TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE

Por:   •  7/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                                                                                                                                   

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE PRESIDENTE PRUDENTE

CURSO DE PEDAGOGIA

 DISCPLINAS NORTEADORAS:

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DIDÁTICA DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA, EXPRESSÕES ARTISTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO APLICADAS AO CUIDADO DA CRIANÇA  E AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.

JEISSE DE LIMA LARA DOS SANTOS

RA: 3272401198

MEU BAIRRO, MINHA HISTÓRIA

NOME DO TUTOR: RERISON RODRIGUES

PRESIDENTE PRUDENTE / SP

2018

JEISSE DE LIMA LARA DOS SANTOS

MEU BAIRRO, MINHA HISTÓRIA

Desafio Profissional das  disciplinas de: Organização e metodologia do ensino fundamental, Didática da história e da Geografia, Expressões Artísticas na educação infantil, Educação aplicadas aos cuidados da criança e Avaliação e Currículo e desafio pessoal e profissional do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de Pedagogia, sob a orientação do Tutor a Distância: RERISON RODRIGUES.

PRESIDENTE PRUDENTE / SP

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................. 04

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................05

3.PLANEJAMENTO..........................................................................................06

4. REFERÊNCIAS.............................................................................................08

04

INTRODUÇÃO  

                Este trabalho teve como objetivo a  elaboração de uma situação de aprendizagem hipotética, indicada para uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contemplando de forma interdisciplinar conteúdos das áreas de: História, Geografia e Arte.

                È importante que o professor entenda, que a criança é um ser humano com história e que já tem uma bagagem consigo. O seu cotiadiano, seus familiares, seu bairro fazem parte da sua história.

                A educação é um processo de aprendizagem contínuo e permanente, necessário a cada ser humano, entender e reconhecer a sua historia é algo significativo na vida de toda criança. Trazer a reflexão de que cada aluno não surgiu do nada, o mundo não nasceu ontem e todos fazemos parte destas mudanças, de uma forma ou de outra.

                Assim, o papel do professor se torna essêncial como mediador para reflexão e para despertar novos questionamentos e conhecimentos, construindo assim uma escola voltada  para a formação de cidadãos, conforme os PCNs (BRASIL, 1997).

05

TEXTO REFLEXIVO

                A interdisciplinaridade traz uma nova maneira diante do conhecimento, uma transformação de atitude visando o conhecimento. A interdisciplinaridade é muito mais do que fazer interconexões entre diversas disciplinas, mas sim buscar relaciona-las e entender que dentro de uma mesma situação, existem várias possibilidades diferentes de se olhar. As ciências não são isoladas, as áreas de conhecimentos não estão sozinhas, mas elas se dialogam e se relacionam.

                A educação interdisciplinar prioriza o conhecimento em um todo. Ela propende garantir a construção de um conhecimento geral, rompendo com a acomodação dos profissionais na área como detentores do saber e colocando-os como mediadores e indo além dos limites das disciplinas separadas.

                Concordo com Fazenda (2002) que diz que, o pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma racional. Tenta, pois, o dialogo com outras formas de conhecimento, deixando-se interpenetrar por elas. Assim, por exemplo, aceita o conhecimento do senso comum como válido, pois através do cotidiano que damos sentido a nossas vidas. Ampliado através do diálogo com conhecimento científico, tende a uma dimensão maior, a uma dimensão ainda que utópica capaz de permitir o enriquecimento da nossa relação com o outro e com o mundo.

                Entendo que, o professor deverá ser capaz de inovar, variar suas técnicas de ensinar, buscar ter bom relacionamento com os alunos e não se deter em quantidades de conteúdos. O professor deve relacionar as disciplinas, explorando o cotidiano e assim  buscar ensinar seus alunos a conviverem em sociedade, valorizando sempre os temas transversais.

                Acredito que a interdisciplinaridade na escola vem complementar as disciplinas, trazendo um olhar diferenciado e amplo. Valorizando um compromisso com o conhecimento de modo geral, , onde os alunos possam perceber que o mundo onde estão inseridos é composto de vários fatores e que a soma de todos formam o nosso espaço, o nosso território, o nosso mundo!

06

PLANEJAMENTO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

TURMA: 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Objetivos

. Identificar caracteristicas do bairro

. Perceber mudanças de paisagens

. Conhecer a historia do bairro e o seu mapa

. Relacionar as mudanças ocorridas através homem.

Conteúdos

.História – fotos do passado e presente do mesmo local. Percebendo as mudanças ocorridas ao longo do tempo e a influência do homem.

.Geografia – mapa do bairro, paisagens e construção do mapa mental .

.Artes –  Cortina do tempo e desenho do mapa mental.

Procedimentos metodológicos

. 1° momento - os alunos deverão associar fotos do bairro, antiga e atuais. Sendo as fotos dos mesmos locais e assim perceber as diferenças ocorridas ao longo do tempo.

. 2° momento - identificar os locais das fotos no mapa do bairro

. 3°  momento - passeio, observando as paisagens, mudanças e comentando a influência do homem nestas mudanças.

. 4° momento –  Os alunos serão orientados pela professora a fazer o desenho individual do mapa mental do passeio realizado.

 

Avaliação

A avaliação será feita através da observação e registro (Portfório).

Recursos

. Fotos

. 1 metro de TNT branco

. Cola

. Mapa do bairro

. Sulfite

. Lápis de cor

. Barbante ou nylon

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com