TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

  1. Adriana Alberti Duela                         RA: 4183729156
  2. Juliana Mosti Freitas Soares            RA: 4215757124
  3. Letícia Jesus de Castro Fonseca    RA: 3504643719
  4. Roberta de Souza Menezes Ferro   RA: 1299156339
  5. Elizana Pereira da Silva Soares        RA: 3360532354

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12



1.  INTRODUÇÃO

        Introduzir a pratica interdisciplinar em sala de aula entre as disciplinas de Geografia, História e Artes no cotidiano escolar é um desafio que contribuirá para o desenvolvimento do conhecimento teórico-prático dos alunos promovendo interação e união do grupo de forma a contribuir na sua formação como cidadãos críticos e sociais.

Os temas principais de cada disciplina serão desenvolvidos de forma interdisciplinar, isto é, integraremos os conteúdos da Geografia, História e Artes de maneira que uma complementará a outra. Na disciplina de Geografia o tema de estudo será “paisagem local”, na de História será “história do bairro / local, cotidiano e diversidade cultural” e na de Artes será “Artes visuais”, onde através da Arte as crianças recriarão o que viram e aprenderam nas disciplinas de Geografia e História.

História:

  • Aprender através do estudo e pesquisa da história do bairro local, o cotidiano, a diversidade cultura, e qual papel desempenhamos individualmente e coletivamente para o desenvolvimento de uma sociedade melhor;
  • Aprender a importância da História na formação individual, social e coletiva da cidadania.
  • Compreender que o espaço onde vivemos se modifica ao longo do tempo de acordo com as nossas necessidades.
  • Aprender a identificar as diferentes paisagens.

Geografia:

  • Ensinar que tudo é natureza, e através dessa observação o aluno deve observar a natureza no seu cotidiano e comparar com outras realidades;
  • Discutir nosso relacionamento com a natureza e quais atitudes, devemos tomar para preservá-la;
  • Aprender a identificar pontos de referência (Ex: elaboração do mapa mental);

Artes:

  • Ensinar que através da Arte podemos nos expressar e comunicar;
  • Expressar através das artes visuais o conteúdo aprendido;
  • Desenvolver a prática do desenho e observação;
  • Exercitar a percepção visual.

2.  DESENVOLVIMENTO

A semente da interdisciplinaridade foi lançada no Brasil no final da década de 1960, mas somente em meados de 1970 iniciou-se sua construção teórica, e apenas na década de 1990 iniciou-se o movimento do seu projeto de construção como uma nova forma de ensinar.

A interdisciplinaridade está presente nos documentos orientadores das bases legais da educação brasileira, nos PCNs ela é apontada como uma estratégia de ensino a ser empregada nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.

Na escola contemporânea entende-se que não é mais possível ensinar de forma fragmentada, a prática Interdisciplinar é uma nova abordagem pedagógica para a construção do conhecimento, segundo SANTOS (2016), a interação entre as disciplinas em áreas significativas, qualidade nas relações de trocas entre disciplinas, os questões contextualizadas que transcendem os conhecimentos de uma só disciplina, aprendizagem própria da realidade do aluno, diálogo entre as disciplinas em busca de uma solução comum a um problema e fragmentação – surgimento de novas disciplinas a partir das antigas são algumas características dessa nova proposta pedagógica.

A interdisciplinaridade é construída através da pesquisa, ela usa os conhecimentos de duas ou mais disciplinas para estudar ou compreender um determinado assunto de diferentes pontos de vista, onde cada disciplina complementa a outra, de forma a não haver mais fronteiras entre elas. A interdisciplinaridade trata de assuntos que favorecem o desenvolvimento social, politico, educacional, moral, ajudam nos problemas sociais, ecológicos, na transformação da forma de pensar da criança, é um aprendizado para toda a vida que une os saberes, ela favorece a implantação de uma escola mais participativa na formação social de seus alunos e professores. Ivani Fazenda notou em suas pesquisas que um professor interdisciplinar bem sucedido é aquele que busca e tem em si mesmo o gosto de conhecer e pesquisar e tem um grau diferenciado de comprometimento com seus alunos e ousa na maneira de ensinar e luta por uma educação melhor dia a dia.

A Arte é uma disciplina que interliga as demais disciplinas, ela contribui na formação do conhecimento, tornando processo de aprendizado mais prazeroso.

Esse trabalho tem por finalidade ajudar na interação dos alunos com o meio em que vivem, aprimorar e expandir o seu conhecimento fazendo-os observar o antes, o agora e que em muitos casos o futuro também depende de cada um de nós, propondo observar que algumas coisas vão mudando com o tempo, e que o nosso modo de vida e tudo o que nos rodeia faz parte da nossa história.

Trazendo a importância de pesquisar e analisar fatos históricos, os diferentes modos de vida, o cotidiano de cada criança e perceber que através dessas diferenças cada um está fazendo a sua história.

Este trabalho também ira contribuir para um bom desenvolvimento e organização do conhecimento dos alunos, com a natureza, com o mundo trazendo a experiência de conhecer novas historias, e o despertar da busca pela experiência de novos fatos. Desenvolver habilidades e competências necessárias para processos de ensino/aprendizagem em historia, geografia e artes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com