TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 2  - BEHAVORISMO

A análise do comportamento é a ciência que tem como objeto de estudo a interação entre organismo e ambiente e suas relações funcionais. Esse estudo traz contribuições quando esclarece sobre variáveis que controlam as interações entre organismo e ambiente. Na Saúde e na Educação, pode contribuir com a geração de tecnologias que possam auxiliar no manejo de comportamentos, por meio da aplicação de seus princípios científicos para mudança comportamental.

Têm garantido ao longo dos tempos que indivíduos com limitações severas no comportamento estejam inseridos na rede regular de ensino e avancem em seu processo de escolarização e aprendizagem, a inclusão de indivíduos com déficit intelectual se fazem cada vez mais presentes no contexto educacional bem como influenciam novas produções. Análise do Comportamento busca contribuir para responder as questões de ensino e aprendizagem e formação de professores. A aprendizagem é a finalidade do ensino.

Quando um aluno não aprende é fundamental que o professor conheça sobre suas dificuldades para planejar e conduzir o ensino, porém não deve transformar essas condições em razões pelas quais o aluno não aprende. Práticas de ensino têm valor na medida em que geram aprendizagem, o entendimento de que a educação especial deveria ser organizada de forma paralela à educação comum, foi durante muito tempo considerado a forma mais adequada de atendimento aos alunos com deficiência ou que não se adequassem ao sistema de ensino regular.

No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. “Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos”.

Alguns alunos têm comportamento inadequado dentro da escola, que alguns pesquisadores chamam de distúrbios de comportamento, esses distúrbios são mais difíceis de serem identificados pelos pais e professores, e mau comportamento não significa que a criança tenha problema de saúde física ou mental.

Quando se fala em distúrbios de comportamento, estamos nos referindo as transgressões mais sérias, como o aluno que se nega a atender praticamente a todo o comando, pedido ou ordem que receba. Mostra-se negativista quase o tempo inteiro, opõe-se a tudo o que lhe é dito e desafia os outros de tal modo que fica praticamente impossível lidar com ela na rotina diária.

Para mudar esse comportamento inadequado do aluno na sala de aula propomos uma maior aproximação entre aluno e professor. Conhecer os interesses e as necessidades dos estudantes torna-se fundamental para a organização de um trabalho pedagógico, deve-se quebrar a distância entre aluno e professor, desta forma os alunos terão maior afinidade com o professor para expor seus anseios, medos e dificuldades e até mesmo se interessar mais pelas aulas.

O professor passará a conhecer a realidade a qual o aluno está inserido e até mesmo a qual ele vivencia, O aluno se sente mais à vontade em sala de aula, em aprender, quando ele possui uma relação boa com seu professor. As vezes os alunos se saem mal em sua aprendizagem e tem um comportamento inadequado dentro da sala de aula, por que estão enfrentando algum problema em casa, e acaba refletindo em seu comportamento em sala de aula, através de uma baixa estima ou até mesmo irritabilidade constante em algumas vezes agressões verbais e físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com