especial o pedagogo, que é o profissional que tem como função organizar e articular o trabalho pedagógico na escola, e a construção do relatório foi preparado com a finalidade de expor suas práticas gestoras e relacionar de forma direta algumas características da instituição escolar pesquisada. Com isso tenho como objetivo identificar os gestores e suas funções, observando e refletindo no que realmente é praticado no espaço escolar no cotidiano. Sua importância é imprescindível, pois incentiva a prática das experiências e competências adquiridos e desenvolve a capacidade crítico - reflexiva do futuro gestor. A metodologia utilizada do estágio e o relatório foi a visita pessoal a instituição escolar escolhida e por meio de entrevistas com os sujeitos da escola e análise da documentação escolar, principalmente o Projeto Político Pedagógico. Além da Introdução o relatório irá expor a realidade da escola pesquisada e os resultados obtidos, através de seu desenvolvimento com a identificação da escola, a concepção pedagógica e em especial a descrição e análise reflexiva das atividades trabalhadas seguindo seu roteiro com as devidas observações e respostas solicitadas.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Arca de Noé está situada na rua Pitágoras número 151,no bairro Teotônio Vilela na cidade de Ilhéus-Bahia. A escola existe a mais de 20 anos,funcionando nos turnos matutino e vespertino, sob a direção de Maria Zilma Feitosa.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio Curricular Obrigatório tem como objetivo oportunizar ao aluno estagiário condições propícias ao desenvolvimento de sua prática administrativa, mediante observações, trabalho pedagógico, vivência e intervenções sistematizados em situações que se apresentam no campo de estágio fundamentados na teoria e nos saberes da experiência vivenciada na escola de Ensino Fundamental, fazendo uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão da escola, dos programas de ensino, promovendo, desta forma, condições de instrumentalizar-se para a profissão. O mesmo proporciona aos futuros gestores um maior conhecimento prático, conhecendo as modalidades de gestão na escola como descrição do espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições, análises e aplicabilidade do trabalho de gestão, a relação teoria e prática do trabalho pedagógico.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Durante o estágio, foi possível perceber a presença da rotina na instituição, embora a equipe pedagógica, direção e cada turma em sala de aula, se organizasse de diferentes maneiras.

Tanto a entrada quanto a saída tende a atender horários rigorosos,por funcionar em sistema de rodísio, o intervalo atende à todas as turmas no mesmo horário,salvo as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental que tem horário fixo de intervalo,a secretaria funciona constantemente,bem como a sala dos professores que é sempre movimentada durante todo momento,devido a troca de professores a cada hora aula. As atividades desenvolvidas pelos alunos durante o estágio é rotineira,hora de chegada,intervalo,saída.

O estágio na Gestão escolar se iniciou no dia 11 de Agosto de 2017 da seguinte forma: • 11/08 - Observação da rotina da diretoria e secretaria; • 14/08 - Leitura e registros dos documentos: Lista Piloto, Prontuário do aluno e histórico escolar; • 15/08 - Leitura e registros dos seguintes documentos: Pasta estágio, Livro de ponto, lista de funcionários • 16/08 -Observação e registro sala AEE, Sala de leitura e Funcionários; • 17/08 - Observação e registro acervo pedagógico e recursos materiais; • 18/08 - Relatório aspecto estrutural da escola; • 21/08 - Leitura e descrição dos seguintes documentos: Ata Conselhos de Classe, A.P.M. e Conselho Escolar; • 22/08 -Leitura e descrição do Plano Gestor; • 23/08 - Recursos Financeiros; • 24/08- Finalização das leituras e descrições durante o estágio. Assim, finalizei o estágio no dia 30 de Agosto de 2017, totalizando as 52 horas necessárias,com as informações para o início da elaboração deste relatório. III

As observações feitas sobre a situação atual da escola proporcionaram conhecer sua realidade pedagógica e administrativa. As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas, foi possível perceber claramente a distância entre o que está escrito na Proposta Pedagógica da escola e o que acontece na instituição no seu dia a dia. O regimento escolar no que se refere à documentação funciona de comum acordo, percebe-se, que os funcionários administrativos desempenham com competência e ética suas funções, referentes à documentação e escrituração escolar, matrícula, transferências, atendimento ao público e demais atribuições. A gestão financeira a princípio é equilibrada, a direção administra os recursos financeiros, aplicando em melhorias para a escola e em material de suporte pedagógico.

Vale destacar, que as observações foram de estrema significância para a minha formação, pois mim permitiu avaliar o novo cenário a nossa frente e procurar firmar minha postura enquanto futura gestora ou educadora. Assim, a experiência profissional adquirida nos possibilitou a observar que o gestor possui um ritmo próprio de desenvolvimento frente à direção de uma escola. A observação se deu na gestão da escola e nos possibilitou perceber que o gestor desenvolve uma gestão democrática participativa e de comum acordo com os demais funcionários.

Nosso desafio foi como traçar nossos objetivos para trabalharmos junto ao gestor sem tirar de vista a sua autonomia e prestar um trabalho democrático em parceria com o gestor, com os professores e os demais funcionários que sem dúvida, é uma das maiores preocupação do diretor, e que todo profissional comprometido com a gestão educacional tem que possuir.

Esta fase, diz respeito à inserção definitiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com