TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Curso: Pedagogia

4.ª série- 2017/2

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras:

Didática Do Contar História, Literatura Infanto Juvenil, Multimeios Aplicados Á Educação, Organização e Metodologia Da Educação Infantil E Brinquedoteca e o Elemento Lúdico.

RA

Acadêmicos

1299146757

ENEIDA FATIMA DE PAULA BERTONI

2278636016

LARISSA BREGAIDA VIEIRA

Prof.ªAline  Rodrigues da Silva

Jundiaí/SP

2017


                                             SUMÁRIO[pic 2]

1. INTRODUÇÃO.................................................................................

Pagina 3

2.OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS......................................... ............................................................

Pagina 4

3. JUSTIFICATIVA ...............................................................................

Pagina 5

4. DEFINIÇÃO DAS AÇÕES E ESTRATÉGIAS.................................

Pagina 6

5. MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS............................................. .....................................................................................

Pagina 7

6. AVALIAÇÃO...................................................................................

Pagina 8

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................

Pagina 9

 


INTRODUÇÃO[pic 3]

Após ter sido detectado o problema em que os professores não se atentavam para a importância do brincar e da literatura infanto-juvenil, para o desenvolvimento das crianças, da Educação Infantil, foi nos solicitado um plano de ação, para solução desse problema, que deve fazer com que os professores reflitam sobre a importância do lúdico na aprendizagem.

       Os objetivos a serem alcançados são sempre pensando no bem estar da criança, e vamos faze-las experimentar novas sensações, explorar todos os espaços, para que possam ter novas experiências, e mostrar a elas livros diversos da literatura infantil, ler histórias de vários autores, para que possam ter um vasto repertório  e com isso despertar ainda mais sua curiosidade pela leitura, vamos criar jogos e brincadeiras a partir de materiais recicláveis, despertando a criatividade de cada criança, o brincar  é uma linguagem infantil e:

Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha e motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar e sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos. (GARDNEI apud FERREIRA; MISSE;BONADIO, 2004).

      Também vamos trabalhar a coletividade, afetividade, sociabilidade, autonomia,tudo isso aproveitando ao máximo dos momentos lúdicos. O brinquedo começou a ser valorizado na década de 50, principalmente com o avanço da Psicologia sobre o desenvolvimento da criança, colocando atividades lúdicas em evidência, por ser o brincar a essência da infância. A conotação do lúdico atualmente ultrapassa a infância sua utilização se expandiu tanto que se tornou necessário criar espaços especiais destinados a vivências lúdicas que se chamam Brinquedotecas.

Segundo Santos (2000), a definição do lúdico hoje, “[...] extrapola a infância, sua utilização se expandiu tanto, que foi necessário criar espaços específicos destinados a vivências lúdicas, que se chamam Brinquedotecas.

       Com a brincadeira do faz-de-conta, a criança pode imaginar criar, imitar e assim, pouco a pouco vai reconstituindo tudo aquilo que já desenvolveu, assim ampliando o que brincou na realidade, aprofundando sua imaginação para além de seu próprio pensamento, com tudo isso aprende coisas novas todos os dias ao mesmo tempo em que ensina, pois uma criança aprende com a outra.

OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS

       Temos como objetivo levar brincadeiras para que as crianças possam explorar sua criatividade e com isso despertar nela o interesse por experimentar coisas diferentes, do ponto de vista do desenvolvimento da criança a brincadeira traz vantagens sociais cognitivas e afetivas, pois quando brincam ao mesmo tempo em que desenvolvem sua imaginação as crianças podem construir relações reais entre elas e elaborar regras de organização e convivência.

       Para Vygotsky (1996), é importante ressaltar que os jogos são brincadeiras, e em particular o jogo do faz de conta, cria uma ZDP (Zona Desenvolvimento Proximal), que define como sendo o que a criança é capaz de fazer hoje com ajuda de amanhã.

       As crianças precisam vivenciar suas idéias, em nível simbólico para aprenderem seu significado na vida real, é imitando alguns adultos e outras crianças e assim vai distinguindo o melhor modo para sua vida, pois aprende e forma sua personalidade enquanto brinca de faz de conta, no jogo simbólico, vai formando seu caráter, aprendendo do que gosta e do que não gosta, muitas vezes imitando a vida real e em outras fugindo dela completamente.

{...} a criança ao brincar de faz de conta, cria uma situação imaginária podendo assumir, diferente papéis, como de um adulto. A criança passa a se comportar como se realmente fosse mais velha, seguindo as regras que esta situação propõe. (VYGOTSKY, 1984, p.56)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com