TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO CEAD

CURSO: LETRAS

Disciplinas norteadoras: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

 

DESAFIO PROFISSIONAL

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: RERISON RODRIGUES


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------?

JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------------------?

OBJETIVOS --------------------------------------------------------------------------?

METODOLOGIA---------------------------------------------------------------------?

CRONOGRAMA---------------------------------------------------------------------?

AVALIAÇÃO-------------------------------------------------------------------------?

REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------?


1-INTRODUÇÃO

O Colégio Futuro uma instituição privada atende 2.000 alunos entre Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º,2º e 3º ano) com perfil socioeconômico de classe alta, fica localizado em bairro nobre no centro da cidade, o Colégio Futuro tem por objetivo estar sempre em conjunto com os pais e a comunidade, por este motivo existem atividades planejadas que relacionam os conteúdos curriculares à vida em comunidade.

O Colégio conta com estrutura composta por 35 salas de aula que possuem carteiras anatômicas, ventiladores e equipamentos de multimídia como: caixas acústicas, projetor, computador, iluminação adequada e aparelhos de TV.

Há no Colégio também um auditório, tendo em vista o aprimoramento contínuo por meio de palestras ou apresentações, vídeo aulas e outras práticas visando dinamizar o ensino. O espaço conta com 200 lugares, ar condicionado, data show, Internet, laptop caixas acústicas e microfones.

Para pesquisas e trabalhos, os alunos contam com uma biblioteca atualizada com acervo de livros, periódicos científicos, revistas, filmes e jornais, além de computadores à disposição dos alunos para pesquisas em acervos online. O ambiente arejado e espaçoso propiciando o trabalho em grupos.

O laboratório de informática possui rede local que interliga todos os computadores ao servidor central. Todos os computadores são de última geração. O espaço do laboratório é amplo e com ar condicionado. Há a disposição trinta (30) computadores com conexão de banda larga.

O laboratório de Ciências é composto de microscópios ópticos modernos, vidrarias, reagentes, modelos anatômicos, acervo de seres vivos com mais de 500 exemplares, além de vários animais empalhados. Estes materiais estão disponibilizados  para que os alunos tenham aulas práticas e enriqueçam seus conhecimentos. O laboratório atende as disciplinas de Ciências, Biologia, Física e química. O Laboratório Multidisciplinar é um espaço amplo e bem equipado que  conta com um auxiliar preparado para oferecer suporte aos alunos durante as aulas.

A quadra poliesportiva conta com espaço de 1.600 m², contendo sala de professores/técnicos, enfermaria, depósito para materiais usados em aulas, vestiários com banheiros femininos e masculinos e sanitários.

O Colégio utiliza o sistema Poliedro de Ensino, o sistema conta com 6 coleções. As coleções utilizadas são: Coleção Callis para o fundamental II e Coleção ensino Médio para o ensino médio. Os alunos do 3º ano do ensino médio têm todo o apoio necessário para uma preparação sólida e coerente, pois a coleção é composta de livros de teoria, cadernos de sala e diversos materiais complementares que potencializam os estudos na fase pré-vestibular.

O material abrange as diversas áreas do conhecimento e dispõe de informações atuais e atividades contextualizadas que estimulam o aluno a dominar linguagens, compreender fenômenos, resolver situações-problema e construir argumentação, bem como elaborar respostas e estratégias para interferir nos rumos da sociedade, o que é, particularmente, avaliado no Exame Nacional do Ensino Médio.

O corpo docente do ensino Médio é formado por 24 professores, todos graduados e pós-graduados em áreas específicas, os professores trabalham em tempo integral quando não ministrando aulas, estão trabalhando em projetos e oficinas oferecidas pela escola aos alunos.

A proporção aluno x professor é de 25 a 30 alunos por turma, os professores são muito envolvidos com os alunos, atendendo prontamente às necessidades deles.

A escola funciona no período matutino e vespertino. O ensino médio trabalha todo no período matutino para que os alunos possam disfrutar das oficinas e projetos oferecidos a eles em período diferente ao de aula. Todo apoio pedagógico é dado aos alunos que precisam desenvolver as habilidades e competências necessárias para sanar algumas dificuldades que ainda persistam na trajetória da sua vida escolar. Por esta razão o percentual de repetência é bem baixo.

Por ser um colégio que atende alunos de classe alta, a diversidade cultural, racial, étnica e principalmente social é muito trabalhada, visando a construção o pensamento crítico e a concepção de igualdade. Além disso, o trabalho no ensino médio é desenvolvido visando o futuro. Com o objetivo de auxiliar os alunos na tarefa da descoberta vocacional, a escola realiza palestras com profissionais de diversas áreas, durante as quais os alunos podem participar de fóruns de discussões e ampliar seus conhecimentos a respeito das diversas áreas profissionais.

       2- JUSTIFICATIVA

Este projeto será desenvolvido com o objetivo de esclarecer, modificar hábitos, atitudes, autoestima e relacionamentos e agregando responsabilidade aos alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Futuro em relação à escolha profissional.

A escolha profissional começa quando o indivíduo se torna consciente de que uma profissão pode satisfazer suas necessidades. Não se trata apenas de encaminhar o jovem, mas sim de proporcionar a ele as especificidades das profissões de forma a orientá-lo neste processo de identificação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (226.6 Kb)   docx (244.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com