TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICUDADES E LIMITES NA ELABORAÇÃO DOPROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

DIFICUDADES E LIMITES NA ELABORAÇÃO DOPROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino e é ele que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los. O projeto político pedagógico é uma ferramenta importante de que se dispõe para adensar a qualidade da educação para todos.

Percebemos que existem entraves, obstáculos e ausência de mobilização da comunidade, reflexos da cultura opressora, de que resultam a inércia e a passividade diante a estrutura que bloqueia e não estimula o desenvolvimento da participação. Mas a forma de gerir a própria escola na interação com a comunidade poderá mudar a mentalidade e despertar o interesse para a participação na construção do PPP.

A participação da comunidade será mais efetiva se as pessoas conhecerem as leis que a regem, as políticas governamentais propostas para educação e as concepções que norteiam essas políticas. O conhecimento das conquistas contribui para promover a mobilização com o objetivo de exigir o cumprimento delas.

A escola tem que mostrar para a comunidade a importância da participação de todos e os objetivos que serão alcançados, só assim a comunidade irá entender a sua importância na construção da administração de acordo com a realidade de sua comunidade.

Só assim teremos uma escola com projeto próprio, autêntico e norteador da vida e os pais se tornarão participativos e autônomos, com voz e ação que fazem diferença no ensino.

REFERÊNCIA

PARONETO, Glaura Morais; DALBÉRIO, Maria Célia Borges; DAHER, Marilia de Dirceu Cachapuz; SCUSSEL, Denise Rodovalho; ZAGO, Jaqueline Oliveira Lima; DALBÉRICO, Maria Célia Borges; LOYOLA, Maria Emília; SENE, Vânia Machado de. O projeto político-pedagógico/Processos históricos da educação brasileira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

VALENCIA, Sergio. Como Vai Você Educação. São Paulo: All Print Editora, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com