TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 10

                                [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO OSVALDO CRUZ-SP

CURSO PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira;

Educação e Diversidade; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação;

Tecnologias Aplicadas à Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
        

DESAFIO PROFISSIONAL

OSVALDO CRUZ / SP

02/06/2016

SUMÁRIO

Introdução...........................................pg-1

Justificativa.........................................pg-5

Objetivos............................................pg-6

Metodologia.......................................pg-7

Cronograma......................................pg-8

Avaliação..........................................pg-8

Referências......................................pg-9


                COLÉGIO FUTURO

INTRODUÇÃO

        Veio meio deste trabalho, documentar Semana Pedagógica, a quem damos o nome de “Construindo meu projeto de vida”.

        Abordarei os principais tópicos sobre o assunto abrangendo sucintamente o conteúdo como o todo, a fim de que seja de fácil compreensão. Citarei também Projeto de Vida, explicando,desempenho e metas.Espero que esta pesquisa seja de grande proveito intelectual, já que buscarei fazer de forma rápida os conceitos principais sobre o tema proposto.

ESCOLA

        A escola Isac Pereira Garcez, localiza-se na cidade de Dracena-Sp, interior paulista, dele participando alunos e profissionais de diferentes bairros, até mesmo de outros municípios. Fica situada no centro da cidade, tendo em volta residências e o centro comercial. A escola é de rede estadual, os alunos têm em média de 11 anos a 21 anos. Poucos alunos exercem uma vida profissional. Moram com suas famílias e Casa de Abrigo do Adolescente. A escola oferece sala de experiências, sala de informática, sala de vídeo, sala de jogos interativos, num total de 30 salas. A escola oferece ensino fundamental, médio, e o Eja (noturno). Como deficiência dos bairros destacam-se a falta de segurança, sendo necessário uma ronda escolar tanto na entrada e saída dos alunos da escola.

CORPO DOCENTE

        Dos profissionais da educação (professores e funcionários) da Escola Isac, 20% são da secretária, 20% estagiários, 60% professores do ensino fundamental e ensino médio, sendo que 30% destes professores iniciaram suas atividades na escola desde 1990. Tendo três períodos na escola manhã, tarde, noite. No período da manhã a uma média de 400 alunos e tarde 300 alunos, e noite 100 alunos. Sobre o setor educacional têm dedicação especial atenção ao atual papel reservado ao professor e o valor atribuído a eles para que ocorra a adequada incorporação a diversidade cultural dos alunos e a pluralidade pedagógica nas escolas públicas. O corpo docente não está preparado suficiente para o aluno diferenciado, sendo assim recomenda-se a elevação de nível da escolaridade mínima exigida dos profissionais que atuam nas escolas, e projetos de atenção pedagógicos especial para aquele aluno com dificuldades de aprendizagem.

CORPO DISCENTE

 Uma pequena parte exerce uma atividade em numa INSTITUIÇÃO, (Instituição Novo Amanhecer) reforçando seus estudos, como Matemática, Português, Inglês, Ciências Humanas, Participação cidadã, Informática e qualificando-se para a área de trabalho. Outro fato muito importante a escola também está empenhada na Inclusão Social, com alguns alunos. Quanto ao que pretendem fazer após a conclusão do Ensino Médio, as respostas se dividem-se em trabalhar e continuar com os estudo em nível superior.

O desenvolvimento dos jovens não responsabilidade apenas da escola e da família. Quanto maior o envolvimento da comunidade, maiores as possibilidades da educação se tornar uma realidade e alcançar seus objetivos. É preciso que todo o entorno da escola se torne efetivamente um território educador, permitindo que os alunos a toda hora, diferentes lugares e com as mais variadas pessoas, cada qual contribuindo com uma parcela de sua formação. Planejar o futuro, reflexão de  reconhecer,  trabalhar individualmente, motivá-los para conquistar,fazer ter boas escolhas, ser ator do seu próprio futuro,ver o jovem os anseios de cada um,que o jovem tenha uma boa escolha,ter a autonomia de escolher,ser o construtor do seu próprio futuro. O jovem, construir e ter grandes metas. A metodologia é aprender, fazendo.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

 I-Orientações básicas da LDB Projeto Pedagógico é a expressão da autonomia da escola, que deve contar com a efetiva participação dos docentes; a educação escolar dever estar vinculada ao trabalho e a pratica social do educando como princípios educativos essenciais; o currículo é o meio básico para o desenvolvimento das capacidades de aprender e aprender e de construir competências; a referência curricular não é mais a das disciplinas estanques, mas o do desenvolvimento integral do conhecimento humano operativo; promoção da autonomia intelectual e do aprender a aprender; a escola deve migrar das posições de auditório da informação para a de permanente laboratório da contínua aprendizagem; as atividades de ensino devem ser constantemente avaliadas pelos resultados de aprendizagem e pela constituição de competências; o negócio do professor não é o de simplesmente dar aulas, mas sim orientar os estudantes nas trilhas da aprendizagem.

II- Projeto Político-Pedagógico do ensino médio: articulação entre teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual às atividades práticas ou experimentais; integração com o mundo do trabalho por meio de estágios de estudantes do Ensino Médio, conforme legislação específica; utilização de diferentes mídias como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem e construção de novos saberes; capacidade de aprender permanente, desenvolvendo a autonomia dos estudantes; atividades sociais que estimulem o convívio humano; avaliação da aprendizagem, com diagnóstico preliminar, e entendido como processo de caráter formativo, permanente e cumulativo; acompanhamento da vida escolar dos estudantes, promovendo o seguimento do desempenho, análise de resultados e comunicação com a família; atividades complementares e de superação das dificuldades de aprendizagem para que o estudante tenha sucesso em seus estudos; reconhecimento e atendimento da idade e diferentes nuances da desigualdade e da exclusão na sociedade brasileira; valorização e promoção dos direitos humanos mediante temas relativos a gênero, identidade de gênero, raça e etnia, religião, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros, bem como, práticas que contribuam para a igualdade e para o enfrentamento de todas as formas de preconceito e discriminação e violência sob todas as formas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (197.5 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com