TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DATA DE INÍCIO DA SALA DE AULA DE PROJETOS E PRÁTICAS 3

Por:   •  23/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

DATA DE INÍCIO DA SALA DE AULA DE PROJETOS E PRÁTICAS 3

DATA

Abertura da Sala de Aula 15/02/2022

Licenciandos (a) Componentes do Grupo

Nome

Nome

1º. Momento – ESTUDO DA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A SUA RELAÇÃO COM O TEMA “EDUCAÇÃO SOCIAL”

Leia o livro “Pedagogia do Oprimido” e escreva, a partir da sua perspectiva, as ideias principais apresentadas pelo autor e como estas se relacionam com a temática da disciplina “Educação Social”.

Você é um licenciando (a) pesquisador (a)!

  1. Resumo do livro “Pedagogia do Oprimido” e a relação com a temática da disciplina:

Como já diz o nome do livro ele aborda a questão do “ensino opressor” onde os alunos têm o papel de receptores de conteúdo, muitas vezes sem entender o local de fala que ele ocupa na sociedade.

O oprimido sem perceber é condenado a viver o resto da sua vida preso na mentalidade ditada pelo seu opressor, sem conseguir escolher seu próprio curso de vida, e seus descendentes também.

Apesar de o livro ser bem antigo, podemos inserir no nosso contexto com muita facilidade, pois nos dias de hoje ainda vivemos uma pedagogia engessada onde governantes que pouco se importam com educação, moldam o currículo de acordo com o que lhe convém e não com o que deve ser ensinado.

Em nosso modelo de educação atual não se fala sobre direitos civis, qualidade de vida, democracia e como ela funcional de verdade, etc. e é ai que chegamos à conclusão: O nosso modelo atual de governo dominado pela elite não se agrada de um povo que é unido, e sabe seus direitos, há benefícios na classe operaria alcançar chefia, porque isso os “desvalorizariam” e como ninguém quer perder poder, essa roda gigante tem se arrastado por anos e anos.

2º. Momento – PESQUISA, RESUMO E REFLEXÃO

Pesquise um artigo acadêmico e um outro conteúdo (vídeo, podcast, reportagem, imagem, entre outros) que se relacionem com as temáticas apresentadas na obra estudada, Pedagogia do Oprimido, e com a disciplina.

Importante: Todos os textos e todos os materiais audiovisuais deverão ser lidos/assistidos na íntegra!

Você é um(a) licenciando (a) pesquisador (a)!

a) Artigo acadêmico pesquisado que se relacione com a obra “Pedagogia do Oprimido” e a temática da disciplina.

A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A PRÁXIS PEDAGÓGICA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE 210-13490-21092015-190501.pdf (uece.br)

O artigo faz um prevê resumos sobre ideias de cada capitulo do livro e em sua conclusão afirma que a educação no Brasil ainda é precária e dominada pela elite.

b) Livre Escolha do (a) Licenciando (a) Vídeo

(25) Resumo da Obra: Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire - YouTube

É feito um resumo da obra capitulo por capitulo, contextualizando de forma que fique mais clara e objetiva para o leitor entender em que contexto social se aplica.

3º. Momento – APRESENTAÇÃO DA CURADORIA DIGITAL – Após o estudo da obra “Pedagogia do Oprimido” e do material pesquisado, o (a) licenciando (a) deverá apresentar as ideias centrais, com o apoio de uma tecnologia digital de informação e comunicação, disponível na web. A apresentação poderá ser no formato de fichamento, resumo, mapa mental, áudio, vídeo, entre outras possibilidades.

<inserir o nome da apresentação>

https://prezi.com/i/rj7oumrsv7k0/

Como o material estudado em sua curadoria pode ajudar a responder à pergunta norteadora da nossa disciplina?

Pergunta norteadora:

Como construir atividades pedagógicas capazes de estabelecer um fortalecimento individual e coletivo de pessoas e/ou grupos em situação de vulnerabilidade? 

A Leitura e pesquisa sobre (pedagogia dos oprimidos) nos faz refletir sobre a educação publica no Brasil, onde por suas políticas pedagógicas feitas por governantes e não pedagogos nos fazer ser apenas repassadores de conteúdo quando na verdade deveríamos estar ensinando nossos alunos a desenvolver seu senso critico, para que assim eles conseguissem mudar o contexto em que vivem levando em conta que maior parte da população brasileira é pobre e frequentaste do sistema de ensino publico.

  1. APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO OBSERVADO

Nome do espaço

Fundação Angélica Goulart

Endereço/link da Internet do espaço:

https://www.fundacaoangelicagoulart.org.br/

Área de Atuação:

Recreação, letramento, atividades complementares à escola, apoio familiar, empoderamento de mulheres.

 Acesso a informática, capacitação profissional, pré-vestibular comunitário, formação cultural, grupos artísticos, gincanas, acesso à cidade

. Garantia de direitos, incidência política, articulação parlamentar, participação infantil, práticas sustentáveis, nutrição, gabinete dentário, desenvolvimento local.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e mulheres.

Como este espaço atua para a transformação social do contexto na qual está inserida?

A instituição tem um papel muito importante no bairro onde está inserido. Durante anos a instituição era utilizada por mães solteiras que não tinham onde deixar seus filhos e viram lá como um lugar onde pudesse deixar seus filhos despreocupados, pois além da alimentação lá eles teriam todo suporte que precisasse.

Análise dos dados da observação

Descrição da análise a partir da perspectiva do (a) licenciando (a).

A pesquisa me deu a oportunidade de apresentar uma fundação que admiro a anos, a conheço desde que seu nome era (fundação Xuxa Meneguel), sei que seu trabalho além de pouco divulgado é maravilhoso perante as crianças e muitos deles estão por ai a fora longe de toda e qualquer marginalidade que poderia ter estragado a infância deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com