TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA

Por:   •  17/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.364 Palavras (18 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA

NOME                                                                RA

Daniela Delfino                                                     7581605149

Elizabeth Maria dos Santos Martins                                      7305548875

Marília Gabriela Salsa         7535612668

Priscila de Almeida Duran                                                     7989834052

Márcia Franco                                                                        7677749220

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

    Entregue como requisito para conclusão da

                                                                                    Disciplina “Didática”

Professor tutor presencial: Ezaques

Taboão de Serra, 20 de novembro de 2013.

INTRODUÇÃO

OBJETIVO DO DESAFIO: É trabalhar a interpretação de texto, pois para que escrevam o final eles precisam pensar e assimilar o que foi feito anteriormente, não pode ser menos importante a valorização da produção do aluno, ainda que a mesma não seja convencional.

CONTEÚDO: Interpretar imagens, cartazes e fotografias e elaborar legendas para tais. Argumentar suas ideias e expor seu ponto de vista em diversas situações. Descrever e inferir situações a partir da leitura de imagens. Reproduzir oralmente contos, histórias ou até mesmo levar informações a outras pessoas. Compreender as intenções comunicativas de adultos e das crianças.

JUSTIFICATIVA: Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento. Utilizar a linguagem como instrumento para obter informações necessárias ao seu cotidiano. Participar e opinar nas rodas de conversa e demais atividades que forem realizadas. Se Interessar pelas propostas, esperando a sua vez para falar e ouvir o outro.

a) Público-alvo: 1° ano da rede pública de ensino de Taboão da Serra.

b) Perfil da turma para qual a aula será preparada: A sala é participativa, comunicativa e interessada. A sala possui três alunos com deficiência: Auditiva, autismo e perda cognitiva significativa.

c) Tempo de duração: 2 aulas de 50 minutos

d) Tema da aula: Valorização da leitura, trabalhar a leitura e a produção escrita.

e) Justificativa: Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento. Utilizar a linguagem como instrumento para obter e fornecer informações necessárias ao seu cotidiano.

         f) Objetivos da aula a ser planejada: Propiciar aos alunos o contato do diferentes gêneros e portadores textuais. Propiciando a criação de seus próprios textos.

g) Conteúdo previsto para a aula: Leitura, escrita e interpretação de texto.

h) Procedimentos de Ensino e Método: 1° aula - 1° momento: roda de conversa sobre a importância da leitura, deixar que falem sobre o que gostam e o que não gostam. É importante que o professor medie o assunto e diversifique as opções de gêneros. O professor precisa anotar na lousa o que foi dito.

2° momento: Dispor a sala em grupos ou utilizar um espaço diferenciado para apreciação da leitura (gibis, livros, jornais, revistas, entre outros.).

2° aula - 1° momento: Retomar a roda de conversa e discutirem o que acharam e o que mais gostaram apontando na lousa os gêneros escolhidos. E decidirem qual será a produção a ser feita

2° momento: Eles criaram um gênero a partir do que ficou decido anteriormente (professor escriba).

3° momento: os alunos deverão escrever o final.

        *É importante considerar que os alunos não dominam de fato a escrita, então o fechamento precisa ser sucinto.

i) Recursos de Ensino: Leitura, escrita, atenção.

         j) Avaliação: A avaliação acontecerá de forma continua, observando as dificuldades e evoluções individuais de cada criança.

k) Recursos Materiais: Livros, revistas, jornais e espaço diferenciado ou disposição da sala em grupos.

         l) Referências Bibliográficas: Professora Atália Marina – Colégio Rui Barbosa

OBJETIVOS EDUCACIONAIS

A seleção dos objetivos de ensino é considerada um elemento fundamental no processo de planejamento da prática educativa, pois dá segurança ao educador, orientando a sua atuação pedagógica, ajudando-o na seleção dos meios mais adequados para a realização de seu trabalho.

Podemos definir objetivos educacionais como os resultados que o educador espera alcançar por meio de uma ação educativa intencional e sistemática.

Historicamente, os objetivos de ensino têm assumido diferentes formas de elaboração (tendo em vista as Tendências da Educação: Tradicional, Escola novista e Tecnicista). A partir da década de 70 (após o modelo de desenvolvimento econômico de 1964) pôde-se perceber, no sistema educacional brasileiro, uma grande ênfase na proposta behaviorista de formulação de objetivos educativos, presente no modelo pedagógico tecnicista, objetivos estes, que possam ser previstos, observados, medidos e comparados. As raízes deste modelo remontam os E.U.A. nos anos 10, quando começou a apologia da administração cientifica (mais conhecida como ”taylorismo”).

Segundo Castanho (1989), o movimento chegou logo à educação e com ele, a busca de eficiência na escola, à semelhança do que se fazia na fábrica. A visão da escola como empresa, primando pela eficiência, fabricando em séries, aceitando comportamentos esperados e repelindo comportamentos que fogem da previsão, passou a dominar em tal perspectiva.

Esta ênfase exagerada com a formulação muito precisa dos objetivos educativos, pareceu se tornar suficiente para garantir a eficácia do desenvolvimento do processo de ensino, através do desenvolvimento de processos de aprendizagem necessários, em vez de tomá-los (os objetivos educativos) como o “(...) primeiro passo para estudar a ação que os processos de ensino têm que desenvolver para que, estimulando e guiando os processos de aprendizagem, o aluno alcance, de alguma forma, os objetivos propostos”. O projeto consiste em prever o processo de ensino mais adequado para despertar o processo de aprendizagem nas condições precisas para que o aluno alcance as metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com