TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/5/2017  •  Artigo  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  1.630 Visualizações

Página 1 de 12

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Girliane Dias Miranda Rodrigues

E-mail- gigi_na_cip@hotmail.com

Neusa Abadia Gomes Andrade

RESUMO


O objetivo deste trabalho é falar sobre as dificuldades de aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental e, contudo pesquisar, detectar os problemas de aprendizagem e assim investigar os efeitos das intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Nos resultados percebi que a maioria dos estudos aborda a dificuldade de aprendizagem como os fatores de riscos para problemas psicossociais na infância, associados a problemas sócios emocionais e comportamentais. Além do mais foi mostrado que os professores apresentaram diferentes tipos de concepçõesentre elas, à dificuldade de aprendizagem, dificuldade em assimilar os conteúdos, dificuldade na leitura na escrita. Na pesquisa também busquei identificar o porquêde alguns alunos aprenderem com mais facilidade, enquanto outros têm dificuldade e não compreendem, e também como agir de maneira positiva e eficiente sobre estas dificuldades para, contudo fazer acontecer à aprendizagem. Levamos em consideração a análise na aquisição da leitura e da escrita e as contribuições na Psicopedagogia das questões referentes aos problemas de aprendizagem. Pois a Psicopedagogia é um campo que detecta as dificuldades que são encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem que procura colaborar no sentido de reforçar e ajudar a equipe docente para sanar essas dificuldades. A escola ideal é aquela que quer o bem-estar dos alunos, compreendendo e respeitando suas necessidades e diversidades individuais, no sentido de querer alcançar seus ideais almejando assim uma educação de qualidade para todos.Neste trabalho não refiro apenas sobre as análises sobre os déficits, mas sim de uma reflexão textual nas dificuldades de aprendizagem que necessariamente não encontram definidas como sendo aquele que possuem necessidades educacionais especiais, necessitando se inserir na inclusão sócia escolar.

Palavra Chave: Escrita. Leitura. Dificuldades de Aprendizagem.

DIFFICULTIES IN READING AND WRITING LEARNING IN THE INITIAL YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATION

ABSTRACT

The objective of this work is to talk about learning difficulties in the early years Fundamental and yet to research detect learning problems and thus investigate the effects of pedagogical investigations within the various levels of literacy. In the result, I noticed that most studies address difficulty and learning as risk factors for emotional and behavioral partner problems. Over more, it was shown that teachers presented different types of conceptions among them, learning difficulties, difficulty in assimilating contents, difficulty reading and writing. In the research, I also sought to identify why some students learn with ease while others have difficulty and do not understand. And also, how to act in a positive and efficient way on these difficulties to never theless make learning happen. We take into account, the analysis in the acquisition of reading, writing and the contributions in the Psych pedagogy of the questions concerning the problems of learning. Since, the psych pedagogy is a field that detects the difficulties that are found by the students in the process of teaching learning that seeks Collaborate to strengthen and help the teaching staff to remedy these difficulties. The ideal school is one that wants the well-being of the students, understanding and respecting their individual needs and diversity in the sense of wanting to reach their ideals aiming at a quality education for all. In this work I refer not only to the analysis of deficits but also to a contextual reflection on learning difficulties that are not necessarily defined as those that need special education but that need to experience social and school inclusion. That aren`t necessarily defined as those that need special education to need insert in social and school inclusion.

Keywords: Writing. Reading. Difficulty learning.

1 – INTRODUÇÃO

Com esta pesquisa tenho o propósito de refletir sobre os aspectos relacionados aos primeiros anos do ensino fundamental entre às dificuldades de aprendizagem na leitura e também na escrita. Com o decorrer dos tempos, vamos adquirindo experiência profissional na educação, e com isso vemos percebendo uma grande preocupação em saber lidar com os desconhecidos, o conflito, o erro, e as dificuldades de como transformar informação em conhecimento.

Os estudos têm sido realizados com o intuito de entender como a aprendizagem ocorre. Temos que analisar o porquê de alguns aprenderem com mais facilidade e outros não conseguir compreender o bastante para avançarem de ano.

O objetivo é mostrar como o processo de ensino-aprendizagem se identifica nas principais dificuldades de aprendizagem apresentadas entre os alunos nas series inicias do ensino fundamental.

A quantidade de alunos que manifesta dificuldades em aprender tem aumentado cada dia mais e mais. Portanto, muitos desses alunos vão perdendo o interesse pela escola, desenvolvendo assim insegurança e o baixa autoestima, fazendo assim com que na maioria das vezes os estudos apontam a dificuldade de aprendizagem como principal fator de risco para problemas psicossociais, associados a problemas sócios emocionais e comportamentais.

Por isso, neste trabalho quero entender o que é a dificuldade de aprendizagem e também quais são os fatores responsáveis para com que a prática pedagógica contribui na estratégia de intervenção e mostrar também quaisdeve ser a postura do professor quando se depara com alunos com dificuldades de aprendizagem e como os professores trabalham com esses docentes.

Com essas informações temos a convicção de propor algumas alternativas para melhorar a nossa prática pedagógica e consequentementeas de outros professores que se conscientizem de seu enorme compromisso que é a tarefa de educar.

2- DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

As principais causas e fatores que provocam as dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita dos educandos que devem ser vistas como um conjunto de fatores dentro e até mesmo fora da escola.

A dificuldade de aprendizagem está inserida em um conjunto de consequências e causas de problemas psicossociais na infância, pois precisam receber a atenção necessária porque ora funcionam como causa e ora como consequência de problemas comuns na idade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com