TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 Projeto de intervenção        5

1.1        Tema do projeto:        5

1.2        Escola: Construindo o Saber        5

1.3        Público alvo: Jovens e adultos na faixa etária de 25 a 35 anos, da escola acima citada.        5

1.4        Empresa parceira: J.A Organizações        5

1.5        Pedagogo responsável: Silvia Mendes        5

1.7 Relevância do desenvolvimento do projeto:        5

1.8 Fundamentação teórica:        6

1.9 Encaminhamento metodológico        7

2. DESCRIÇÃO DA PALESTRA        8

3. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIENCIANDO PROFISSÕES.        9

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

        A educação de jovens e adultos é uma modalidade voltada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada por motivos sociais, situacionais ou econômico.

Essa modalidade vem encontrando muitas dificuldades ao longo dos anos, o que vem se tornando uma desafio cada vez maior para o docente, que precisa rever os conceitos já estabelecidos para novas formas de ensino visando atender da melhor forma esse público.

Para tanto, esse projeto de intervenção vem com objetivo de resgatar a autoestima e confiança desse público alvo, e trazer novas vivencias e conhecimentos. Para que isso ocorra de modo efetivo o projeto visa o interesse e necessidade do aluno, para que ele possa ver na prática a necessidade de uma educação regular.

Mais do uma prática docente, a educação de jovens e adultos é também uma prática social na onde o aluno é reintegrado à sociedade com possibilidades melhores condições de vida.


1 PROJETO DE INTERVENÇÃO

  1.  Tema do projeto:

A Educação e o mundo do Trabalho.

  1. Escola: Construindo o Saber
  2.  Público alvo: Jovens e adultos na faixa etária de 25 a 35 anos, da escola acima citada.
  3. Empresa parceira: J.A Organizações
  4. Pedagogo responsável: Silvia Mendes
  5. Objetivo:                                                                                                                                                                                        
  1. Este projeto de intervenção é uma amostragem da importância da educação do processo formativo do trabalhador atual, com objetivo de motivar e alavancar os alunos no atual mundo do trabalho e por consequência do crescimento e desenvolvimento psicossocial.
  2. 1.7 Relevância do desenvolvimento do projeto: 

Na educação como um todo, nota se importância de mostrar de forma prática a relevância do conhecimento para o dia dia. Partindo desta premissa, na educação de jovens e adultos o tema recorrente e de séria preocupação é o desemprego crescente, e a falta de qualificações para as vagas existentes.

Sendo assim o projeto vem resgatando a relevância da educação para a qualificação profissional, motivando assim os alunos a buscarem conhecimento para novas inserções no mercado de trabalho, e desenvolvendo a emancipação na busca por conhecimento não só nos limites do espaço escolar, mas em outros os espaços sociais.

  1. 1.8 Fundamentação teórica:

A educação de jovens e adultos se faz necessária nos dias atuais acompanhando o crescente desenvolvimento do mercado de trabalho.

As abordagens e didáticas usadas na educação regular tem pouco ou nenhum alcance nesse tipo público alvo, partindo dessa linha, percebe-se a necessidade de novas linhas norteadoras. Segundo Lopes e Souza (2005, p. 5): “Assim, percebe-se que na alfabetização de jovens e adultos deve-se utilizar inicialmente textos que façam parte do dia dia deles para que assim eles posam construir sentidos.”

Neste sentido o método que mais se adequa ao ensino de jovens e adultos é o criado pelo educador Paulo Freire. De acordo com o educador (Freire, 2002, p. 58) a relação do aluno com o professor deve ser:

Para ser um ato de conhecimento o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relação de autêntico diálogo. Aquela em que os sujeitos do ato de conhecer (educador-educando; educando-educador) se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido. Nesta perspectiva, portanto, os alfabetizandos assumem, desde o começo mesmo da ação, o papel de sujeitos criadores. Aprender a ler e escrever já não é, pois, memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem.

Este método revolucionário consistia em um processo de construção de conhecimento através do diálogo e a interação professor-aluno. O educador baseia seu ensino aprendizado em algo compatível a realidade do educando, para que ele compreenda a utilidade e aplicabilidade do que está sendo ensinado.

Nessa vertente da educação o docente precisa entender a diversidade sociocultural já formada, para assim escolher os métodos mais específicos a serem trabalhados. Segundo Arbache:

A educação de jovens e adultos requer do educador conhecimentos específicos no

que diz respeito ao conteúdo, metodologia, avaliação, atendimento, entre outros,

para trabalhar com essa clientela heterogênea e tão diversificada culturalmente

(Arbache, 2001, p. 19).

Sendo assim cabe ao docente inserir e promover métodos mais atrativos e motivadores de ensino, ajudando o aluno na construção do seu conhecimento.

 

  1. 1.9 Encaminhamento metodológico

Pesquisa.
                     Organizar o de alunos com o objetivo de promover uma pesquisa sobre as profissões de interesse da turma, e de profissões que estão em alta no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com