TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  31/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.824 Palavras (24 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

4        PLANOS DE AULA        12

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        23


INTRODUÇÃO

        No presente trabalho, aborda reflexões importantes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo visto como estágio supervisionado e suas contribuições para a formação docente.

Este trabalho refere-se a um relato de experiência, vivenciado pelo estágio em turmas dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, realizado na EMEF Prof. Miguel Costa Júnior, situada na Estrada Egilio Viorello, 2132, Bairro Jd. Maria Beatriz, Carapicuíba/SP, realizado no período matutino, apresentado ao curso de pedagogia EAD, no polo Vila dos Remédios, Osasco/SP. O estágio foi realizado em momentos de diários de observações de prática pedagógica, planos de aula e regência, o mesmo foi desenvolvido através de pesquisa.

O diário de regências é composto por planejamento das aulas, incluindo as áreas de conhecimentos, conteúdos, objetivos, procedimentos, atividades, avaliação e fechamento. Já o diário de observação participativa é elaborado através de todos os registros realizados pelo estagiário no período de observação.

Os temas foram diversificados e criativos, com isso fez com que as crianças explorassem a imaginação, o espaço e a integração perante o aprendizado.

O Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente nos 3º, 4º e 5º anos é uma etapa indispensável no processo de formação no Curso de Pedagogia, a partir dessa vivencia em sala de aula que conseguimos ter a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, contribuindo para uma prática educativa que possibilite formar professores a partir da análise e reflexão, da crítica e das novas maneiras de fazer educação, que podem ser construídas.

Em relação à intervenção foi um momento excepcional para a minha formação docente, pois é através da experiência do estágio que pude avaliar minha pratica pedagógica contribuindo assim para um desenvolvimento de forma integral do aluno.

O estágio proporcionou experiências profissionais e aprendizagem para a construção de um educador, contribuindo para a formação inicial e prática pedagógica.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        

        Este trabalho é uma fusão das teorias apresentadas nas disciplinas diversas que construíram meus saberes pedagógicos quanto discente, das ofertas dos saberes dos mestres que de forma tão responsável compartilharam conosco suas vivências, e com a escola, que o campo onde podemos vivenciar o que vemos de forma teórica até o momento. O estágio em si é um momento de grande valia para o estudante.

        Foram nos dado todos os procedimentos necessários para que a concretização do estágio fosse efetivamente realizada, mesmo porque sem as devidas orientações seria muito difícil relatar com tanta veracidade o que estará neste trabalho.

        A minha apresentação na EMEF. Prof.º Miguel Costa Junior, foi feita pela diretora da unidade escolar . Apresentou-me aos funcionários, professores, sala por sala, me deixando tranquila para escolher a sala na qual pretendia realizar meu estágio.

        A escola localiza-se na Rua Egídio Vitorello, 2132, Jardim Angélica – Carapicuíba – SP – CEP: 06365-210. É uma escola municipal com uma estrutura própria e ampla, contendo estacionamento, parque, salas de aula, área da gestão e pátio.

        No seu entorno encontramos uma grande variedade de comércios, desde os menores como padarias, açougues, pizzarias, bazares, autoescola e academias de ginástica, até aqueles que obtêm maior expressividade no bairro como grandes mercados. Quanto à infraestrutura possui alimentação escolar para os alunos, água filtrada, água da rede pública, energia da rede pública, esgoto da rede pública e lixo destinado à coleta periódica.

        Também podemos encontrar próximo da Unidade Escolar um grande número de ônibus que atende à população com diversas linhas municipais e intermunicipais. O bairro é de classe média baixa e completamente residencial, sem indústria e empresas, apenas com um número de comércios para atendimento do público local.


        2  CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

                  A escola Prof. Miguel Costa Júnior atende aos alunos do Ensino Fundamental, nos anos do 1º ao 5º ano com uma média de 30 a 35 alunos por sala. Os horários dividem-se em dois períodos sendo um matutino (07h00 às 12h00) e vespertino (13h00 às 18h00).

        Os alunos têm aula nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza, Artes e Educação Física. A instituição apresenta diversos projetos na área de alfabetização e letramento e nas áreas de linguagem, escrita e leitura. Com a colaboração de todos os funcionários a escola funciona de forma organizada e tranquila, o número total de funcionários é de 108 pessoas.

        A organização dos espaços é bem dividida, possui sala de diretoria, sala de professores, cozinha, parque infantil, estacionamento, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta, sala de leitura, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, despensa e pátio coberto, o prédio possui 15 salas, existem mais duas no anexo próximo a Unidade Escolar. O anexo atende alunos de primeiro ano, isso ocorre por haver um grande número de procura pela escola. Como o bairro é grande e possui apenas essa escola nas redondezas a busca por vagas é abundante, com uma lista de espera enorme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (401.4 Kb)   docx (208.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com