TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFUSÃO DA CULTURA GREGA (RESUMO)

Por:   •  19/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 2

DIFUSÃO DA CULTURA GREGA (RESUMO)

          O PERÍODO DA GRÉCIA ANTIGA FOI MARCADO PELA MISTURA DE CULTURA, CRENÇAS, PELO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, DE INÍCIO FORMOU-SE NA REGIÃO AO SUL DA PENÍNSULA BALCÂNICA. A CIVILIZAÇÃO GREGA ORIGINOU-SE DA JUNÇÃO DE OUTROS POVOS (AQUEUS, JÔNICOS, DÓRICOS E EOLIOS) VINDO DA EUROPA ORIÊNTAL, DENOMINADOS DE “HELÊNISTAS”, HISTORIADORES DIZEM QUE O TEMPO QUE DUROU ESSE PROCESSO CLÁSSICO DA GRÉCIA, FOI EM MEADOS DE 776 a.c. ATÉ 323 a.c.

          COM ESSAS IVASÕES HOUVE A DIVISÃO DOS PERIODOS.

PRE-HOMÉRICO: ANTES DA FORMAÇÃO DO HOMEM GREGO (1900-1100 a.c.).

HOMÉRICO: FOI COM A CHEGADA DE HOMÉRO, CONHECIMENTOS AGRÍCOLAS, AS PESSOAS AJUDAVAM SEU PRÓXIMO (COMUNIDADE GENTÍLICA) DA PLANTAÇÃO À COLHEITA, QUANDO A TERRA SE TORNAVA INFERTIL, MUDAVAM PARA OUTRA REGIÃO FERTIL (1100-700 a.c.).

OBSCURO: CHEGADA DOS HELENISTAS, HOUVE AUSÊNCIA DA ESCRITA, E A FORMAÇÃO DE CLÃS (1150-800 a.c.).

ARCAICO: DESENVOLVIMENTO DA CULTURA, ECÔNOMIA, DA CIDADE-ESTADO (POLIS), FIM DA COMUNIDADE GENTÍLICA, SRUGIMENTO DO ALFABETO FONÉTICO, ARTE, LITERATURA (800-500 a.c.).

CLÁSSICO: PERÍODO DE ESPLENDOR, CRIAÇÃO DA DEMOCRACIA, CRESCIMENTO DE ATENAS E ESPARTA, MARCADO TAMBÉM POR CONFLITOS PELO PODER DE LIDERANÇA (500-338 a.c.).

HELENÍSTICO: PERÍODO DE CRISE DA POLIS GREGA (338-146 a.c.).

          NO ENTANTO FORAM OS GREGOS QUE CRIARAM A ARTE CLÁSSICA, DEU ORIGEM À FILOSOFIA, A LITERATURA, POESIA LÍRICA, IMPULSIONARAM O ESTUDO DA MEDICINA E HITORIA. A PARTIR DA MORTE DO REI ALEXANDRE MAGNO CONHECIDO COMO “O GRANDE”, PELAS SUAS CONQUISTAS DE RIQUEZAS E TERRITÓRIO, POR SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A DIFUSÃO DA CULTURA GREGA, AS CIDADES GREGAS ENFRENTARAM UM PERÍODO DE LUTAS E PERDAS.

          PORÉM TRAVÉS DE ALEXANDRE “O GRANDE”, A CULTURA GREGA SE PROPAGOU POR ONDE ELE PASSAVA, DANDO ORIGEM A CIVILIZAÇÃO HELENÍSTICA COM BASE NAS CARACTERÍSTICAS GREGAS, O RESULTADO DESSA MISTURA ESPALHOU-SE PELO ORIENTE E MEDITERRÂNEO, PASSANDO A SER CONHECIDA DE FORMA UNIVERSAL, ONDE PERMEIA ATÉ OS DIAS DE HOJE.

Resumo da página 12 a 15, da apostila de História do Pensamento filosófico.

Escrito por: NATHALIA PEREIRA DE OLIVEIRA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com