TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  15/1/2021  •  Dissertação  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]     

[pic 2]

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 3]

ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO ATIVIDADE DE EXTENSÃO LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROGRAMA DE REPERCURSO – 2018/2

TURMA 2014/2 – 4º SEMESTRE

1. Identificação

Acadêmico(a): DEIMACLEIM COELHO DE ALMEIDA 

Polo: Nova Xavantina

Data: 08 de outubro de 2018

   

2. Introdução

A atividade de produção textual sobre a linguagem corporal na educação infantil para maior reflexão acerca da aprendizagem da criança. Essa atividade será desenvolvida com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 09 anos.

A produção textual tem como objetivo fazer uma produção textual sobre a linguagem corporal na Educação Infantil, promovendo o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade dos alunos por meio do contato com a linguagem artístico-musical.

Este estudo tem como objetivo principal utilizar a musicalidade como meio de interação com alunos do 5ºano do Ensino Fundamental, despertando no educando a sensibilidade: auditiva, corporal, artística, por meio da interação com a música, movimento, ritmo que levam a construção da dança e de movimentos ritmos.

As atividades com música na educação são de fundamental importância por colaborar para o enriquecimento do processo de ensino aprendizagem dos alunos.

 Portanto a música é um recurso que auxilia o aprendizado no contexto interdisciplinar e desenvolve nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.

3. Desenvolvimento

Segundo Azambuja e Souza (2003) na execução do trabalho didático, o professor está sempre se deparando com a necessidade de definir as técnicas que irá utilizar para desenvolver os conteúdos de seu programa de ensino. É importante incentivar os alunos a participarem das manifestações musicais promovendo as apresentações de artistas locais e dos próprios alunos para que se tornem ouvintes apreciadores, músicos amadores e profissionais.

Nas atividades musicais é imprescindível a participação ativa dos alunos, pois ao interagirem com a música e com o meio desenvolvem potencialidades necessárias para o seu desenvolvimento social e individual.

Proporcionar diferentes formas de participação das crianças também favorece o engajamento na atividade musical, já que elas podem vivenciar a música cantando, tocando um instrumento, dançando, batendo palmas livremente ou simplesmente ouvindo. (BAINEKE, 2013, p. 21)

A música é fundamental para a formação das crianças. É a forma de expressão humana, repleta de alegrias, tristezas, sonhos, desilusões e utopias, que permitem as crianças mergulharem no mundo dos sonhos, da fantasia e da realidade. (QUEIROZ, 2011, p. 23).

Um ambiente onde existe a inserção da música bem direcionada com o objetivo de melhorar a aprendizagem de forma integral, a relação de ensino aprendizagem é prazerosa e significativa. O envolvimento da música nas diversas situações de aprendizagem possibilita uma maior participação dos alunos nas atividades de leituras, escrita, de interação com os próprios colegas e com todo o meio que o cerca.

Antes de iniciar a atividade o professor deverá fazer o acolhimento dos alunos direcionando-os em círculo para uma roda de conversa, onde será feito questionamentos a respeito da influência da música em nosso cotidiano.

A música é fundamental para a formação das crianças. È a forma de expressão humana, repleta de alegrias, tristezas, sonhos, desilusões e utopias, que permitem as crianças mergulharem no mundo dos sonhos, da fantasia e da realidade. (QUEIROZ, 2011, p. 23).

Um ambiente onde existe a inserção da música bem direcionada com o objetivo de melhorar a aprendizagem de forma integral, a relação de ensino aprendizagem é prazerosa e significativa. O envolvimento da música nas diversas situações de aprendizagem possibilita uma maior participação dos alunos nas atividades de leituras, escrita, de interação com os próprios colegas e com todo o meio que o cerca.

Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. (BRASIL, 1997, p.54).

O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança (BRASIL, 1997).

As atividades de movimento corporal possibilitam que a criança expressar suas emoções, dificuldade, medos e outros sentimentos.

Ante ao exposto, a atividade a ser desenvolvida nesse estudo é musical envolve a música, o movimento e o ritmo. Essa atividade poderá ser desenvolvida com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da atividade o professor deverá reunir com alunos no pátio da escola, quadra de esporte e/ou mesmo sala de aula.

Material necessário: folhas de jornal, laranja, cadeiras em círculo e aparelho de som e CDS com músicas de diferentes ritmos.

Atividade 1: Assim com os alunos organizados um do lado do outro em seguida o professor vai colocar uma folha de jornal na frente de cada aluno onde o mesmo deverá se posicionar em cima da folha de jornal, a partir do sinal do professor (colocar a música) todos os alunos dançarão sobre a folha de jornal, mas pode sair de cima da folha nem arrastá-la. Os movimentos com os pés deverão ser variados, ora os alunos pularão, ora dançarão, ora vão pular com um pé só e de acordo com a criatividade de cada um. Vence o aluno que não rasgar o jornal. O professor pode colocar música de diferentes ritmos colocando músicas mais lentas e outras mais agitadas.

Atividade 2: essa atividade que poderá ser desenvolvida é a dança das cadeiras o professor deverá colocar as cadeiras em círculo, colocar uma cadeira amenos que o número de alunos. Os alunos devem ficar em pé rodando e dançando em volta da roda de cadeira enquanto a música toca. Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira, quem não conseguir sal do jogo.

Atividade 3: Outra atividade que poderá ser desenvolvida é o professor dividir os alunos em duplas, distribuir uma laranja para cada dupla, colocar um aluno em frente ao outro. Em seguida os alunos devem colocar a laranja entre as testas dos sois integrantes de cada par e ao som da música buscar o ritmo e começar a dançar. Ganha o aluno que não deixar a laranja cair ao final da música. E não pode usar as mãos para manter o equilíbrio, se a laranja cair no chão a dupla sai da brincadeira.

Assim sendo, o brincar sugere uma relação cognitiva e representa o potencial para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno.

4. Conclusão

As atividades com música podem ajudar a melhorar o processo de ensino aprendizagem. Com a inserção de atividades lúdicas, no processo de ensino aprendizagem espera-se que o educando desenvolva a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros; participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicológicos e sociais.

5. Referências

AZAMBUJA, J. Q. SOUZA, M. L. R. O Estudo de Texto como Técnica de Ensino. In: Ilma P.A.Veiga (org) Técnicas de Ensino: Por Que Não? 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003, pag.49-66 (Coleção Magistério Formação e Trabalho Pedagógico).

BEINEKE, V. Revista Pátio- Educação Infantil. nº 37, Ministério da Educação, 2013;

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1997.

QUEIROZ, T. D. Manual Pedagógico: do educador da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Rideel, 2011.

DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Av. Santos Dumont, s/n. Bairro: Santos Dumont. CEP: 78.200-000, Cáceres, MT

Tel/PABX: (65) 3222- 1103 ou 3211-2843, http://dead.unemat.br/portal/

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (367.6 Kb)   docx (352.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com