TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL- SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

  1. MARIA CÉLIA FERNANDES ANTUNES - R.A: 3365535590
  2. PRISCILA APARECIDA CICONELI - R.A: 3365494500

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................        6

2. DESENVOLVIMENTO        8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.        10

REFERÊNCIAS        13


1.  INTRODUÇÃO

        Conhecer a cartografia, um conteúdo essencial para a compreensão das relações entre espaço e tempo, permite ao aluno entender às necessidades que aparecerão no seu cotidiano, como qual o melhor caminho para chegar a um lugar ou como conseguir localizar um amigo que mora em outra região. Também ajuda no estudo do ambiente em que vive. Sendo assim, a cartografia foi o conteúdo selecionado para ser trabalhado dentro da proposta de interdisciplinaridade entre as matérias de Geografia, História e Artes. Na a realização da atividade proposta pela professora.

         Na Geografia, os alunos compreenderão a noção do espaço onde vivem, tendo como base o bairro onde moram que é a proposta da atividade; através desse estudo, os alunos começaram a fazer a atividade de territorialidade de onde vivem, analisando o percurso que o aluno faz de casa a escola, pode-se, dessa forma descobrir uma série de conhecimentos ligados a Geografia, tais quais pontos de referência e distância.

        Na matéria de História, os alunos irão identificar especificidades de seu bairro e sua história a partir de registros de fatos e situações, a história do lugar e das pessoas e do comércio local.  

Na Arte, uma atividade inicial importante é a produção de desenhos do seu bairro, a rua onde mora, o seu trajeto até a escola, a sala de aula, que serão trabalhadas simultaneamente, será realizados croquis e maquetes. É possível perceber, por exemplo, conceitos que os alunos já conhecem e as maneiras que eles encontram para localizar e descrever o espaço.

        A interdisciplinaridade é a proposta principal deste trabalho, o desafio é explorar ao máximo essa nova proposta educativa. Um caminho certo e mais seguro para se fazer a relação entre disciplinas é se basear numa situação real. A abordagem interdisciplinar permite que conteúdos que o professor daria de forma convencional seguindo o livro didático, sejam ensinados e aplicados na prática, dando sentido ao estudo. Um passeio em torno da escola mostra a geografia do lugar; casa, comércio local, movimentação dos moradores as ruas e seus nomes. Como também permite o contato com a história, percebendo, através de conversas com moradores, como bairro se modificou ao longo dos anos. E depois de ter vivido todos esses momentos de estudo fica mais fácil transformá-los em arte.


2.  DESENVOLVIMENTO

A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei N° 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova Lei de Diretrizes e Bases N° 9.394/96 e com os Parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento ampliando os espaços de intercâmbio dinâmico e experiências pedagógicas inovadoras.

        A interdisciplinaridade surge então da necessidade de uma resposta para a fragmentação das disciplinas, ela é um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, um modo de trabalhar o conhecimento. Para BOVO (2005, p. 02) A interdisciplinaridade anseia a passagem de uma concepção fragmentada para uma concepção unitária, para isso precisa de uma escola participativa, com uma visão ampla e não fragmentada, que se torne espaço de reflexão, de trocas de conhecimentos e clareza nos objetivos.

[...] a metodologia interdisciplinar parte de uma liberdade científica, alicerça se no desejo de inovar, de criar, de ir além e suscita-se na arte de -4- pesquisar, não objetivando apenas a valorização técnico-produtiva ou material, mas sobretudo, possibilitando um acesso humano, no qual desenvolve a capacidade criativa de transformar a concreta realidade mundana e histórica numa aquisição maior de educação em seu sentido de ser no mundo (FAZENDA, 1979, p.10-18 apud BOVO, 2005 p. 02).

        A interdisciplinaridade vem como integração das diferentes áreas de conhecimento, onde a relação professor x aluno deve estar aberta a indagações e curiosidades dos alunos frente aos desafios que a realidade nos apresenta, é o  “pensar”. Está ligada diretamente ao conjunto de relações que o professor estabelece entre as disciplinas apresentadas aos alunos para que estes possam ampliar a compreensão dos fatos, dos fenômenos e das teorias. É uma transcendência de métodos de uma disciplina para outra sem perder sua finalidade disciplinar.  As propostas interdisciplinares possibilitam ao professor uma visão ampliada da educação, não se retendo somente a normas e conteúdos, mas analisando as questões polêmicas e contextualizadas de seu tempo.

        O trabalho interdisciplinar garante uma maior interação entre os alunos, destes com os professores e no convívio em grupo. A importância de se trabalhar a interdisciplinaridade na escola proporcionam os alunos terem uma visão mais ampla sobre determinado assunto. A interdisciplinaridade faz parte da educação do cotidiano, do que os alunos irão aprender e realmente usar no dia a dia de suas vidas. É interessante observar que mesmos materiais, que aparentemente não possuem conteúdo comum, podem se relacionar e resultar em um trabalho criativo. Esse envolvimento da escola é de extrema importância.

        A interdisciplinaridade desenvolve capacidades valiosas nos alunos, como a curiosidade, o interesse pelo aprendizado e a habilidade de trabalhar em grupo de forma integrada. Com isso geram resultados significativos no desempenho dos alunos e em seu desenvolvimento como seres sociais.

        A interdisciplinaridade vai além das salas de aula, quando o professor se propõe a trabalhar sua matéria de forma interdisciplinar ele abre para os alunos muitas possibilidades, com tudo ele precisa organizar o espaço onde irá desenvolver suas atividades, dentro ou fora da sala de aula. Para trabalhar as disciplinas integradas como a proposta do trabalho Geografia, História e Artes o professor pode utilizar de várias metodologias como um mapa para introduzir essas noções e ajudar a turma adquirir noção espacial, o trabalho com imagens aeras e de satélites é um importante aliado. Sites como o Google Maps e programas como Google Earth permitem visualizar mapas e fotos que podem ser analisadas, como um passeio em torno da escola para fazer um mapeamento da rede local e conhecer um pouco da história do seu bairro e realizar croquis do entorno da escola realçando o que há de melhor nos espaços e é dentro desses parâmetros que a atividade, já mencionada na introdução, de reconhecimento das mediações da escola, baseada no conceito da cartografia pretende se apoiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (787.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com