TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da atividade

Reflita sobre a seguinte indagação:

Uma tendência pedagógica é uma propensão por determinados pensamentos, comportamentos ou ideários pedagógicos reconhecidos na história da educação ou em outras práticas pedagógicas atuais que nasce de movimentos filosóficos e sociais, num dado momento histórico, viabilizando a coesão entre os pensamentos didático-pedagógicos e as aspirações e necessidades da sociedade. Tais ten¬dências potencializam a reflexão sobre o conhecimento pedagógico existente sem necessariamente querer instituir uma verdade absoluta e única. É a partir desses conhecimentos que podemos propor mudanças nas práticas pedagógicas. Sendo que para isso os professores precisam ter clareza de que a forma como conduz a sua aula, a representação que ele tem de seu aluno, a maneira como ele encara as questões do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem estão fundamentadas em tendências, concepções ou teorias pedagógicas (FARAGO, 2013, p. 07-08).

Baseando-se nos estudos das Unidades 1 dos Cadernos de Referência de Conteúdo Didática e Didática Geral e diante dessa assertiva, redija um texto que contemple a seguinte reflexão:

(1-) Qual a importância de se conhecer o histórico da Didática e cada uma das abor¬dagens de ensino (MIZUKAMI, 1986) ou tendências pedagógicas (LIBÂNEO, 1994, SAVIANI, 2011) para a constituição dos saberes da docência?

Resposta: importância da metodologia de ensino em sala de aula, bem como sobre a necessidade da formação de professores numa perspectiva crítico-reflexivo que seja capaz de auxiliar o aluno na busca de construção do conhecimento. Visa compreender a relevância da Didática no processo de ensino-aprendizagem, a formação de professores como fator essencial à prática crítico-reflexivo em sala de aula, a influência da pedagogia tradicional sobre as metodologias de ensino, e como a tendência progressista é capaz de promover um ensino-aprendizagem de qualidade. Tem como objetivo perceber por meio da pesquisa e das reflexões, se os métodos e técnicas de ensino por si só são capazes de garantir uma aprendizagem de qualidade.

Concluindo acredito eu que temos sim que conhecer todo o histórico, para que assim seja feita um plano de ensino que mais se adapta a aqueles determinados alunos ,espero que esteja correto mais na minha opinião não e por que um plano de ensino deu certo pra uma determinada turma ou didática de ensino funcionava bem a alguns anos atrás, que vá ser boa hoje, por isso, devemos sim conhecer elas para não só fazermos aquele plano de ensino como também aprender o que não fazer e o que não da mais certo nos dias atuais .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com