TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplinas norteadoras: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

MADALENA GAMA DE LIMA

PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

NOME DA TUTORA: Eliane Maria da Silva Anunciação

TERENOS / MS

19 DE NOVEMBRO/2016

INTRODUÇÃO

O desafio a seguir trará informações muito interessantes e um grande proveito para os atuais e futuros professores, informações essas que levaram o professor a um contato mais tranquilo e com uma desenvoltura grandiosa diante de seus alunos. Tudo que se aprende com relação a formação de uma criança e muito vantajoso, pois essa criança será o adulto de amanhã.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1

Conhecendo as fases do desenvolvimento infantil, os professores podem com mais facilidade compreender as necessidades de cada criança, facilitando assim o convívio e a adaptação destas dentro do centro de educação infantil.

- Como as crianças se desenvolvem?

Segundo Piaget (PULASKI, 1986), a adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. A outra tendência é a organização. Que constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes. Ainda segundo o autor, a adaptação acontece através da organização, e assim, o organismo discrimina entre a miríade de estímulos e sensações com os quais é bombardeado e as organiza em alguma forma de estrutura. Esse processo de adaptação é então realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação.

Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui, possibilitando a ampliação de seus esquemas.

Já na acomodação o esquema ou a estrutura são modificados, em virtude das particularidades do objeto a ser assimilado.

O balanço entre assimilação e acomodação e chamado de adaptação.

- Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?

• Sensório-motor (0 – 2 anos);

• Pré-operatório (2 – 7 anos);

• Operatório-concreto (7 – 11 ou 12 anos);

• Operatório-formal (11 – 12 anos em diante);

- Quais as características de cada fase de desenvolvimento?

De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases na mesma sequência, porém o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo

Período Sensório-motor (0 a 2 anos): De acordo com a tese piagetiana, “a criança nasce em um universo para ela desorganizado, confuso, habitado por objetos de curta duração que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção, com tempo e espaço subjetivamente sentidos, e causalidade reduzida ao poder das ações, em uma forma de poder total”. No recém-nascido, portanto, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que rodeia a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos.

Pré-operacional (2 - 7 anos): Nesta fase aparece a linguagem oral, onde surgem os esquemas representativos, onde o pensamento pré-operatório recebe o nome de pensamento egocêntrico, que é um pensamento não flexível que tem como ponto de referencia a própria criança. Essa fase eles não aceitam a ideia do acaso, e tudo deve ter uma explicação, (“fase dos por quês”).

Operatório Concreto (7 -11ou12anos): Onde o pensamento lógico e objetivo adquire preponderância, torna-se menos egocêntrico. O real e o fantástico não mais se misturaram em sua percepção. Muito importante de destacar nesta fase é a facilidade com elas se revertem, ao anterior, capacidade da representação de uma ação no sentido inverso.

Operatório Formal (11 ou 12 anos em diante): Reside no fato de que o pensamento se torna livre das limitações da realidade concreta, se tornando capaz de raciocinar logicamente acontecendo a libertação das amarras do mundo concreto, permitindo ao adolescente pensar e trabalhar não somente com a realidade concreta mas também com a realidade possível. As crianças alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

PASSO 2

- Por que a brincadeira é importante?

Porque a criança se expressa, tem a sensação de liberdade, relaxa, ensina a criança a respeitar as regras, aprende novas linguagens, desenvolve habilidades e circula pelo mundo da imaginação.

E como dizia Maluf (2003) pondera que: “o brinquedo não é apenas um objeto que a criança usa para se divertir e ocupar o seu tempo, mas é um objeto capaz de ensinar e de torna-la feliz ao mesmo tempo”.

- A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?

Ela vai aprendendo naturalmente a brincar, se desenvolve aos poucos, observando e imitando os adultos. E cada cultura desenvolve de um jeito.

- O que a criança aprende através da brincadeira?

Ela aprende a distinguir os objetivos pontiagudos, qual textura, aprendem a se movimentar, a decidir que brinquedo vai querer, aprende a imitar outras crianças, e também os adultos, se coloca em uma postura, aprende a tomar decisões, muda a forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com