TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de um planejamento de projeto educativo

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Centro de Educação a Distância

Curso: Pedagogia e Licenciatura
Série: 5º Semestre

Disciplina: Projeto Multidisciplinar III

ATPS: ”Elaboração de um planejamento de projeto educativo”

NOME: ISABEL APDA G DE OLIVEIRA       RA: 6377215817

NOME: ELIANA M. DA SILVA VIEIRA         RA: 6558291649

NOME: LUCIANA APDA ZANIN CECILIO   RA: 6529266307

NOME: MARCIA APDA DOS SANTOS           RA: 6791414073

São José dos Campos / SP

2015

[pic 2]

NOME: ISABEL APDA G. DE OLIVEIRA             RA:6377215817

NOME: ELIANA M. DA SILVA VIEIRA                 RA: 6558291649

NOME: LUCIANA APDA M. ZANIN CECILIO      RA: 6529266307        

NOME: MARCIA APDA DOS SANTOS               RA: 6791414073

 

Professor tutor presencial: Conceição Ferreira

Professor tutor à distância: Gilse T. Lazzari Perosa

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso de pedagogia e licenciatura da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência da Disciplina: Projeto Multidisciplinar III para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD- Gilse T. Larazzi Perosa.

São José dos Campos /SP

2015

SUMÁRIO[pic 3]

Introdução.........................................................................................4

Projeto Educativo .............................................................................5

Aspectos  da educação e da infância ..............................................6

Planejamento de um projeto.............................................................7      

Avaliação de um projeto...................................................................8  

Considerações finais........................................................................11  

Referências bibliográficas................................................................12

INTRODUÇÃO[pic 4]

O surgimento de um método de ensino e aprendizagem chamado Aprendizagem Baseada em Projetos é resultado de dois desenvolvimentos importantes ocorridos durante os últimos 25 anos. Primeiro, houve revolução na teoria da Aprendizagem. As pesquisas em neurociência e em psicologia ampliaram os modelos cognitivos e comportamentais de aprendizagem-que dão suspensão ao ensino direto tradicional – e demonstraram que conhecimentos, pensamento, ação e contexto de aprendizagem estão inexplicavelmente relacionados. Hoje, sabemos que a aprendizagem é, em parte, uma atividade social; ela ocorre em um contexto de cultura, comunidade e experiências anteriores. Isso é evidente na pesquisa sobre aprendizagem baseada em problemas no campo da medicina, uma precursora importante da ABP.

A pesquisa demonstra que os aprendizes não apenas respondem como retorno de informações como também utilizam ativamente o que sabem para explorar, negociar interpretar e criar. Eles constroem soluções, assim transferem a ênfase para processo de aprendizagem. Além disso, a pesquisa conectiva revelou muito mais sobre a natureza da resolução de problemas. A educação se beneficiou com essa pesquisa, pois os professores aprenderam a dar sustentação ao conteúdo e ás atividades para ampliar e estender as habilidades e as capacidades dos alunos.

Em segundo lugar, ao mundo mudou. Quase todos os professores compreendem como a cultura industrial moldou a organização e os métodos das escolas nos séculos XIX e XX e reconhecem que as escolas agora precisam tanto de conhecimento quanto habilidades para ter êxito. Essa necessidade é determinada não apenas pelas demandas da força de trabalho por empregados com alto desempenho que possam planejar, trabalhar em equipe e se comunicar, mas também pela necessidade de ajudar todos os jovens a adquirir responsabilidade cívica e a dominar suas novas funções como cidadão do mundo.

Projeto Educativo[pic 5]

Aprendizagem baseada em projetos afasta aprendizes e professores das tradicionais provas com lápis e papel e os aproxima de práticas de avaliação mais autênticas. Além do conteúdo didático, os projetos de ensino associados à ABP estão ligados ao uso de conhecimentos e habilidades durante a atividade de resolução de problemas.

Projeto: uma nova cultura de aprendizagem ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. [S.l.: s.n.], jul. 1999.

O texto fala sobre a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos.

Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre o desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros pensadores dentre os quais o texto destaca Dewey, Freire e Vygostsky.

A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos. Os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, portanto sem fragmentação disciplinar. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações que tem como centro do processo a atuação do professor para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem nesse processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentindo naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com