TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades de Aprendizagem Dentro do Desenvolvimento Infantil

Por:   •  8/12/2022  •  Artigo  •  6.861 Palavras (28 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 28

As Dificuldades de Aprendizagem Dentro do Desenvolvimento Infantil[pic 1]

Érica Tayse da Silva Cunha¹

Maria Eldlene dos Santos Paulino²

Danielle Carvalho Lima Lopes³

RESUMO

Este artigo faz uma abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem dentro do desenvolvimento Infantil, fase essa que compreende as crianças de zero a seis anos. As dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem são disfunções diferentes que prejudicam a aptidão do aprender, desse modo é possível, compreender que há um impasse em identificar a diferença entre os dois atrapalhando o atendimento e aplicação do método adequado ao desenvolvimento da criança. Atualmente as dificuldades de aprendizagem fazem parte dos assuntos pautados em discussões e análises devido a sua conceituação e definição, esse debate é objeto de estudo para professores, gestores, pedagogos, psicopedagogos e os pais, já que todos eles fazem parte do processo de desenvolvimento cognitivo infantil. Na pesquisa pela busca conceitual é possível chegarmos a diversas terminologias utilizadas para embasar o porquê de o rendimento dos alunos seja abaixo do que se espera em relação a sua aprendizagem. Vários termos são aplicados para definir a dificuldade, como: distúrbios de aprendizagem, transtornos na aprendizagem, problemas na aprendizagem entre outros. Os tipos de transtornos de aprendizagem são diversos, porém os mais frequentes são os específicos relacionados à leitura, à escrita e a habilidades matemáticas. A atuação promovida pela psicopedagogia tem como finalidade a viabilidade da aprendizagem, colaboração com a inclusão tanto social como escolar, a percepção e oferecimento de ações diante dos problemas e dificuldades de aprendizagem, o desenvolvimento de estudos científicos no campo da psicopedagogia assim como a interferência nos conflitos relativos ao processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Dificuldades; Aprendizagem; Distúrbios; Transtornos.

ABTRACT

This article approaches learning difficulties within Child development, a stage that comprises children from zero to six years old. Learning difficulties and learning disorders are different dysfunctions that impair the ability to learn, so it is possible to understand that there is an impasse in identifying the difference between the two,

¹Pós graduanda em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade São Marcos (FASAMAR) – Licenciada em Pedagogia – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Email: ericatayse@gmail.com

²Pós graduanda em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade São Marcos (FASAMAR) – Licenciada em letras , FACAM.  Email: mariaeldlene-20@hotmail.com

³Danielle Carvalho Lima Lopes – Professora Orientadora do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade São Marcos, FASAMAR. Email:

hindering the care and application of the appropriate method for the child's development. Currently, learning difficulties are part of the subjects guided by discussions and analysis due to its conceptualization and definition, this debate is an object of study for teachers, managers, pedagogues, psychopedagogues and parents, since they are all part of the cognitive development process. childish. In the research for the conceptual search, it is possible to arrive at several terminologies used to support why students' performance is below what is expected in relation to their learning. Several terms are applied to define the difficulty, such as: learning disorders, learning disorders, learning problems, among others. The types of learning disorders are diverse, but the most frequent are the specific ones related to reading, writing and math skills. The action promoted by psychopedagogy aims at the viability of learning, collaboration with both social and school inclusion, the perception and offering of actions in the face of learning problems and difficulties, the development of scientific studies in the field of psychopedagogy as well as the interference in the conflicts related to the teaching-learning process.

Keywords: Difficulties; Learning; Disturbances; Disorders.

1 INTRODUÇÃO

        Este artigo visa expor as principais dificuldades de aprendizagem dentro do desenvolvimento Infantil, fase essa que compreende as crianças de zero a seis anos. Nesta etapa é onde ocorrem os desenvolvimentos cerebrais em suas estruturas e circuitos, assim como a obtenção de competências que possibilitam o crescimento de habilidades futuras mais complexas. Essa temática é relevante porque há uma grande gama de fundamentação teórica que intenta sobre diagnostico, classificação e apontamento de intervenções para as crianças com dificuldades de aprendizagem. Pouco ainda se fala sobre a prevenção dessas adversidades e acredita-se que o melhor momento de fazer isso é na Educação Básica.

        Atualmente podemos perceber que a quantidade de crianças encaminhadas às clinica para atendimentos Psicopedagógicos com suspeita de possuírem deficiências de aprendizagem por terem um baixo aproveitamento, aumentam a cada dia. Porém, segundo Weiss (2012) a grande maioria de alunos encaminhados a clínicas em busca de diagnósticos apenas possuem dificuldades de aprendizagem devido a algo ocorrido em sua escolarização. É comum que na fase escolar dos anos iniciais as crianças exibam alguma dificuldade no desenvolvimento da aprendizagem e no alcance de uma ou mais capacidades.

As dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem são disfunções diferentes que prejudicam a aptidão de aprendizagem, desse modo é possível, compreender que há um impasse em identificar a diferença entre os dois o que acaba atrapalhando o atendimento e aplicação do método adequado ao desenvolvimento infantil. É comum que as crianças no início da fase escolar apresentem algumas dificuldades na aprendizagem, as quais podem estar relacionadas às mudanças de hábitos ou de rotina (CARVALHO; CRENITTE; CIASCA, 2007).

        As dificuldades normalmente aparecem na etapa onde a criança está em fase de adaptação, quando novas atividades são inseridas, mas se a resistência continua atrapalhando o desempenho e se essas dificuldades continuarem causando atrasos no rendimento da criança deve-se realizar uma investigação para encontrar as causas ou fatores que colocam em risco a aprendizagem da mesma. É necessário que uma criança com problemas de aprendizagem receba atenção especial do professor, para tentar identificar a causa ou problema que interfere na aprendizagem e se necessário ser encaminhada para um profissional capacitado para esse tipo de atendimento. Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que descreve um atraso de aprendizagem na aquisição de uma ou mais habilidades, mas sem motivo aparente. Em compensação os transtornos de aprendizagem referem-se a problemas relacionados a deficiências sensoriais e intelectuais que dificultam o processo de aprendizagem (GIROTTO; GIROTTO; OLIVEIRA, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com