TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  7/6/2018  •  Artigo  •  4.682 Palavras (19 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 19

Graduação em Pedagogia

KALLINE LORENA DE OLIVEIRA DINIZ LEITE

LORENA MENDONÇA SILVA DO AMARAL

ORIENTADORA

PROF.ª M.S.c. DAIANE MARTINS GALVÃO

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O artigo visa abordar as dificuldades de aprendizagem na educação infantil o que diferencia de distúrbio de aprendizagem; pois aqui nós iremos tratar das dificuldades da criança no que se refere ao bloqueio, ou seja, um obstáculo a ser transpassado, uma barreira e até mesmo um sintoma que pode ser emocional ou cognitiva; enfim vamos relatar as possibilidades, as inteligências múltiplas que podem ser estimuladas no ambiente escolar e familiar.  A estruturação da família também conta no processo de aprendizagem uma família desestruturada pode levar a criança a ter sérios problemas não só no aprendizado, mas também com a sociedade e nestes casos o que a direção deve fazer? Faremos uma estudo estratégico de como lhe dar com a família; sendo necessário uma orientação aos pais, para que assim tenhamos um resultado e desempenho melhor. Assim faremos uma pesquisa do que o aluno tem e o porquê das dificuldades dele; se é um problema com a didática do professor (postura ou forma de ensinar); seja no ambiente familiar (estruturação e limites); e essencialmente no que se fala das dificuldades que citamos acima dando uma pincelada de qual forma eles apreendem e pensam, o processo de aprendizagem, os princípios utilizados, a motivação dos pais com os filhos e o comportamento. Por fim faremos um pesquisa neste artigo de uma forma branda, ou seja, esclarecendo pontos relevantes para melhorar as dificuldades de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades. Estruturação. Processo. Limites.

ABSTRACT


The article aims to address learning difficulties in early childhood education, which differentiates from learning disabilities; because here we will deal with the difficulties of the child with regard to the blockage, that is, an obstacle to be crossed, a barrier and even a symptom that can be emotional or cognitive; finally we will report the possibilities, the multiple intelligences that can be stimulated in the school and family environment. The structuring of the family also counts in the process of learning a broken family can lead the child to have serious problems not only in learning but also with society and in these cases what the direction should do? We will do a strategic study of how to give it to the family; with a need for parenting, so that we have a better outcome and performance. So we will do a research of what the student has and the reason for his difficulties; if it is a problem with the didactics of the teacher (posture or way of teaching); whether in the family environment (structuring and limits); and essentially speaking about the difficulties mentioned above, giving a glimpse of what they apprehend and think about, the learning process, the principles used, the parents' motivation with their children and their behavior. Finally we will do a research in this article in a soft way, that is, clarifying relevant points to improve learning difficulties.

KEYWORDS : Difficulties. Structuring. Process. Limits.

1 INTRODUÇÃO

Dentre os vestígios que a criança demonstra sobre dificuldades de aprendizagem nós temos que saber qual tipo de dificuldades estamos referindo e o que pode ser, desde um simples obstáculo ou até mesmo um problema emocional; pois assim percorreremos sobre o assunto dando alternativas de uma alfabetização para estes alunos que não tem distúrbio e sim uma dificuldade de aprendizagem.

Citaremos também as inteligências múltiplas que podem ser trabalhadas com as crianças desde anos iniciais.

Sendo preciso fazer uma pesquisa da origem da suas dificuldades; se ela decorre de origem familiar, educacional, se o problema é com o professor (com a metodologia de ensino), ou da direção.

Enfim transcorreremos no assunto de forma branda dando ênfase a um processo de aprendizagem e na metodologia de ensino.

2 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SUA DIFERENCIAÇÃO

Quando nos referimos ao termo “dificuldades de aprendizagem”, estamos falando daquilo que não é enxergado em uma ressonância; as dificuldades de aprendizagem abrange causas que envolve uma criança que aprende as matérias pedagógicas com uma certa dificuldade e é aqui que as pessoas se confundem sobre a diferenciação entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem.

O primeiro passo é levar em consideração que aquela criança tem um jeito diferente de aprender e na dificuldade de aprendizagem o que existe é o obstáculo, barreira, sintoma; sendo de origem tanto cultural quanto cognitiva ou emocional. É necessário que se faça um diagnóstico para que assim possamos trabalhar com a criança de forma evolutiva sem acarretar pontos negativos, procurando sempre uma solução.

             distúrbio de aprendizagem está agregado a uma série de dificuldades especificas que se define pela presença de uma alteração neurológica”. Então o assunto se trata de neurônios, de conexão do nosso raciocínio, ou seja, o pensar nestes casos eles atuam de forma diferente, pois, não se associa a um prejuízo físico, social ou emocional; falamos do distúrbio de aprendizagem, que são aqueles que apresentam certa dificuldade em adquirir o conhecimento de ideias, conceitos ou matérias próprias (FONSECA,2017).                                                                                                    

           Lembrando os que tem dificuldades de aprendizagem não são incapazes, eles pensam diferentes e isso não é deficiência mental, é importante portanto o diagnóstico, pois tudo isso pode desencadear outros quadros, como depressão, marginalidade e várias outras coisas.

2.1 PROCESSO DE APRENDIZAGEM

No processo de aprendizagem nós seguimos alguns princípios básicos desde a forma que eles apreendem ou pensam; porém existe uma dúvida que vem desde a filosofia grega e busca-se métodos científicos para responder a questão de aprendizagem, ou seja, como ela começa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com