TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  6/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS:

Organização e Metodologia da Educação Infantil, Brinquedoteca e o Elemento Lúdico, Didática do Contar Historia, Literatura Infanto juvenil e Multimeios Aplicados a Educação.

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutora Presencial: Kely Cristina Zimmernann

Tutora EAD: Aline Rodrigues da Silva

Jaraguá do Sul, 26 de outubro de 2016.

SUMÁRIO

1. Introdução ...........................................................................................3

2. Desenvolvimento..................................................................................4

2.1. Passo 1.........................................................................................4

2.2. Passo 2.........................................................................................5

2.3. Passo 3.........................................................................................5

2.4 Passo 4..........................................................................................5

2.5 Passo 5..........................................................................................6

3. Considerações finais............................................................................8

4. Referências Bibliográficas ...................................................................9

INTRODUÇÃO

A Brinquedoteca é um espaço que proporciona por meio de atividade lúdica a construção e reconstrução do conhecimento, sendo um ambiente de compreensão da realidade como um todo.

A Criança precisa do brincar, vivenciar, criar para adquirir conhecimento. A criança de até sete anos de idade tem necessidade do lúdico para assim ser motivada a descobrir o novo. É importante que a criança manuseie o brinquedo, pois é neste momento que acontece a concretização da aprendizagem, pois a partir dela que as crianças trocam experiências vividas e são capazes de interagirem com o desconhecido, expondo a sua e conhecendo outras culturas.

Na brinquedoteca as crianças encontram uma variedade de brinquedos e jogos cuidadosamente escolhido por profissionais, jogos e brinquedos estes que possibilitam um melhor desenvolvimento, aguçando a capacidade de imaginação e concentração da criança.

Passo 1

A importância dos professores conhecerem as fases do desenvolvimento infantil para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

O professor de educação infantil deve além de paciência, capacidade para expressar afeto e domínio com crianças, tem a importância de entende-las em todas as fases do desenvolvimento, quanto menor a criança maior deverá ser o seu nível de conhecimento para assim conseguir interpretar no que a criança tem mais interesse e afinidade para assim conseguir nortear o trabalho em cada nível educativo. Devem-se conhecer as características para avançar o desenvolvimento em seus níveis de conhecimento e atender as reais necessidades de cada criança.

As crianças se desenvolvem a partir de seus aspectos sócio-emocionais, afetivo, motor e cognitivo.

Segundo Jean Piaget a criança passa por quatro períodos de desenvolvimento cognitivo, sendo eles:

- Sensório motor- crianças de 0 à 2 anos.

- Pré – operacional- crianças de 2 à 7 anos.

- Operatório concreto- crianças de 7 à 11/12 anos.

- Operatório formal – crianças de 11/12 anos em diante.

Sensório Motor: Define suas percepções sensoriais em esquemas motores para resolver seus problemas práticos, não possuem pensamento, e começam a construir noção de espaço, tempo e casualidade.

Pré-operacional: Aparecimento da linguagem oral, construir esquemas representativos ou simbólicos, desperta o interesse as coisas e animais, a criança ainda nesta fase não consegue similar que pode voltar mentalmente ao ponto de partida.

Operatório Concreto: O pensamento torna-se menos egocêntrico e a criança é capaz de construir um conhecimento mais compatível com o mundo em que a rodeia, o real e a fantasia não mais se misturam em sua percepção.

Operatório Formal: O pensamento se torna livre em sua realidade concreta e a partir de 12 anos a criança se torna capaz de raciocinar logicamente, ocorrendo a libertação do pensamento, das amarras do mundo concreto, permitindo ao adolescente que o pensar é o trabalhar, ou somente com a realidade concreta, mas também com o possível.

Passo 2

A brincadeira é importante porque a criança desenvolve sua cognição, sua capacidade motora e intelectual, isso promove crescimento físico, mental e capacidade de interagir com os outros e desenvolver a ludicidade, o que é muito positivo pois toda criança tem direito de brincar.

As crianças não nascem sabendo brincar, elas aprendem a brincar, de acordo com o desenvolvimento, a cada momento de sua evolução e de acordo com as informações adquiridas em cada momento de aprendizagem. As crianças precisam de mediação para aprender novas brincadeiras seja com regras ou brincadeiras livres. Também é muito importante as crianças brincarem para aprender como as outras novas brincadeiras ou formas diferentes de brincar.

Ao brincar as crianças aprendem a ter senso de criatividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com