TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENTES FORMAS DE ABORDAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA POLO OSASCO

PEDAGOGIA MATUTINA 1ª A

DIFERENTES FORMAS DE ABORDAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS

A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES EFETIVAS

OSASCO/SP

09/04/2015

FACULDADE ANHANGUERA POLO OSASCO

PEDAGOGIA MATUTINA 1ª A

DIFERENTES FORMAS DE ABORDAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS

A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES EFETIVAS

Trabalho da disciplina do Curso de Pedagogia apresentando “Diferentes formas de abordar as diferenças culturais” Autores MOREIRA, Antonio F. B. CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo. 1ª Ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2008

Orientador: Prof. Tássio

OSASCO/SP

09/04/2015

CONTEÚDO

DIFERENTES FORMAS DE ABORDAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS        3

PAPEL DA ESCOLA (AÇÕES EFETIVAS)        4

CONCLUSÃO        5

RESUMO        6

REFERÊNCIAS        7

MOREIRA, Antonio F. B.: Vera Maria. Multiculturalismo. 1ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 


DIFERENÇAS CULTURAIS PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO

O  Brasil é  um país conhecido por sua miscigenação, uma mistura entre os povos. Onde  são  encontrados diferentes grupos étnicos onde encontramos diferenças culturais e diferentes diversidades, diferentes tons de pele, diferentes opções sexuais, diferentes classes sociais.

A pluralidade cultural está presente na nossa sociedade, seja ela por nacionalidade, religião, poder econômico, aspectos físicos, assim tornando cada indivíduo único.

O multiculturalismo defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. As diferenças entre culturas devem ser respeitadas para que possa haver uma convivência harmoniosa. Nas escolas temos que trabalhar o multiculturalismo, lidando com as diversas formas de cultura presente em sala. A sociedade brasileira é formada por diversos povos e costumes. O objetivo da Pluralidade cultural é respeitar todos os grupos que compõem nossa sociedade e o mundo, enriquecer com essas diferenças.

Encontra-se dificuldade para lidar com o tema do preconceito e da discriminação racial e étnica. Na escola, muitas vezes, há manifestação de racismo, discriminação social e étnica, por parte dos professores, de alunos e da equipe escolar ainda que de involuntária e inconsciente. Essas atitudes representam violação dos direitos presentes na constituição, trazendo obstáculos aos processos educacionais. Para construir uma sociedade justa, livre e fraterna, o processo educacional terá de tratar do tema, de como se desenvolvem atitudes e valores voltados para a formação de novos comportamentos.

 É necessário que haja diferenciação dos indivíduos, para que se identifiquem enquanto seres humanos e membros de determinado contexto social, o conflito de culturas é inevitável e necessário. Ação efetiva para começar a trabalhar com as diversidades e diferenças se faz necessário.

PAPEL DA ESCOLA (AÇÕES EFETIVAS)

Mostrar para os alunos que a diferença contribui para o bem da sociedade, que as culturas são ricas, e essa riqueza deve ser partilhada e respeitada, fazer atividades onde cada um possa mostrar as qualidades da sua cultura.

 

  1. Participação dos alunos em atividades em grupo, desde a 1ª série, instigando o aluno a se misturar, interagir, coexistir com outros colegas e em grupo fazer atividades em conjunto.

 

  1. Tem a responsabilidade de formar uma consciência baseada na existência da diferença entre pessoas e no respeito que deve existir, é necessário que haja conhecimento e valorização das culturas mostrando que o ambiente escolar será imparcial.

 

  1. A escola exerce um papel fundamental, pois é nela que serão trabalhadas mais profundamente as diferenças existentes na sociedade, caberá a ela proporcionar uma integração entre os grupos, abordar suas origens, garantindo a sua igualdade e respeitando as diferenças.

  1. A escola exerce um papel fundamental, pois é nela que serão trabalhadas mais profundamente as diferenças existentes na sociedade, caberá a ela proporcionar uma integração entre os grupos, abordar suas origens, garantindo a sua igualdade e respeitando as diferenças.

CONCLUSÃO

Mesmo em regiões onde não se apresente uma diversidade cultural tão grande, o conhecimento dessa característica plural do Brasil é extremamente importante. Ao permitir o conhecimento, favorecemos a formação de indivíduos com caráter, respeito e ética. 

Nosso crescimento está em constante aprendizado fora e dentro do currículo escolar, não podemos esquecer que somos formadores de opiniões de identidade, esta sociedade tão critica as diferenças, critica a cultura, têm que se conscientizar e reeducar-se. Esta é a formula mais poderosa contra a sociedade da classe burguesa e política, é necessário ter conhecimento, conhecimento é à base de tudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com