TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO BIO-PSICO-MOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

DESENVOLVIMENTO BIO-PSICO-MOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA

GRUPO: EM MOVIMENTO

TURMA 19

ELIARA BRAGA QUEIROS DE OLIVEIRA

ELZA MARIA DE OLIVEIRA MATTOS

GEISSILANNY MOREIRA DE SOUZA NASCIMENTO

JULIANA MATTOS CHAGAS

MARIA DE LOURDES OLIVEIRA MARQUES

CARIACICA

2015

A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

O ser humano tem seu corpo como importante forma de se expressar. A expressão corporal é um meio de comunicação muito usado pela criança, através dela ela revela suas emoções, pensamentos e sua maneira de enxergar o mundo à sua volta.

Não queremos dizer com isso que o corpo seja o meio mais importante de expressão, mas, que é uma via a mais, que tem a vantagem de ser o único instrumento de expressão utilizado pelo homem desde o nascimento (STOILDE; HARF. 198 7, p.20).

Em seu primeiro contato com a escola, tudo parece novo, a criança a partir daí vivenciará momentos de grande importância para seu bom desenvolvimento, deverá receber estímulos tanto na parte motora como na cognitiva. Para tanto é indispensável que esta criança encontre em sala de aula um professor capaz, ativo, consciente, aberto às mudanças e novidades. O professor tem que gostar do que faz, em primeiro lugar amar as crianças, pois as crianças levam conhecimentos e vivencias adquirida dentro da escola para a vida toda. A escola tem que ser um lugar de descobertas, criatividade, o importante é explorar o meio que temos a nossa volta e usar recursos e criatividades. Infelizmente é sabido que muitos professores se mantém nos padrões antigos, mantendo-se desatualizados e repetitivos, não buscam uma boa formação continuada, estão apegados somente à sala de aula, ou seja, quadro e giz. O professor precisa despertar no aluno a vontade de aprender com uma aula atrativa e adequada para a faixa etária e também para a realidade de seus alunos. Os ambientes educacionais de educação infantil são os locais onde as crianças começam a ter um maior contato com seus iguais, outras crianças. Esta possui variadas maneiras de jogar, brincar, falar, e dentre outras coisas principalmente de se movimentar.

Acredita-se que a infância é um período que contém características e necessidades singulares quando comparadas com outras faixas etárias. Podendo mudar com o meio, através: da mídia, da cultura e, do social.

Por meio destas diferentes linguagens é que as crianças se expressam no seu meio social. A criança precisa brincar, e o simples ato de brincar contribui para o desenvolvimento infantil, pois a criança movimenta o corpo e se diverte.

CONCLUSÃO:

O movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com