TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

4        PLANOS DE AULA        12

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        16



INTRODUÇÃO

I - Introdução:  

A conclusão do Estágio Supervisionado – docência na Educação do Ensino

Fundamental I tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma prévia experiência da prática docente, através da observação pode-se relacionar a prática com princípios teóricos estudados até o presente momento.  O estágio propõe estratégias para que o acadêmico busque uma prática significativa.  O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal de Educação básica Doutor Vicente Zammite Mammana, no período da Manha.

A  EMEB Doutor Vicente Zammite Mammana fica no município de São Bernardo do Campo, Estado  de  São  Paulo.  Esta etapa do estágio teve uma carga horária total de cinqüenta horas.   O relatório apresentado traz em sua composição a descrição das experiências vivenciadas pelo acadêmico, a relação entre o professor e o aluno, observando a estrutura física e administrativa, enfim avaliando o ambiente escolar

Como um todo.  Sabe-se que o ensino fundamental de nove anos foi introduzido no contexto educacional brasileiro, em termos de legislação educacional, em dois momentos relativamente próximos, porém distintos.  Inicialmente por meio da Lei

11.114, de 16 d e maio de 2005, modificando no artigo 6º da Lei nº 9.395/96 (Lei de Diretrizes e Bases da  Educação  –LDB)  determinando  que  fosse  diminuída  de  sete para seis anos a idade mínima da criança p ara o ingresso d o Ensino Fundamental e mantendo  o  dever  dos  pais  ou   responsáveis  de  efetuar  a  matrícula  das  crianças dessa  idade.  Nove  meses  de pois  foi  sancionada  a  Lei  11 .274,  d e  seis  de  fevereiro de  2006 ,  determinando  que  o  Ensino  Fundamental  passasse  a  ter  a  duração  de nove  anos.  Leis  que  estudamos  no  curso  e  vamos  conhecê-las  na  prática  através do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I, que veremos a seguir.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A EMEB Doutor Vicente Zammite Mammana é uma escola da rede municipal de São Bernardo do Campo.

A observação se foi dada em duas turmas de 1°ano e 2°ano, com aproximadamente 25 alunos em cada sala. Todas as salas são mantidas com uma docente e uma auxiliar de sala. Os alunos são residentes na comunidade local e adjacências.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A EMEB Doutor Vicente Zammite Mammana, é uma escola da rede municipal de São Bernardo do Campo, fica localizada na rua Oscarito n°25, no bairro Planalto. E uma região estruturada com ruas pavimentadas, próximo a casas residenciais, comércios, creches, igreja, transportes públicos, tem toda infra-estrutura necessária beneficiada por todos os serviços públicos, como energia elétrica, água encanada, rede de esgoto, coleta de lixo, e controle da dengue, a Escola foi fundada em 13 de junho de 1988.

A escola de ensino fundamental I possui aproximadamente 482 alunos matriculados. A instalação tem uma boa estrutura física, constando 18 salas de aula, 1 biblioteca, 1 sala de vídeo, 1 sala de informática, 2 salas de reforço escolar, 2 quadras, amplo parquinho, estacionamento, na área administrativa tem 2 salas para a secretaria, 1 para diretoria, 1 sala de professores, 1 cozinha e área para merenda escolar.

O corpo docente é formado por 20 professores efetivos, dois professores de artes, dois professores de educação física, e 10 auxiliares de sala.

A observação se foi dada em duas turmas de 1°ano e 2°ano, com aproximadamente 25 alunos em cada sala. Todas as salas são mantidas com uma docente e uma auxiliar de sala. Os alunos são residentes na comunidade local e adjacências.

Horário de Funcionamento:

 Período da manha: Entrada as 07h00min, com intervalo para almoço as 10h00m de 30 minutos, e Saída a partir de 11h40min.

Período da tarde: Entrada as 13h00m, com intervalo para lanche às 15h30min de 30 minutos, e saída a partir das 17h40min.

O corpo gestor e formado por um diretor, um vice-diretor, uma coordenadora pedagógica, dois agente escolares, seis faxineiras terceirizadas, e seis cozinheiras terceirizadas.

CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA

2°ANO B

25 ALUNOS

PROFESSORA: FABIANE GRITTE BUZZO

PERIODO: MANHÃ

IDADE: 8 ANOS

SALA: 8

FORMAÇÃO DOS DOCENTES: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA


  1. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Diário de observação

Instituição:Emeb Dr.Vicente Zammite Mammna

Data: 30/03/2018 a 26/04/2018

Local: SBC

Hora de Inicio/termino da aula: 7:00h as 11:40h

Professor Regente: FABIANE GRITTE BUZZO

Nível/ano: 2°ano B ciclo 2

Estagiário(a): Daiane R.R.Santos

  1. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO
  1. Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados:

 (  ) Individualmente, sendo um atrás do outro.

(  ) Em grupos.

 ( x) Em duplas.

(  ) Em trios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (269.4 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com